“Criei filhos, e engrandeci-os...” — Isaías 1:2b

ISAIAS, LIVRO, CRIEI, ENGRANDECI, EXALTEI, FILHOS
Criei filhos, e engrandeci-os... Se referindo aos judeus,

“o meu povo, a casa de Israel, a quem chamei de filhos,”

Como o Targum parafraseia-o, ver Exo 4:22 a estes, como uma nação, pertencida a adoção; foram contados como filhos de Deus, o Senhor tomou conhecimento e cuidado deles em seu estado infantil, os tirou do Egito, levou-os através do deserto, e alimentou-os; trouxe para a terra de Canaã, expulsou as nações diante deles, e os estabeleceu ali, deu-lhes as suas leis e decretos, os distinguiu todas as outras nações por Seus favores, e colocou-os a um estado elevado, com muita grandeza e prosperidade, especialmente nos dias de Davi e Salomão. As palavras podem ser vertidas, “eu tenho magnificado”, ou “tenho feito grande, e tenho exaltado os filhos”,[1] não só os criou, mas trouxe grande honra e dignidade até o estado de homem, até o tempo determinado pelo Pai, quando não mais deveria estar sob tutores e curadores, mas sob o Rei Messias, mas eles foram rebeldes, como segue:

_______________
NOTAS
[1] גדלתי “magnificavi”, Montanus, Vatablus; ורוממתי “exaltavi”, Munster; “extuli”, Jun. & Tremel. υψωσα, Sept.


FONTE: John Gill’s Exposition of the Entire Bible, Dr. John Gill (1690-1771)