Explicação de Salmos 23

Salmo 23: O Grande Pastor

O Salmo 23, também conhecido como “O Senhor é meu Pastor”, é um dos salmos mais conhecidos e amados da Bíblia. Descreve o Senhor como um pastor cuidadoso e protetor que guia e sustenta seu rebanho. O salmista expressa confiança na presença e proteção do Senhor, mesmo em meio ao perigo e adversidade. O salmo termina com uma nota de esperança e confiança na bondade e na misericórdia do Senhor, com a certeza de que habitará para sempre na casa do Senhor. Muitas vezes é recitado ou lido em momentos de conforto ou tristeza e tornou-se uma fonte de conforto e inspiração para muitas pessoas.

Explicação de Salmos 23

O Salmo 23 é provavelmente o poema mais amado de toda a literatura. Seja cantada com os imponentes compassos de Crimond ou recitada em um programa da Escola Dominical, ela tem um encanto perene e uma mensagem imortal. “Bendito é o dia”, escreveu um velho teólogo, “em que nasceu o Salmo 23!”

O esboço de J. R. Littleproud é difícil de melhorar:

• O segredo de uma vida feliz - todas as necessidades supridas.
• “O SENHOR é meu pastor; nada me faltará.
• O segredo de uma morte feliz - todo medo removido.
• “Sim, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum; pois Tu estás comigo.”
• O segredo de uma eternidade feliz - cada desejo realizado.
• “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do SENHOR para sempre.”

23:1 Apesar de sua popularidade mundial, o Salmo não é para todos. É aplicável apenas àqueles que têm o direito de dizer: “O SENHOR é o meu pastor”. É verdade que o Bom Pastor morreu por todos, mas somente aqueles que realmente O recebem por um ato de fé definido são Suas ovelhas. Sua obra salvadora é suficiente para todos, mas é eficaz apenas para aqueles que realmente acreditam Nele. Tudo, portanto, depende do pronome pessoal meu. A menos que Ele seja meu pastor, então o restante do Salmo não me pertence. Por outro lado, se Ele é realmente meu e eu sou realmente Dele, então tenho tudo Nele!

23:2 Não me faltará alimento para a minha alma nem para o meu corpo, porque Ele me faz repousar em verdes pastos.

Também não me faltará refrigério, porque Ele me conduz junto às águas tranquilas.

23:3 Não me faltará vitalidade porque Ele restaura minha alma.

Não me faltará direção moral porque Ele me guia nas veredas da justiça por amor do Seu nome.
Sorrimos para o jovem que entrou em pânico ao recitar este Salmo e surgiu com a nova versão: “O Senhor é meu pastor: não devo me preocupar”. Mas ele estava mais certo do que errado. Ele perdeu as palavras exatas, mas captou o sentido exato. Se o Senhor é o nosso Pastor, não precisamos nos preocupar!

23:4 E não precisamos ter medo da morte. No vale da sombra da morte não há porque temer, porque o Pastor está ali conosco. O aguilhão da morte é o pecado - pecado não confessado e não perdoado. Mas Cristo roubou a morte de seu aguilhão para o crente. Ele levou nossos pecados de uma vez por todas. Agora, a pior coisa que a morte pode nos fazer é realmente a melhor coisa que pode nos acontecer! Assim podemos cantar:

Ó morte, ó sepultura, não temo o teu poder;
A dívida está paga.
Em Jesus naquela hora escura e terrível
Nossos pecados foram colocados.
— Margaret L. Carson

É verdade que os cristãos podem ter um certo pressentimento sobre o sofrimento que tantas vezes acompanha a morte. Como um velho santo foi ouvido dizer: “Não me importo que o Senhor derrube minha tenda, mas espero que Ele a derrube com cuidado!”

Também é verdade que geralmente não recebemos a graça da morte até que precisamos dela. Mas ainda permanece o fato de que a morte perdeu seu terror para nós porque sabemos que morrer significa estar com Cristo - e isso é muito melhor. “Morrer é ganho.”

A vara e o cajado do pastor são fontes de conforto, proteção e orientação. Sempre que necessário, Ele pode usar a vara para correção também. A maioria das ovelhas precisa deste ministério de vez em quando

23:5 Enquanto isso, o pastor prepara uma mesa diante de nós na presença de nossos inimigos. Sobre a mesa estão espalhadas todas as bênçãos espirituais que Ele comprou para nós com Seu precioso sangue. A mesa retrata tudo o que é nosso em Cristo. Embora cercados por inimigos, desfrutamos dessas bênçãos em paz e segurança.

J. H. Jowett ilustra:
A hospitalidade oriental garante a segurança do hóspede. “Todas as sagradas sanções da hospitalidade se reúnem em torno dele para sua defesa. Ele é levado para dentro da tenda, a comida é colocada diante dele, enquanto seus perseguidores iludidos ficam parados na porta, carrancudos.
Ele também unge nossas cabeças com óleo. Os pastores ungem as cabeças de suas ovelhas para aliviar os arranhões e feridas. Para os sacerdotes, o óleo da unção fala de consagração ao seu trabalho. Para os reis, o óleo da unção está associado à coroação. Todo crente é ungido com o Espírito Santo no momento em que recebe o Salvador. Esta unção lhe garante o ministério de ensino de Deus o Espírito.

Quando pensamos em todas as riquezas da graça que temos em Cristo Jesus, explodimos com o reconhecimento agradecido: “Meu cálice transborda!”
Seu amor não tem limite,
Sua graça não tem medida,
Seu poder não tem limite conhecido pelos homens:
Pois de suas infinitas riquezas em Jesus
Ele dá, e dá, e dá de novo.
Annie Johnson Flint
23:6 Finalmente, há o segredo de uma eternidade feliz. Acompanhados por toda a vida pela bondade e misericórdia de Deus, chegamos finalmente à casa do Pai, nossa morada eterna. Ao pensarmos nisso tudo, temos que concordar com Guy King quando ele disse: “Que mendigos sortudos nós somos!”

Sob uma metáfora emprestada de cenas da vida pastoral, com as quais Davi estava familiarizado, ele descreve o cuidado providencial de Deus em fornecer refrigério, orientação, proteção e abundância, proporcionando assim motivos de confiança em Seu favor perpétuo. A relação de Cristo com Seu povo é muitas vezes representada pela figura de um pastor (Jo. 10:14; Hb. 13:20; 1Pe. 2:25; 5:4), e, portanto, a opinião de que Ele é o Senhor aqui assim descrito, e em Gn. 48:15; Sl. 80:1; Is. 40:11, não é sem uma boa razão.

Notas Adicionais:

23.1-6 Descreve o Grande Pastor que vive pelas suas ovelhas. O salmo tem sido tratado como três comparações: “o Pastor e as Ovelhas”, vv. 1 e 2; “o Guia e o viajante”, vv. 3 e 4; “Hospedeiro e o Hóspede”, vv. 5 e 6. Isto ressaltará as três grandes verdades da provisão, da direção e da comunhão divinas.

23.1 O Senhor é meu pastor. Assim como Davi vigiava suas ovelhas, o Grande Pastor, Deus, a estava vigiando. O pastor rege, guia, alimenta e protege suas ovelhas, e elas obedecem ao pastor, seguindo-o, amando-o e nele confiando (cf. Jo 10.3-16).

23.2 Pastos verdejantes... águas de descanso. Cristo é o Pão da Vida (Jo 6.48) e a Água Viva (Jo 4.10, 14) para os que seguem como Pastor. me faz deitar... Não apenas para alimentar, mas para descansar e desfrutar de tranquilidade, paz e segurança; em pastagens verdes – Onde há prazer e abundância. “A mais bela imagem proporcionada pelo mundo natural é aqui representada à imaginação; a de um rebanho que se alimenta em prados verdejantes e descansa em silêncio junto aos rios de água que correm suavemente por eles. Ele é selecionado para transmitir uma ideia da provisão feita para as almas e corpos dos homens por Sua bondade que abre sua mão e enche todas as coisas vivas com abundância.” — Horne. me conduz – para que eu não vagueie e pereça, hebraico, jenahaleeni. Ele me conduz, commode et leniter, diz Buxtorf, adequada e gentilmente; acomodando-se às minhas enfermidades, como os pastores fazem às suas ovelhas; para as águas tranquilas, do hebraico, מי מנוכת, mee menuchoth, águas de descanso ou refrescos: águas calmas e suaves, correndo em canais pequenos e rasos, que se opõem a grandes rios, que assustam as ovelhas com seus grande barulho, e os exponha a serem levados por suas correntes rápidas e violentas, enquanto eles estão bebendo deles. Tal é a diferença entre as águas mansas do santuário, as águas de Siloé que correm mansamente, e as torrentes rápidas, barrentas e barulhentas e as inundações transbordantes de prazeres mundanos e carnais. Deus provê para seu povo não apenas comida e descanso, mas também refrigério e prazer. As águas pelas quais ele os conduz proporcionam-lhes uma perspectiva agradável e muitas correntes refrescantes e refrescantes, quando estão com sede e cansados. As consolações de Deus, as alegrias do Espírito Santo, são aquelas águas tranquilas pelas quais os santos são conduzidos, riachos que fluem da fonte de águas vivas e alegram a cidade de nosso Deus.

23.3 Refrigera-me. O Pastor como Salvador sara às ovelhas.

23.4 Bordão e... cajado. Para guiar e defender o rebanho (cf. At 20.28-31). O cajado do pastor é poeticamente descrito por dois nomes, como a vara ou clava com a qual ele defende suas ovelhas do ataque (Mq 7:14; 2Sm 23:21; Sl 2:9); e o cajado em que ele se apoia. O pastor caminha diante de seu rebanho, pronto para protegê-lo do ataque; eles seguem alegremente e sem medo aonde quer que ele os leve.

23.5 Unges. O Pastor põe óleo nas feridas que as ovelhas recebem dos espinhos e dos pedregulhos; o Hospedeiro oriental põe óleo perfumada na cabeça dos hóspedes. Assim o Senhor Jesus alivia e consola.

23.6 Habitarei. A comunhão com Deus, na terra e depois ainda mais nos Céus, é o quinhão dos que pertencem à família de Deus (Ef 2.19). O salmo inteiro é sobremodo íntimo: 17 vezes o autor refere-se a si mesmo, e 13 vezes refere-se a Deus; é o salmo da comunhão com Deus. • N. Hom. Nada falta àquele que recebe bênçãos de Cristo, nem descanso, v. 2; nem refrigério; v. 3a; nem diretrizes, v. 3b; nem companhia, v. 4; nem consolação, v. 4; nem sustento, v. 5a; nem gozo, v. 5b; nada, enfim.