Comentário de João 7:28

Portanto, clamou Jesus no templo, ao ensinar,… tendo ouvido os scomentario do evangelho de João, comentario biblicoeus raciocínios, no entanto, sabendo o que eles diziam; assim a versão Persa acrescenta, “tendo sabido disso secretamente”; exaltou a sua voz ao estar ensinando no templo, e no meio de seu discurso, publicamente diante de todas as pessoas, no templo, se expressou em voz alta, para que todos pudessem ouvir:

Dizendo: vós tanto me conheceis e sabeis de onde eu sou;… Alguns, como a versão Etíope, leem essas palavras como uma interrogação, “não me conheceis, e sabeis de onde eu sou?” não; vocês não sabem. Ou pode ser considerado uma concessão irônica; “sim, vós me conheceis, e sabeis de onde eu sou; sabeis que sou Jesus de Nazaré, mas estais errados, eu não sou de Nazaré; supondes que eu sou da Galiléia, mas isso em vossa ignorância; vocês acham que eu sou filho de José, gerado pela união dele e Maria, mas esse é o vosso erro: tal é vosso conhecimento de mim: vós me conheceis, de fato, e sabem de onde eu vim.”

Eu não vim de mim mesmo;… Para este mundo, pela encarnação, ou por assumir a natureza humana, e operar a salvação dos homens; o Pai os chamou a isso, e ele concordou em fazê-lo e na plenitude do tempo designado ele foi enviado; isso não era uma elaboração sua, ou uma honra que ele tomou para si; ele não estava só nisso; era um acordo mútuo entre ele e seu Pai, em consequência da qual ele foi enviado e veio.

Mas, aquele que me enviou é verdadeiro;… Ao pacto que fez com Cristo, e as promessas que ele fez aos pais do Antigo Testamento, concernente a missão de seu Filho; e ele é verdadeiro e pode ser acreditado, dos testemunhos que ele deu, particularmente pela voz vinda dos céus, declarando que ele era o seu Filho amado.

A quem não conheceis;… De forma que, apesar do orgulho de terem conhecimento Dele, eles não conheciam seu pai, de onde ele veio, e por quem ele foi enviado; e, apesar de se orgulhares de seu conhecimento do único e verdadeiro Deus, veja Romanos 2:17; ainda assim, eles não o conheceram em um sentido espiritual; eles não o conheciam em Cristo, nem como o Pai de Cristo; e essa ignorância deles era a razão de odiarem a Cristo, e de seus seguidores, João 15:21.