Comentário de João 8:18-19

8:18 - Eu sou um que dá testemunho de mim mesmo,… Como ele faz de sua filiação, em 1 João 5:7.comentario do evangelho de João, comentario biblico

E o Pai que me enviou, dá testemunho de mim;… Como ele fez, pelo descer do Espírito sobre ele no seu batismo, pela voz vinda dos céus, tanto nessa ocasião, quanto na transfiguração, e pelos milagres que ele operou; e, particularmente ele deu testemunho dele, muito antes, na profecia, que ele era a luz do mundo, que agora ele diz ser, Isa. 42:6; de forma que aqui há dois testificadores, seu Pai e ele mesmo; que mostra que eles dois são duas pessoas divinas distintas, e igual uma a outra: e agora, se o testemunho de dois homens é verdadeiro, firme e autêntico, e que as pessoas podem confiar e receber, então, quanto mais o testemunho de duas pessoas divinas; veja 1 João 5:9.

8:19 - Então, disse eles a ele: onde está teu Pai?... A versão Persa acrescenta, “mostre-[o] a nós”: mostre-nos a testemunha de quem te gabas de ter, deixe-nos vê-lo; isso eles disseram na maneira mais zombeteira, insultante e escarnecedora: onde está teu Pai? O quê! Ele está na Galiléia; trazei-o aqui; é José o carpinteiro que queres dizer; uma testemunha piedosa, de fato!

Jesus respondeu: não conheceis, nem a mim, nem a meu Pai; se tivesses me conhecido, terias conhecido também meu Pai também;...
Eles não sabiam da origem divina de Cristo, que ele era o Filho de Deus, e que Deus era seu Pai; eles gabavam-se grandemente de seu conhecimento de Deus, mas eles não o conheciam; a ignorância deles sobre Cristo mostrou isso: o conhecimento dos dois anda junto, e que é vida eterna; nem alguém verdadeiramente conhecer um sem conhecer o outro: e onde um é conhecido, o outro será também; Cristo é o reflexo da glória do Pai, e a imagem expressa da sua pessoa: de forma que, aquele que o enviou deve conhecer o outro; e, de fato, ninguém pode conhecer o Pai, exceto aquele a quem o Filho o revela: essa era uma notificação severa para esses homens de conhecimento.