Explicação de Salmos 62

Salmo 62: Somente Deus!

O Salmo 62 é um cântico de confiança no poder de Deus e amor inabalável, atribuído a Davi. O salmo começa com uma declaração de confiança em Deus como rocha e salvação do salmista. O salmista expressa confiança de que somente Deus é sua fortaleza e refúgio, e que ele não será abalado por seus inimigos. O salmista adverte contra a confiança na riqueza ou no poder e, em vez disso, pede confiança no poder e no amor constante de Deus. O salmo termina com uma declaração de confiança no poder de Deus e um chamado para confiar nele em todos os momentos. O tema abrangente do Salmo 62 é a confiança no poder de Deus e no amor constante como a fonte suprema de segurança e salvação.

Explicação de Salmos 62

A mensagem do Salmo 62 é que Deus é o único refúgio verdadeiro. A repetição das palavras apenas enfatiza Seu direito exclusivo à nossa confiança total e indivisa.

Entre as muitas formas bonitas em que Ele é apresentado estão:

• a fonte de nossa salvação (vv. 1b, 2a, 6a, 7a)
• nossa rocha (vv. 2a, 6a, 7b)
• nossa defesa (vv. 2c, 6c)
• a base de nossa expectativa (v. 5b)
• nossa glória (v. 7a)
• nosso refúgio (vv. 7b, 8b)
• a fonte de poder (v. 11b)
• a fonte da misericórdia (v. 12a)

Quem faz de Deus o fundamento de sua confiança e força tem as seguintes confidências:
• ele não será muito abalado (v. 2b)
• ele tem ousadia para repreender seus inimigos (v. 3)
• ele pode ver através de seus planos e estratégias (v. 4)
• ele não será abalado (v. 6b)
• ele vai querer que os outros conheçam a alegria de confiar em Deus (v. 8)

Existem cinco outros objetos nos quais as pessoas costumam confiar, mas essa confiança certamente será frustrada. (1) Homens de baixo grau, isto é, pessoas comuns, são tão substanciais e transitórios quanto um vapor. (2) Homens de alto grau, sejam governantes ou pessoas ricas, são uma ilusão porque parecem oferecer ajuda e segurança, mas não são confiáveis. Ponha a ralé ou a elite na balança e eles não pesam no que diz respeito à confiabilidade. (3) A opressão é um método tolo do qual se pode depender; “fede com a maldição de Deus.” (4) O roubo pode parecer um caminho rápido para o poder e a riqueza, mas o ganho ilícito está condenado ao julgamento de Deus. (5) Mesmo riquezas ganhos por meio de trabalho honesto nunca devem tomar o lugar do Senhor em nossas afeições e serviço. FB Meyer escreveu: “Quantas vezes procuramos ajuda de homens e dinheiro em vão — mas Deus nunca falhou conosco.”

Parece provável que este salmo tenha sido inspirado pela rebelião de Absalão. Os rebeldes estavam dispostos a destruir Davi como se ele fosse uma parede inclinada e uma cerca em ruínas. O objetivo deles era derrubá-lo de sua alta posição, isto é, de seu trono. Enquanto fingiam lealdade, tramavam traição. O rei fugitivo exorta seus súditos leais a manterem sua confiança inabalável no Senhor. Seus inimigos confiavam nos homens e no dinheiro, mas não havia salvação em nenhum deles. Sua própria confiança estava no Senhor. Repetidas vezes o Senhor lhe assegurou que Ele é a fonte do poder e do amor; que Seu poder é usado para libertar os fiéis e punir os inimigos; que Seu amor é usado para confortar e abençoar Seu povo. Ele fará com que a justiça seja aplicada a todos os que recusam Sua graça.

O comentário de John Donne sobre o Salmo é memorável:

Ele é minha rocha, minha salvação, minha defesa, meu refúgio e minha glória.
Se meu refúgio, que inimigo pode me perseguir?
Se minha defesa, que tentação me ferirá?
Se minha rocha, que tempestade me sacudirá?
Se minha salvação, que melancolia me desanimará?
Se minha glória, que calúnia me difamará?

Notas Adicionais:

62.1 A perfeita confiança em Deus, a exclusão de todas as esperanças nas coisas do mundo, revela-se mais uma vez como a chave da vida religiosa. Nossa salvação, assim como toda boa dádiva, vem de Deus, que a todos dá liberalmente (Tg 1.17; 1.5).

62.2 Três expressões demonstram a segurança que Deus oferece aos Seus.

62.3 A metáfora da parede que cai é comum nos provérbios orientais.

62.4 Os malfeitores acham na maldade a plena expressão do seu ser.

62.5-7 Nossa grande necessidade é parar para meditar sobre tudo aquilo que Deus é; se Ele ainda não significa para nós o que Davi aqui descreve, então estamos afastados da perfeita comunhão com Ele (Jo 14.1-16).

62.8 Derramai perante ele o vosso coração. Uma descrição apropriada da oração, da fé e da comunhão com Deus (cf. 1 Sm 1.15; Pv 3.5, 6).

62.9 As pessoas cuja confiança está nas coisas perecíveis da terra, e não no Cristo eterno, serão pesadas na balança e achadas em falta.

62.10 O homem não deve colocar sua confiança em qualquer coisa ou pessoa que não seja Cristo, para abençoá-lo e ser-lhe a salvação.

62.11, 12 Conclui-se o salmo com a declaração do poder, da graça e da justiça de Deus (cf. as doxologias do NT, Rm 16.25,.Ef 3.20, Jd 24).