2. Honrado antes de nascer

Depois de o anjo Gabriel informar à jovem Maria que ela dará à luz um menino, que se tornará rei eterno, Maria pergunta: “Como se há de dar isso, visto que não tenho relações com um homem?”

“Espírito santo virá sobre ti”, explica Gabriel, “e poder do Altíssimo te encobrirá. Por esta razão, também, o nascido será chamado santo, Filho de Deus”.

Para ajudar Maria a crer em sua mensagem, Gabriel prossegue: “E eis que a própria Elisabete, tua parenta, também concebeu um filho, na sua velhice, e este é o sexto mês para ela, a chamada estéril; porque para Deus nenhuma declaração será uma impossibilidade.”

Maria aceita a palavra de Gabriel. E como ela reage? “Eis a escrava de “Yehowah!”, exclama. “Ocorra comigo segundo a tua declaração.”

Logo depois de Gabriel partir, Maria se apronta e vai visitar Elisabete, que mora com o marido, Zacarias, na região montanhosa da Judéia. Partindo da casa de Maria, em Nazaré, essa é uma longa viagem de talvez três ou quatro dias.

Chegando por fim à casa de Zacarias, Maria entra e apresenta seus cumprimentos. Nisso, Elisabete fica cheia de espírito santo e diz a Maria: “Abençoada és tu entre as mulheres e abençoado é o fruto de tua madre! Como é então que tenho este privilégio, de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois, eis que assim que o som de teu cumprimento chegou aos meus ouvidos, a criança na minha madre pulou de regozijo.”

Ao ouvir isso, Maria responde com gratidão de coração: “Minha alma magnifica a Yehowah e meu espírito não pode deixar de estar cheio de alegria por Deus, meu Salvador; pois ele tem olhado para a situação humilde de sua escrava. Porque, eis que doravante todas as gerações me proclamarão feliz; visto que o Poderoso tem feito grandes ações para comigo.” Todavia, apesar do favor que lhe é mostrado, Maria dirige toda a honra para Deus. “Santo é o seu nome”, diz ela, “e sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem”.

Maria continua louvando a Deus num cântico profético inspirado, proclamando: “Ele tem agido valorosamente com o seu braço, tem espalhado os que são soberbos na intenção dos seus corações. Tem derrubado de tronos homens de poder e tem enaltecido humildes; tem plenamente saciado os famintos com coisas boas e tem mandado embora, de mãos vazias, os que tinham riqueza. Ele tem vindo em socorro de Israel, seu servo, para fazer lembrar a misericórdia, assim como disse aos nossos antepassados, a Abraão e a seu descendente, para sempre.”

Maria fica com Elisabete por uns três meses, e sem dúvida é de grande ajuda durante as últimas semanas da gravidez de Elisabete. É deveras excelente que essas duas mulheres fiéis, ambas grávidas com a ajuda de Deus, possam estar juntas nesse período abençoado da sua vida!

Notou a honra que foi atribuída a Jesus mesmo antes de ele nascer? Elisabete chamou-o de “meu Senhor”, e seu filho por nascer pulou de regozijo quando Maria apareceu. Por outro lado, outros mais tarde trataram Maria e seu filho por nascer com pouco respeito, como ainda veremos. Lucas 1:26-56.