João 3:12 — Comentário de John Gill

Eu vos tenho dito coisas terrenas,... Não que a doutrina que ele tinha dado a ele fosse coisas terrenas; porque ele não era da terra, mas dos céus, e acima de todas as coisas, e assim não falava as coisas da terra, mas dos céus, João 3:31; e essa doutrina de regeneração era uma doutrina celestial; e a própria coisa requeria um poder sobrenatural, e graça de cima: mas ou elas eram as doutrinas mais fácil do Evangelho, ou foram entregues em um estilo plano e fácil, e ilustrado pelas símiles tomadas das coisas terrenas, como do nascimento humano, e do vento:

E não acreditastes;... I.e aquelas coisas; vós não recebestes essas coisas, nem deram créditos a eles; ou “a mim”, como a versão Etíope acrescenta que relaciona eles na melhor evidência, tendo plenamente conhecido, e claramente visto eles:

Como acreditareis;... Dá credito a mim, ou receber meu testemunho:

Se eu vos contar coisas celestiais? Das doutrinas mais sublimes do Evangelho, como a descida do Messias do céu; a união das duas naturezas, humano e divino, nele; o ser dele o único Filho gerado de Deus; a crucificação dele e morte, significado pelo levantamento da serpente em um poste no ermo; e o amor maravilhoso de Deus para ao mundo Pagão dando Cristo para eles; e a salvação, e felicidade eterna de todo aquele que acredita nele, quer eles sejam Judeus ou Gentis; e estes sendo entregues em idioma satisfatório para eles, com figuras, ou símiles naturais que ajudam a compreensão e transmitem as ideias de coisas mais facilmente para eles.