Comentário de João 16:31-32

16:31 - Jesus respondeu-lhes: credes agora? Não como questionando a fé dcomentario biblico, evangelho de joão, novo testamentoeles; ou como negando que eles tivessem qualquer fé; ou, como menosprezando ela, devido a sua pequenez; mas como os reprovando para a segurança deles, confiança vã e ostentação de conhecimento, como se a fé deles fosse assim tão forte que nunca seria movida; e talvez, pela lentidão dela também: as palavras podem ser lidas afirmativamente, sem uma interrogação: “vós credes agora”; essas palavras são lidas no imperativo, nas versões Siríaca e Árabe, "acrediteis vós agora". Embora, o “agora” seja omitido pela anterior, que não deve ser poupado para dar ênfase nisto; e uma consideração parece ser tida do passado e o por vir. As palavras levam nelas uma reprovação tácita, de que eles não acreditaram mais cedo, ou não estavam antes deste tempo mais estabelecido na fé, quando ele tinha sido tão longo com eles, e eles tinham estado presentes nos seus discursos, e tinham visto tantos milagres operados por ele: porém, não era tarde de mais, e eles fariam bem em prosseguir em acreditar; mas é sugerido a eles que se encontrariam com algo que tentaria a fé deles: e é como se Cristo tivesse dito: vós credes agora em mim, enquanto eu estou convosco, e todas as coisas estão de acordo com as vossas mentes; mas o que fará vós presentemente, quando eu vos serei levado, sendo vós perseguidos pelos meus inimigos, sendo vós todos entregues nas mãos dos Gentios, sendo vós crucificados, mortos, e sendo lançados nas sepulturas? Credes então? Um de você me trairá, outros me negam, e todos me abandonarão, e algumas expressões eles duvidam de mim.

16:32 - Eis que chegou a hora, sim, já se aproxima,… O tempo está próximo, sim, pode, em certo sentido, dizer que já chegou: e, de fato, a oração seguinte podia ser proferida em menos de uma hora; quando ele foi imediatamente a um jardim, e estava apreensivo; ou pelo menos, em pouco tempo aconteceria.

Vós series espalhados, cada homem para os seus;… Para seus próprios amigos, familiares, e conhecidos; para a sua própria casa e lar; para seu próprio país, Galiléia, para onde todos foram, e para a profissão deles de pescar novamente; veja João 21:3; e assim foi cumprida a profecia em Zac. 13:7.

E me deixareis sozinho;… Como eles fizeram nas mãos de seus inimigos; pois todos eles o abandonaram e fugiram, alguns por um caminho, e outros por outro; embora um ou dois deles, Pedro e João, o seguissem a distância; e todos se juntaram novamente, mas não a Cristo, até sua ressurreição dos mortos.

E ainda assim, eu não estou só;… Ele não estava só nesse tempo; e ele quer dizer que, ele não ficaria só quando todos eles, por medo, de afastassem dele:
[1]

Porque o Pai está comigo;… Não apenas como Filho de Deus, por virtude de sua união com ele, e como um com ele; mas como Mediador, em consequência de sua promessa de sustentar-lhe, e lhe ajudar na sua natureza humana; e embora ele retirasse sua presença graciosa e confortadora por um tempo, ele suportou os pecados, e permaneceu em lugar de seu povo


_____________
Notas

[1] Cf. João 8:29. N do T.