Comentário de João 15:11-12

15:11 - Essas coisas eu vos tenho falado,… Com respeito a seu vinhcomentario biblico, evangelho de joão, novo testamentoedo e ramos, a habitação dele neles, e deles nele, a fecundidade deles nele, e perseverança nele, seu amor a eles, e o amor deles a ele:

Para que minha alegria possa permanecer em vós;… Se referindo que a alegria com que ele se alegrou neles, como estando eles unidos com ele, e que é da mesma natureza como a alegria do noivo com a noiva, que sempre permanecerá e continuará a mesma; ou antes, a alegria da qual ele é o autor, objeto, e razão, pois há sempre motivos para se alegrar nele, mesmo nas mais aflitivas das circunstâncias na vida:
[1]

E para que a vossa alegria seja plena;… Aquela graça de alegria que é implantada na alma, pelo Espírito de Deus, na regeneração, e que se levanta e é aumentada pela descoberta da pessoa, sangue, justiça e sacrifício de Cristo; e é “cheia de glória”, 1 Pedro 1:8; com uma visão clara dele em sua vida, e será inteiramente plena, completamente perfeita no outro mundo, quando ele será visto assim como ele é.
[2]

15:12 - Esta é minha ordem, que vos ameis uns aos outros,... Cristo tinha estado antes falando de seus mandamentos; e ele menciona este como sendo o principal, e para a qual todo o resto pode ser reduzido; pois assim como os preceitos da segunda tábua da lei moral podem ser compreendidos brevemente neste único dever, amem vosso próximo, assim todos os deveres do Cristianismo, relativo a um ao outro, é redutível a isto, por amarem e servirem um ao outro em amor. Esta era a ordem que jazia no coração de Cristo, e o qual ele sabia que, se fosse assistido, o restante não poderia falhar de ser observado. O argumento pela qual, e a maneira na qual, ele diz...

Assim como eu vos tenho amado;… Do que nada pode ser mais forte; veja João 13:34.



____________
Notas
[1] Cf. Atos 16:25. N do T.
[2] Cf. 1 Coríntios 13:12. N do T.