Explicação de Salmos 91

Salmo 91: Meu Salmo

O Salmo 91 é uma canção de confiança na proteção e provisão de Deus. O salmista declara que aqueles que confiam em Deus e fazem dele sua morada serão protegidos de danos e perigos. O salmista descreve vários perigos, incluindo doenças mortais e ataques de inimigos, mas afirma que Deus protegerá e livrará aqueles que confiam nele. O salmista também descreve a provisão e cuidado de Deus, incluindo seus anjos que guardam e protegem os fiéis. O salmo termina com uma declaração renovada de confiança na fidelidade e proteção de Deus. Em termos gerais, o Salmo 91 é uma poderosa expressão de confiança na proteção e cuidado de Deus, e um lembrete da segurança e conforto que vem de fazer de Deus a nossa morada.

Explicação de Salmos 91

Em 1922, nas Hébridas Ocidentais, um menino de cinco anos estava morrendo de difteria. Uma membrana mucosa estava se formando em sua garganta e a respiração estava se tornando cada vez mais difícil. Sua mãe cristã virou as costas para não vê-lo dar seu último suspiro. Nesse exato momento houve uma batida na porta. Era seu cunhado de uma aldeia vizinha. Ele disse: “Só vim para lhe dizer que não precisa se preocupar com a criança. Ele vai se recuperar e um dia Deus vai salvar sua alma”. Ela estava distraída e incrédula: “O que te faz dizer isso?” Então ele explicou que estava sentado em sua lareira lendo o Salmo 91 quando Deus falou distintamente com ele através dos últimos três versículos:
Porque em mim ele colocou seu amor,
Eu o salvarei e o libertarei;
Porque meu grande nome ele conheceu,
Eu o colocarei no alto.
Ele me chamará, eu lhe responderei;
Eu estarei com ele ainda,
Em apuros para libertá-lo,
E honrá-lo eu irei.
Com duração de dias em sua mente
eu o satisfarei;
Eu também minha salvação
Fará com que seus olhos vejam.
— de The Scottish Psalms In Metre.
Eu era aquele menino. Deus me livrou da morte naquela noite; Ele salvou minha alma treze anos depois e me satisfez com uma vida longa. Então você entenderá porque me refiro ao Salmo 91 como meu Salmo. Costumo acrescentar, com ironia, que estou disposto a compartilhá-lo com os outros - mas é definitivamente o meu Salmo!

A maioria dos teólogos não concorda absolutamente comigo. Eles dizem que este é um salmo messiânico. E é claro que eles estão certos. Sua interpretação primária diz respeito ao nosso maravilhoso Senhor Jesus Cristo. E vamos estudá-lo a partir dessa perspectiva, mas sempre lembrando que, de uma forma menor, podemos nos apropriar de suas preciosas promessas:

Todos os rios de Tua graça, eu reivindico;
Sobre cada promessa, escreva meu nome.

91:1, 2 Jesus é Aquele que de maneira preeminente habitou no esconderijo do Altíssimo , e habitou à sombra do Onipotente. Nunca houve uma vida como a dele. Ele viveu em comunhão absoluta e ininterrupta com Deus, Seu Pai. Ele nunca agiu por vontade própria, mas fez apenas as coisas que o Pai ordenou. Embora Ele fosse um Deus perfeito, Ele também era um Homem perfeito e viveu Sua vida na terra em total e completa dependência de Deus. Sem equívocos, Ele podia olhar para cima e dizer: “Meu refúgio e minha fortaleza, meu Deus, nele confiarei”.

91:3 Parece que a voz do Espírito Santo é ouvida nos versículos 3–13, assegurando ao Senhor Jesus a tremenda segurança que era Sua por causa de Sua vida de perfeita confiança. Quais são as garantias de segurança? São nove:

Libertação de perigos ocultos. A armadilha do caçador de pássaros fala da trama maligna do inimigo para prender os incautos.

Imunidade contra doenças fatais. No caso de nosso Senhor, não há razão para acreditar que Ele alguma vez esteve doente.

91:4 abrigo e refúgio no Todo-Poderoso. O terno cuidado pessoal de Deus é comparado ao de uma mãe pássaro com seus filhotes.

Proteção na fidelidade de Deus. Suas promessas são certas. O que Ele disse, Ele fará. Este é o escudo e broquel do crente .

91:5 Liberdade do medo. São mencionados quatro tipos de perigo que comumente causam apreensão:

· Ataques feitos por um inimigo na calada da noite são especialmente aterrorizantes porque a fonte é difícil de identificar.

· A flecha que voa durante o dia pode ser entendida como um míssil literal ou como uma figura para “as tramas malignas e calúnias dos ímpios” (Amplified Bible).

91:6 A pestilência que anda na escuridão também pode ser interpretada literal ou figurativamente. A doença física prospera onde é protegida dos raios do sol, e o mal moral também se reproduz no escuro.

· A destruição que assola ao meio-dia não é especificada, e talvez seja melhor deixar assim, para que a promessa tenha uma aplicação mais ampla.

91:7, 8 Segurança mesmo em meio ao massacre. Mesmo onde há matança em massa, o Amado do Senhor está absolutamente seguro. Quando os ímpios forem punidos, Ele será apenas um espectador, livre da possibilidade de dano.

91:9, 10 Seguro contra calamidade. Porque o Salvador fez do Altíssimo Seu refúgio e Sua morada , nenhum desastre O atingiria, nenhuma calamidade chegaria perto Dele.

91:11, 12 Protegido por escolta angelical. Esta é a passagem que Satanás citou ao Senhor Jesus ao tentá-lo a se jogar do pináculo do templo (Lucas 4:10, 11). Jesus não negou que os versículos se aplicassem a Ele, mas negou que pudessem ser usados como pretexto para tentar a Deus. Deus não lhe disse para pular do templo. Se o Salvador tivesse saltado, estaria agindo fora da vontade divina, e então a promessa de proteção não teria sido válida.

91:13 Vitória sobre o leão e a cobra. É interessante que Satanás parou antes de chegar a este versículo. Se ele o tivesse citado, estaria descrevendo sua própria condenação! O diabo é apresentado nas Escrituras como um leão que ruge (1 Pedro 5:8) e como uma antiga serpente (Ap 12:9). Como um leão, ele é o perseguidor barulhento e horrendo que usa violência física. Como serpente, ele emprega estratagemas astutos para enganar e destruir.

E assim o Espírito Santo deu nove garantias de salvo-conduto ao Filho do Homem durante Sua vida de perfeita confiança e obediência na terra. Nesse ponto, Deus Pai confirma as garantias por meio de seis tremendos “eu quero”. Nestes talvez haja uma sugestão de toda a carreira do Homem Cristo Jesus:

91:14 Sua vida imaculada na terra. “Porque ele me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei no alto, porque conhece o meu nome”.

91:15 Seu sofrimento pelos pecados. “Ele me invocará, e eu lhe responderei; Estarei com ele em apuros”.

Sua ressurreição e ascensão. “Eu o livrarei e o honrarei.”

91:16 Sua sessão atual à direita de Deus e Seu reino vindouro. “De longa vida o satisfarei e lhe mostrarei a minha salvação”.

Tanto para o que o Salmo diz! Mas espere! Você provavelmente está pensando no que ele não diz, em questões importantes que ele não responde. Por exemplo, como podemos reconciliar todas essas promessas de guarda para o Messias com o fato de que os homens finalmente O mataram ? E se aplicarmos o Salmo aos crentes hoje, como ele se encaixa com o fato de que alguns deles sucumbem à doença, caem em batalha ou morrem em acidentes de avião?

Parte da resposta, pelo menos, está no seguinte: aquele que confia em Jeová é imortal até que sua obra seja concluída. Jesus disse isso aos Seus discípulos. Quando Ele sugeriu voltar para a Judéia, os discípulos disseram:
“Rabi, ultimamente os judeus tentaram apedrejá-lo, e você vai lá de novo?” Jesus respondeu: “Não há doze horas no dia? Se alguém anda de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo. Mas, se alguém anda de noite, tropeça, porque a luz não está nele” (João 11:7–10).
O Senhor sabia que os judeus não poderiam tocá-Lo até que Ele terminasse Sua obra. E isso é verdade para todo crente; ele é guardado pelo poder de Deus por meio da fé.

Então o Senhor pode falar com um crente de uma maneira especial e pessoal por meio de algum versículo deste Salmo. Se Ele o fizer, a pessoa pode reivindicar a promessa e confiar nela. O incidente pessoal no início ilustra isso. E, finalmente, é verdade de uma maneira geral que aqueles que confiam no Senhor estão seguros de Sua proteção. Podemos tender a superenfatizar as exceções. A regra geral ainda é verdadeira: há segurança no Senhor.

Notas Adicionais:

91.1-6 Este salmo tem nome e endereço: é aplicável àqueles que têm fé no Senhor, que vivem em comunhão com Deus (“habitam”) e confiam nEle para orientação e consolo. A situação histórica parece ser os quarenta anos que o povo de Israel ficou no deserto.

91.1 Esconderijo. O lugar íntimo da oração, da comunhão do indivíduo com Deus.

91.3-8 Há referências nestes versículos à situação da noite da primeira Páscoa (cf. Êx 12).

91.4 Penas... Asas. Compare a exclamação do Senhor Jesus Cristo: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisesses” (Mt 23.37).

91.10 Tenda. Qualquer moradia simples e temporária.

91.11 A promessa feita aos fiéis é supremamente aplicável ao Filho; Satanás quis torcer este versículo, separando-o do contexto da fé total expressa nos vv. 1 e 9 (Mt 4.6-7).

91.13 São perigos do deserto que se descrevem também em Dt 8.15.

91.14 O motivo e o galardão da vida religiosa é o apegar-se a Deus com amor; nisto jaz a vida eterna, conhecer Deus em amor (Jo 17.3).

91.15 Responderei. A resposta à oração nem sempre é a concessão das coisas que pedimos. Paulo pediu uma cura, mas recebeu algo melhor: uma aproximação do Senhor pela Sua graça (2 Co 12.7-10). • N. Hom. É impossível acontecer qualquer mal àquele que pertence ao Senhor, as mais esmagadoras calamidades nada mais fazem do que encurtar a peregrinação do crente e aproximá-lo do seu galardão. As dificuldades são bênçãos numa forma oculta. As perdas o enriquecem, a doença lhe é um remédio, o desprezo do mundo é a sua glória, a morte lhe é a porta do céu.