A Divindade de Cristo de J. M. Creed

A Divindade de Cristo de J. M. Creed

Este livro inclui a substância das seis palestras que apresentei em Cambridge como conferencista hulseano no período de quaresma em 1936. Exceto por algumas poucas modificações e expansões, tenho reproduzido as primeiras cinco palestras na forma em que as dei. A sexta palestra reformulei inteiramente, usando o material da sexta e sétima seções deste livro.

Eu frequentemente discuti o tema dessas palestras com o meu amigo e colega, o Rev. J. S. Boys Smith, tanto no momento em que estava preparando-as para dá-las, e mais tarde, quando estava revisando-as para publicação. Sou muito grato a essas conversas, embora fique claro que sou o único responsável pelas opiniões que expresso. Sr. Boys Smith reforçou ainda mais as minhas obrigações para com ele, sugerindo uma série de alterações na fase de evidência. Gostaria também de agradecer a ajuda na leitura das evidências que recebi do meu sogro Canon A. L. Lilley, e da minha esposa. Tenho seguido o uso da Bíblia inglesa na impressão de pronomes e relativos que se referem a Deus e a Jesus Cristo, a não ser que ao citar outros escritores estes já tenham reproduzido seu próprio uso.

Meu assunto é, naturalmente, um muito grande e o seu tratamento tem sido por necessidade seletiva. Estou bem ciente de que existem lacunas e que alguns teólogos não negligenciáveis que têm lidado com a doutrina da Pessoa de Cristo, no decorrer do último século e meio, não são sequer mencionados. Mas acredito que tenha discutido os representantes de todas as principais tendências da doutrina cristológica dentro do período.


J. M. CREED

THE COLLEGEELY

Março 1938