Explicação de Salmos 73

Salmo 73: O Dilema da Fé

O Salmo 73 é uma meditação sobre o problema do mal e a prosperidade dos ímpios. O salmista inicialmente luta com sentimentos de inveja e frustração ao observar a vida aparentemente despreocupada e próspera dos ímpios, que parecem não enfrentar nenhuma consequência por suas más ações. No entanto, a perspectiva do salmista muda quando eles entram no santuário de Deus e obtêm uma compreensão mais profunda da justiça e soberania de Deus. O salmista percebe que a prosperidade dos ímpios é passageira e que seu fim último será a destruição, enquanto aqueles que confiam em Deus receberão bênçãos eternas. O salmo termina com a declaração do salmista de sua contínua confiança em Deus e seu desejo de habitar na presença de Deus para sempre. Em termos gerais, o Salmo 73 enfatiza a importância de confiar na justiça e na soberania de Deus, mesmo diante da aparente injustiça e maldade no mundo.

Explicação de Salmos 73

73:1 Aqui é Asafe falando. E deixe-me esclarecer um ponto desde o início. Eu sei com certeza que Deus é bom para Israel, para aqueles que são puros de coração. A verdade é tão óbvia que você pensaria que ninguém jamais a questionaria.

73:2, 3 Mas houve um momento em que realmente comecei a me perguntar. Minha posição sobre o assunto tornou-se muito vacilante e minha fé quase sofreu uma queda temporária. Veja bem, comecei a pensar em como os perversos estão bem - muito dinheiro, muito prazer, sem problemas - e logo desejei ser como eles.

73:4–9 Tudo parece estar indo do jeito deles. Eles não têm tanto sofrimento físico quanto os crentes. Seus corpos são saudáveis e elegantes (naturalmente - eles podem pagar o melhor de tudo). Eles escapam de muitos problemas e tragédias de pessoas decentes como nós. E mesmo que surjam problemas, eles estão fortemente segurados contra todas as formas concebíveis de perda. Não é de admirar que eles sejam tão autoconfiantes. Eles são orgulhosos como um pavão e implacáveis como um tigre. Assim como seus corpos parecem transbordar de gordura, suas mentes transbordam de esquemas tortuosos. E eles são sempre arrogantes! Eles zombam e xingam seus subordinados e os tratam como se fossem lixo, ameaçando-os continuamente. Até o próprio Deus não escapa de sua malícia. Sua fala é pontuada com palavrões, e eles descaradamente blasfemam contra Ele. Sua língua se vangloria e se pavoneia pela terra, como se dissesse: “Aqui vou eu; saia do meu caminho.”

73:10–12 A maioria das pessoas comuns pensa que são grandes. Eles se curvam e raspam e mostram o maior respeito. Não importa o que os ímpios façam, o povo não encontra falta neles. E isso apenas confirma os opressores em sua arrogância. Eles imaginam que se existe um Deus, Ele certamente não sabe o que está acontecendo. Então eles se sentem seguros em seguir suas carreiras de desonestidade. E lá estão eles — protegidos pelo luxo e cada vez mais ricos.

73:13, 14 Bem, comecei a pensar: “Que bem me fez viver uma vida decente, honesta e respeitável?” As horas que passei em oração. O tempo gasto na Palavra. A distribuição de fundos para a obra do Senhor. O testemunho ativo do Senhor, tanto público quanto privado. Tudo o que tenho para isso é uma dose diária de sofrimento e punição. Eu me perguntei se a vida de fé valia o custo.

73:15 Claro, nunca compartilhei minhas dúvidas e dúvidas com outros crentes. Eu sabia que não devia fazer isso. Muitas vezes pensei no homem que disse: “Conte-me sobre suas certezas; Já tenho dúvidas suficientes. Então guardei todas as minhas dúvidas para mim mesmo, para não ofender ou tropeçar alguma alma simples e confiante.

73:16 Mas ainda assim todo o negócio era um enigma para mim: os ímpios prosperam enquanto os justos sofrem. Parecia tão difícil de entender. Na verdade, isso me cansou tentando resolver o problema.

73:17 Então algo maravilhoso aconteceu. Certo dia, entrei no santuário de Deus — não no templo literal em Jerusalém, mas no celestial. Eu entrei lá pela fé. Enquanto eu reclamava com o Senhor sobre a prosperidade dos ímpios nesta vida, a pergunta de repente passou pela minha mente: “Sim, mas e a vida por vir?” Quanto mais eu pensava em seu destino eterno, mais tudo entrava em foco.

73:18–20 Então falei ao Senhor algo assim: Senhor, agora percebo que, apesar de todas as aparências, a vida do ímpio é uma existência precária. Eles estão caminhando na beirada escorregadia de um vasto precipício. Mais cedo ou mais tarde, eles cairão para a destruição. Em um momento eles são cortados - varridos por uma onda de terrores horríveis demais para contemplar. Eles são para mim como um sonho quando alguém acorda de manhã - as coisas que perturbaram o sonhador são vistas como nada além de fantasmas.

73:21, 22 Vejo agora que as coisas que me causavam inveja eram meras sombras. Foi estúpido da minha parte tornar-me amargo e agitado com a aparente prosperidade dos ímpios. Ao questionar Sua justiça, eu estava agindo mais como um animal do que como um homem. (Desculpe-me por me comportar como agi.)

73:23, 24 No entanto, apesar do meu comportamento ignorante, você não me abandonou. Estou continuamente contigo, e tu me seguras, como um pai segura seu filho pela mão. Ao longo de toda a minha vida, você me guia com o seu conselho e, finalmente, você me receberá na glória.

73:25, 26 É o suficiente que eu tenha você no céu; isso me torna fabulosamente rico. E agora não desejo nada na terra além de você. Que os ímpios tenham sua riqueza. Estou satisfeito com Você e encontro minha total suficiência em Você. Meu corpo pode definhar e meu coração pode falhar, mas Deus é a força da minha vida e tudo de que precisarei ou desejarei por toda a eternidade.

73:27, 28 Aqueles que tentarem se manter o mais longe possível de Ti perecerão sem Ti. E todos aqueles que te abandonam por falsos deuses serão destruídos. No que me diz respeito, quero estar o mais próximo Você possível. Eu me comprometi com você para proteção e quero declarar todas as suas obras maravilhosas para quem quiser ouvir.

Notas Adicionais:

73.1, 2 Por pouco, quase o salmista vacilara na fé, mas no final, venceu; a batalha se menciona no v. 2, e a vitória no v. 1.

73.3-6 A saúde física dos malfeitores e sua aparente liberdade das aflições e preocupações levaram-nos a se ensoberbecer, e levaram o salmista à tentação de querer invejá-los.

73.7-10 Os malfeitores blasfemam de Deus nos céus e falam mal dos homens na terra, pois eles se julgam onipotentes em tudo.

73.11-14 Visto, que Deus não os pune instantaneamente, imaginam que, ou Deus não o sabe, ou não se importa com o comportamento humano. De outro lado, o salmista está recebendo aflições: daí suas dúvidas.

73.15-18 Das certezas, é bom falar para outras pessoas, mas das dúvidas não se deve falar muito, pois há problemas que o intelecto humano não pode entender, e que devem ser levados só a Deus em oração.

73.18-22 O que conta é o fim da caminhada, pois a vida deve ser examinada à luz da eternidade. Por isso, o salmista já começa a se envergonhar das suas avaliações superficiais da situação (21-22).

73.21, 22 A amargura estraga nossa capacidade de pensar e meditar.

73.23-26 Quando os ímpios passam para a eterna separação de Deus, os que nele confiam passam para a comunhão plena e eterna com Ele. A religião é a seguinte: ter a Deus como nosso Guia na terra, e como nosso Pai e Chefe de família nos céus (24), é o único desejo dos crentes (25-26).

73.27 O resultado do pecado é o afastamento perpétuo de Deus.

73.28 Para os que quiseram a comunhão com Deus terra, haverá a eternidade inteira para estarem na Sua presença; aqui nós já conhecemos Seu amor.