Comentário de João 13:36-38

13:36 – Simão Pedro disse a ele,... Alguém poderia ter esperado que Pedcomentario biblico, evangelho de joão, novo testamentoro tomaria alguma notificação do que Cristo disse por último, sobre amor de uns para com outros; mas ele ignora isto, e não dá nenhuma notificação a isso; o que não surgiu da sua desatenção, ou de qualquer antipatia para com o assunto, ou de estar desafeto para com isto; pois parece da conduta inteira dele e escritos, que ele teve uma consideração extrema para com esse assunto; ele muito frequentemente falava disso, e fervorosamente colocava em prática essa exortação; mas tendo observado algumas palavras que foram transmitidas dos lábios de Cristo: "para onde eu vou, não podeis ir", João 13:33; sobre isso a sua mente estava intranquila, e muito quis saber o significado delas; e assim que Cristo tivesse terminado a sua sentença, aproveitou a oportunidade para pôr a pergunta:

Senhor, para onde vais? Imaginando que ele ia para algum lugar distante no país, na qual era difícil o acesso; o que mostra a ignorância e fraqueza de entendimento da parte deles, assim como com os Judeus, João 6:25.

Jesus lhe respondeu: para onde eu vou, não podeis seguir-me agora;... Quais palavras mostram que Cristo estava indo para algum lugar em pouco tempo; ele ia para o jardim para se entregar às mãos dos seus inimigos, onde Pedro pôde seguir, e o seguiu, e então não é significado aqui; ele ia morrer pelo seu povo, para receber em si mesmo a dor da morte e a maldição da lei, e para operar a salvação para eles; ele estava indo para o seu Pai nos céus, para receber os dons para os homens, e enviar o Consolador; abrir o caminho para o céu, tomar posse dele lá, e preparar um lugar para os seus santos; para defender a causa deles, e trabalhar em prol de seus queridos filhinhos; e para que ele mesmo recebesse um reino, e depois ele poderia retornar: agora para este lugar, Pedro não podia segui-lo; pois o tempo de seu sofrimento e morte ainda não havia chegado; Cristo tinha outro trabalho para fazer primeiro; ele tem que abrir a porta da fé para os Gentios, e pregar o Evangelho a eles:

Mas seguir-me-ás mais tarde;... Quando teu tempo ainda não chegou, e tu tens feito o trabalho designado para ti, tu me seguirás quando morreres por mim; e tu me seguirás em meu reino e tu te gloriarás, e estarás para sempre comigo: todos os santos seguirão Cristo no céu, ele que é o precursor deles para esta entrada; e tão seguro quanto ele estará lá, tão seguramente devem eles também estar; as conselhos e propósitos de Deus são inalteráveis, a convenção da graça é firme e seguramente certa, o sangue de Cristo nunca pode ser derramado em vão, as suas declarações e preparações não podem ser infrutíferas, nem o trabalho do Espírito poderia ser perdido; portanto, nenhum desses que são dados a Cristo, e vem a ele, e o segue aqui, deixarão de segui-lo no futuro.

13:37 - Pedro disse a ele,… Não entendendo a resposta de Cristo, e estando insatisfeito com ela, pergunta:

Senhor, por que não podemos te seguir agora? É o lugar inacessível? São as dificuldades no caminho insuperáveis? A dificuldade da estrada, ou os perigos dela não irão me desencorajar; eu estou pronto para passar pelos maiores perigos e dificuldades para te seguir: sim...

Eu darei a minha vida por tua causa;… Qualquer que seja os inimigos que eu me encontre, ao estar te seguindo, não irá me desanimar, eu estou pronto para arriscar a minha vida, e alegremente eu farei para te defender.

13:38 - Jesus respondeu a ele: entregarás a tua ama por mim,… Cristo fala essas palavras como questionando, não a sinceridade de Pedro, mas a sua força, e também pena; como se ele dissesse: pobre homem auto-suficiente, você não sabe do que está falando:

Em verdade, em verdade eu te digo, o galo não cantará, até que tenhas me negado três vezes;... Não que Pedro deveria o negar três vezes, antes do galo cantar uma vez; pois é certo que Pedro negou Cristo uma vez antes de o galo cantar, Mar. 14:68; mas o significado é, que antes de o galo cantar, ou dentro do tempo em que o galo cantaria, ele deveria o negar três vezes: de onde segue, que não há nenhuma necessidade de concluir consequentemente que esta noite era a noite da Páscoa, e a noite na qual Judas traiu Cristo, e Pedro o negou, mas era duas noites antes dessa festividade; e então não é dito aqui, como pelos outros evangelistas, "este dia", ou "esta noite", ou "este dia, até mesmo esta noite, tu me" negarás; mas apenas que em geral antes do galo cantar, ou dentro do tempo que galo canta: de forma que Pedro expressou novamente a confiança dele, de entregar a sua vida em benefício de Cristo, fazendo-o duas vezes; uma vez à ceia na casa de Simão de Betânia, dois dias antes da "Páscoa", e novamente à ceia da Páscoa em Jerusalém; e como frequentemente Cristo reprovou a sua confiança por esta expressão, enquanto apenas variando de acordo com as diferentes necessidades e nisso deu uma prova plena da sua onisciência.