Comentário de John Gill: 2 Pedro 1:13-15

introdução ao capítulo 1 da segunda carta de pedro 2Pe 1:13 - Sim, eu acho direito,... Ou “justo”. Essa é outra razão do apóstolo por sua conduta, tomando de seu dever, lugar e ofício; julgando isso ser o que o tornou um apóstolo e ancião, e ministro da circunsição, e era o que era próprio de Deus e Cristo, a quem ele servia, e as almas dos homens debaixo de seus cuidados:

Enquanto eu estou nesse tabernáculo: Ou “corpo”, como a versão Siríaca e Etíope verte, assim algumas cópias; porque o corpo é como um tabernáculo para a alma morrar, habitar por um tempo; Veja notas de Gill em 2 Cor 5:1.

Vos animar;... Ao vívido exercício da graça, e a constante realização de suas atividades: por vos dar um lembrete das coisas ditas, porque os santos estão inclinados a esquecerem seus deveres, e dá pra traz.

2Pe 1:14 - Sabendo que em breve eu deixarei esse meu tabernáculo,... Que é outra razão por que o apóstolo estava apertando assim neste caso, e tão fortemente fez essa exortação, e era tão diligente em lembrar os santos disso, e os levando a observar isto, porque ele sabia que ele tinha pouco tempo de vida, e o qual então ele estava disposto em melhorar para o bem deles. Ele fala sobre a sua morte de uma maneira fácil e familiar, isto que não é terrível e infeliz para ele; mas era como o tirar de um artigo do vestuário, ou o desmontar de um tabernáculo, ou de um remover de uma barraca para um palácio. Os santos são peregrinos aqui, eles moram em barracas ou tabernáculos, a morte deles remove o seu tabernáculo, e voltam ao próprio país deles, e a casa de Pai. A morte não é uma destruição do homem, uma aniquilação dele, nem da alma nem corpo: a alma não é mortal, não morre com o corpo; só se transfere deste mundo para o outro, de uma cabana para um reino; e o corpo, embora morra, não é reduzido a nada, é apenas como um tabernáculo tirado, ou desmontado a fim de se mudar para um melhor.

Até mesmo nosso Senhor Jesus tem me mostrado;... Por alguma revelação especial feita a ele; ou por algum forte impulso sobre sua mente; assim como o apóstolo Paulo sabia que o tempo de sua partida estava próximo, 2Ti 4:7 ou isso pode dizer respeito as palavras de Cristo a Pedro, cerca de trinta anos antes disso, em João 21:18, que tanto significa que tipo de morte ele teria, e quando ela seria; a saber, quando ele era velho, como agora era ele.

2Pe 1:15 Acima de tudo, eu me esforço,... Ele quer dizer que ele não devia apenas usar de toda diligência para reavivá-los, e lembrá-los dos deveres necessários de sua chamada enquanto estava vivo, mas devia fazer isso seu estudo, concertar algumas coisas, e tomar algumas medidas,

Que possais ser capaz depois de minha ida: Ou Êxodo, significando sua saída desse mundo pela sua morte, uma alusão de saída dos Israelitas do Egito, e a marcha para a terra de Canaã; esse mundo sendo, como o Egito, um lugar de iniquidades, miséria, e escravidão; os céus é como Canaã, um lugar e estado de descanço e felicidade.

Ter essas coisas na lembrança;... Pela qual eles podem estar sempre lhes lembrando, ou para refrescar a memória deles, que eles podiam ler, e ser de uso para eles quando ele estivesse morto; e, de fato, por isso, e sua primeira epístola, embora estando morto, ele ainda fala.