Comentário de João 5:7

O homem impotente respondeu a ele: Senhor,... Que era uma forma comum e educada de se falar de muito uso com os Judeus, especialmente aos estranhos. As versões Siríaca, Árabe e Persa leem: “sim Senhor”, que é uma resposta direta a pergunta:

Eu não tenho ninguém;... A versão Etíope lê “homens”; ele não tinha nenhum servo, como Nonnus diz, ou servos, para lhe servir, e lhe levar nos braços e levar ele até o reservatório; ele era um homem pobre, e a tal Deus se agradou de escolher e chamar pela sua graça:

Quando a água é agitada, para me colocar dentro do reservatório;... Ou seja, assim que o anjo a agitava, colocar ele primeiro antes que qualquer outra pessoa; porque era apenas o primeiro homem que era curado dessa forma:

Mas, quando eu estou indo;... Devagar, com a ajuda de minhas mãos, ou de qualquer maneira que ele achasse melhor:

Outro desce na minha frente;... Não de maneira desordenada, ou mais ativo e ágil: assim entre aqueles que servem no ministério da palavra, alguns estão mais cedo em Cristo, ou mais cedo chamados pela sua graça, do que outros; alguns estão aqui muito tempo, e veem um e outro irem a Cristo, acreditarem nele, professarem o seu nome, e serem recebidos na igreja; e eles ainda deixam um estado de não chamado nem convertido.


Fonte: John Gill’s Exposition of the Entite Bible