Explicação de Salmos 17

Salmo 17: O enigma perene

O Salmo 17 é uma oração pela proteção e justiça de Deus diante de falsas acusações e perseguições. O salmista apela a Deus para que ouça o seu grito de socorro, afirmando a sua integridade e inocência. O salmista descreve a maldade e a violência de seus inimigos e pede a Deus que o livre de suas garras. O salmista também expressa sua confiança na justiça de Deus e o chama para justificá-lo e trazer justiça à sua situação. O salmo termina com uma declaração de confiança na presença de Deus e o compromisso de continuar buscando-o.

Em termos gerais, o Salmo 17 é um apelo sincero pela intervenção de Deus e um lembrete de que o justo pode confiar na proteção e na justiça de Deus em meio a circunstâncias difíceis.

Explicação de Salmos 17

Quando fazemos algo errado e sofremos por isso, nossa própria consciência nos diz que nosso castigo é justo. Mas é outra história quando nosso sofrimento não está relacionado a nenhum mal que cometemos! Esse tipo de sofrimento – o “sofrimento por causa da justiça”, como Pedro o chama – é um enigma perene para o filho de Deus.

Davi sabia de sua parte. Mas ele também sabia o que fazer a respeito. Ele levou seu caso ao Justo Juiz. Lá ele estava confiante em um julgamento justo.

Às vezes, Davi parece estar se defendendo em uma gigantesca viagem de ego. Ele protesta em voz alta por sua retidão, integridade e obediência. Quase soa como se ele tivesse alcançado um estado de perfeição sem pecado. Mas este não é realmente o caso. Davi não está alegando inocência em todas as áreas de sua vida, mas simplesmente nas circunstâncias atuais. Ele está dizendo que não fez nada para provocar a atual hostilidade de seus inimigos.

Podemos parafrasear o caso de Davi da seguinte forma:

17:1, 2 “SENHOR, peço-te que ouças a minha causa porque é justa. Ouça com atenção o que eu digo, pois estou sendo perseguido injustamente. Em meu apelo por justiça, estou ‘dizendo como é’ - sem engano ou sombra da verdade. Diante do seu tribunal, busco a absolvição. Deixe seus olhos verem todos os aspectos do caso e então decida pelo que é certo.

17:3–5 “Se você testar meu coração, se você me verificar na escuridão, bem como na luz - não importa o quão minuciosamente você me examine - você descobrirá que a oposição não tem razão válida para me assediar da maneira eles fazem. Honestamente, estou dizendo a verdade. No que diz respeito à maldade usual dos homens, tenho sido capaz de evitar a violência por ficar perto de Sua palavra, a Bíblia. Não dependendo de minhas próprias forças, mas de Seus mandamentos e promessas, tenho andado nos caminhos da obediência a Você. Meus passos não escorregaram; Não recorri à violência contra meus inimigos quando tive muitas chances de fazê-lo.

17:6, 7 “Agora entrego minha causa a Ti. Apelo a Ti por justiça, confiante de que Tu me ouvirás e me responderás. Tu és o Salvador daqueles que buscam refúgio de seus inimigos à tua direita. Enquanto venho correndo para Você agora, mostre Sua maravilhosa bondade para mim de uma maneira espetacular.

17:8–12 “Proteja -me como a menina dos seus olhos - estou pensando na pupila do olho e como ela é ‘protegida pelos cílios, pálpebras, sobrancelhas, cavidade óssea e a mão rapidamente erguida’ (FB Meyer). Esconda-me na sombra protetora e afetuosa de Suas asas. Então estarei a salvo dos ímpios que me roubam tudo o que tenho e procuram tirar minha própria vida. Como você bem sabe, seus corações gordos são incapazes de se compadecer, e suas bocas vomitam as mais assustadoras jactâncias do que vão fazer comigo. Eles me rastreiam furtivamente. Eles agora me cercaram. Seus olhos estão concentrados no golpe final. Selvagem como um leão vorazmente faminto, e astuto como um jovem leão à espreita no mato, eles estão prontos para me despedaçar.

17:13, 14 “SENHOR, Você simplesmente deve vir em minha defesa. Enfrente-os de frente e derrube-os. Com Tua espada, livra-me das garras desses homens perversos que só estão preocupados com o que podem conseguir nesta vida. Você deu a eles coisas materiais mais do que suficientes. Até mesmo seus filhos têm excesso de oferta - o suficiente para deixar para seus bebês.

17:15 “Bem, eles podem ter tudo no que me diz respeito. Meu interesse reside em tesouros espirituais e não materiais. É suficiente para mim olhar para o seu rosto como alguém que foi declarado justo e não como um pecador culpado. Ficarei satisfeito quando acordar à tua semelhança.”

Notas Adicionais:

17.1-15 A oração que este salmo é pode-se resumir em três das palavras que nele ocorrem: “ouvir”, v. 1; “afazer-se”, v. 5; “esconder”, v. 8. Aquele que é ouvido e escondido por Deus, afazendo-se às Suas veredas, não precisa temer ao inimigo, mesmo ao mais feroz.

17.1 O profundo desejo de Davi de ser ouvido por Deus.

17.1-5 Não quer isto dizer que Davi alega não ter pecados na sua vida; é apenas a aflição do momento, mas ela não foi provocada por nenhum pecado seu (cf. 7.8, com a nota e as referências).

17.6-12 Uma oração pedindo a proteção divina.

17.7 Salvador. A salvação não é algo automaticamente derramado indiscriminadamente sobre os homens: os homens precisam “buscar refúgio” em Deus, ter fé nele, não desprezando o Seu dom gratuito e amorável.

17.8 Aqui surgem duas expressões figurativas da ternura e do cuidado. A primeira sugere uma unidade viva, como a do olho com o corpo; a outra representa uma relação amorosa como é a do pássaro para com os seus filhotes (cf. Zc 2.8; Dt 32.10,11; Mt 23.37).

17.13-15 Davi exprime seu desejo e sua esperança pelo futuro.

17.15 Ver a Deus face a face e ser semelhantes Ele é o grande desejo e esperança de cada crente (1 Jo 3.2). A face de Deus se revela em Cristo, e nós, contemplando Sua face, já aqui na terra estamos sendo transformados de glória em glória (2 Co 3.12-18). Além disso, depois de despertarmos após a morte, teremos o gozo da presença de Deus durante toda a eternidade.