“Tu és meu filho, eu hoje te gerei” — Salmo 2:7

“Tu és meu filho, eu hoje te gerei” — Salmo 2:7

“Tu és meu filho, eu hoje te gerei”

— Salmo 2:7 ACF

Neste versículo, o escolhido cita o decreto de Javé - talvez uma referência a 2 Sm 7:11-16, que registra a promessa de Deus a Davi. ‘Tu és meu filho; hoje eu me tornei seu pai’. No antigo código de Hamurabi, palavras como estas faziam parte de uma cerimônia de adoção. Elas são relevantes para o relacionamento entre Salomão e Javé, pois Deus disse a Davi: “Eu serei seu pai [Salomão] e ele será meu filho” (2Sm 7:14). Se estas palavras são parte de uma liturgia de coroação, então é dito que o recital delas indica a adoção de Deus e o reconhecimento do novo rei como o legítimo governante de seu povo. Este dia indicaria o dia da inauguração. Outros elementos da cerimônia seriam a unção, a promessa de vitória sobre os inimigos, a promessa da continuação do reino de Davi para sempre (Sl 89:29), e um apelo para que Deus dotasse o rei com justiça (Sl 72:1). No NT, as palavras do verso 7 são reconhecidas em sua aplicação a Jesus (Atos 13:33), sendo “hoje” uma referência à sua ressurreição como o dia da sua inauguração (Atos 13:32).


Fonte: Tesh, S. E., & Zorn, W. D. (1999). Psalms. The College Press NIV Commentary. (p. 95). Joplin, Mo.: College Press.