Estudo sobre Efésios 3:20-21

Estudo sobre Efésios 3:20-21

Estudo sobre Efésios 3:20-21

É significativo que Paulo novamente chame a atenção de Efésios para a experiência pessoal que eles tiveram com o poder de Deus. Esse grande poder os levou à fé e os tornou membros da igreja de Cristo. É como o poder que Deus usou para ressuscitar Cristo dos mortos (1:19, 20).

Com base nos grandes feitos que Deus já fez, Paulo pode confiantemente invocá-lo como alguém “que é capaz de fazer imensuravelmente mais do que tudo que pedimos ou imaginamos”. Com Deus nada é impossível. Por isso, nunca podemos pedir muito dele. Já que temos um Deus assim, bem poderíamos também nos unir à doxologia de Paulo e dizer: “Para ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações, para todo o sempre!” Paulo pontua sua oração com um “amém”. É dizer: “Isto é certamente verdade. Isto vai acontecer.”

Notamos que os versículos 14 a 21 são definidos como uma oração de intercessão; Paulo orou pelos efésios. Mas os cristãos têm por séculos orado isso também por si mesmos. Vamos mudá-lo para a primeira pessoa e ver como é apropriado e apropriado se tornar uma oração para cada um de nós orar individualmente.

Por esta razão, eu me ajoelho diante do Pai, de quem toda a sua família no céu e na terra deriva seu nome. Eu oro para que de suas gloriosas riquezas ele possa fortalecer-me com poder através de seu Espírito em meu ser interior, para que Cristo possa habitar em meu coração através da fé. E oro para que, estando enraizado e estabelecido no amor, eu tenha poder, junto com todos os santos, para entender quão largo e longo e alto e profundo é o amor de Cristo, e conhecer este amor que ultrapassa o conhecimento - que eu pode ser preenchido à medida de toda a plenitude de Deus.

Agora, àquele que é capaz de fazer imensuravelmente mais do que tudo que eu peço ou imagino, de acordo com o seu poder que está em ação dentro de mim, seja glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações, para todo o sempre! Um homem.


Fonte: Panning, A. J. (1997). Galatians, Ephesians. The People’s Bible (p. 172). Milwaukee, Wis.: Northwestern Pub. House.