Comentário de Albert Barnes: João 3:9

COMENTÁRIO, EVANGELHO DE JOÃO, ESTUDO BIBLICO, TEOLOGICO
Como pode ser isso? Nicodemos era ainda indisposto a admitir a doutrina, a menos que ele entendesse, e nós temos aqui um exemplo de um homem em posição de tropeçar em uma das mais simples das doutrinas da religião, e não querendo admitir a verdade, porque ele não conseguia entender “como” poderia ser, quando ele diariamente admitia a verdade dos fatos em outras coisas que ele não podia compreender tão pouco. E podemos aprender disso:

1. Que as pessoas costumam admitir fatos sobre outros assuntos, e a ficarem bastante perplexos por fatos semelhantes em religião.

2. Que a maioria da dificuldade das pessoas é porque não conseguem entender como ou por que uma coisa é.

3. Que as pessoas de posições e instruídos são assim prováveis a ficarem perplexos com aqueles em obscuras e humildes esferas da vida.

4. Que esta é uma razão pela qual esses homens, em particular, muitas vezes rejeitam as verdades do Evangelho.

5. Que este é um tratamento muito imprudente da verdade, e uma maneira que não se aplica a outras coisas.

Se o vento me esfria e refresca no verão, se prostra o carvalho ou balança o mar em espuma - se destrói a minha casa ou meus grãos, pouco importa como ele faz isso, e assim também o Espírito. Se ele renova o meu coração, humilha meu orgulho, subjuga o meu pecado, e conforta minha alma, é uma questão de pouca importância como ele faz tudo isso. Suficiente para mim é saber que ele é feito, e para saborear as bênçãos decorrentes da renovação e da graça santificadora de Deus.

Fonte: Albert Barnes' Notes on the Bible, de Albert Barnes (1798-1870)