Salmo 51 — Oração de Penitência de Davi

Salmo 51 — Oração de Penitência de Davi

Alexander Maclaren observou: “A alquimia do amor divino é capaz de extrair da imundície do pecado doces aromas de penitência e louvor”. O salmo 51 ilustra essa verdade. Como o título explica, foi escrito por Davi, quando o profeta Natã o condenou com toda a intrepidez por haver cometido adultério com Bate-Seba e por assassinar Urias. Plenamente convencido do pecado, Davi deixa as palavras de penitência jorrarem de seu coração quebrantado e contrito. Podemos parafrasear sua confissão do seguinte modo:

51:1 Compadece-te de mim, ó Deus! Suplico por tua compaixão! Tu és um Deus de grande benignidade e, por causa disso, peço que retenhas o castigo merecido. Tuas misericórdias são extremamente numerosas, por isso ouso pedir que apagues as transgressões terríveis que cometi contra tua santa lei.

51:2 Lava-me completamente de todos os casos em que me desviei do caminho reto e purifica-me da maneira horrível em que errei o alvo.

51:3 Ó meu Deus, reconheço publicamente que transgredi tua lei. Meu pecado também é público. A culpa das minhas transgressões tem me atormentado dia e noite, e não posso mais suportá-la.

51:4 Sei muito bem que pequei contra ti, contra ti somente. Sei que também pequei contra Bate-Seba e seu marido fiel, Urias. Perdoa-me, Senhor, por ter traí­ do esse general valente. Todavia, tenho consciência de que todo pecado é, acima de tudo, contra ti. Transgredi tua lei e não me importei com tua vontade. Desonrei teu nome, de modo que me coloco do teu lado contra mim mesmo. Qualquer sentença que o Senhor proferir contra mim será absolutamente justificada, e ninguém poderá encontrar erro nenhum em tuas decisões.

51:5 Senhor, não há nada de bom em mim. Nasci na iniquidade e, retrocedendo ainda mais, vejo que em pecado me concebeu minha mãe. Ao declará-lo, não pretendo envergonhar minha mãe ou amenizar minha culpa, mas, sim, mostrar que minha própria natureza é pecaminosa.

51:6 Tu odeias o pecado e amas a fidelidade no ser interior do homem. Por isso, me aproximo de ti e peço que me ensines a sabedoria no mais íntimo do meu coração.

51:7 Tu instruíste os sacerdotes a usarem hissopo e água corrente para purificar um leproso (Lv 14:1-8). Senhor, assumo a posição de um leproso moral. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.

51:8 Quando pequei, perdi a alegria. Faz muito tempo que não experimento verdadeiro júbilo. Faze-me ouvir o som do regozijo novamente. Em minha apostasia, tu pareces ter quebrado meus ossos e me aleijado. Não posso mais dançar diante do Senhor nas festas santas. Cura essas fraturas para que eu possa louvar teu nome em danças junto com teu povo.

51:9 Ó Deus meu, não olhes para os meus pecados em julgamento e castigo. Apaga todos os vestígios das minhas imensas iniquidades. Como me atormentam cada vez que penso nelas!

51:10 Ao olhar para trás, vejo que o problema começou em minha mente, com pensamentos impuros que levaram a atos pecaminosos. Peço, portanto, que tu cries em mim uma mente pura. Sei que, se a fonte é pura, tudo que jorra dela também será puro. Sim, Senhor, renova todo o meu ser interior para que seja inabalável e não se entregue ao pecado novamente.

51:11 Não desistas de mim, Senhor, nem me expulses da tua presença. Não posso suportar a ideia de ficar distante de ti ou de perder teu Santo Espírito, que habita em mim. Nos tempos em que vivo, tu removes o teu Espírito dos homens quando desobedecem continuamente a ti, como fizeste com Saul (ISm 16:14). Estremeço só de pensar nas consequências. Por favor, meu Deus, poupa-me desse destino.

51:12 Como disse anteriormente, perdi a alegria. Não a alma, nem a salvação em si, mas a alegria da tua salvação. Agora que me arrependi, confessei meu pecado e o abandonei, peço que as “cordas rompidas possam voltar a vibrar” com música. Peço, também, que tu me sustentes com um espírito voluntário. Em outras palavras, desejo que o teu Espírito me tome disposto a obedecer e agradar a ti em todas as coisas, para que eu permaneça nos caminhos da retidão.

51:13 Ao receber o perdão, darei testemunho fervoroso aos transgressores e lhes mostrarei os teus caminhos de absolvição e paz. Quando ouvirem o que o Senhor fez por mim, também desejarão voltar a ti.

51:14 Se me livrares da culpa de ter derramado sangue, ó Deus, o mundo inteiro ouvirá meu testemunho de teu livramento. A culpa do sangue de Urias está sobre mim, Deus da minha salvação. Apaga-a, e te louvarei para sempre.

51:15 Meus lábios foram cerrados pelo pecado. Abre-os com teu perdão, e a minha boca se dedicará a proferir e cantar os teus louvores.

51:16-17 Senhor, não conto com rituais ou cerimônias para obter perdão. Sei que tu não és ritualista. Se acreditasse que o Senhor deseja sacrifícios de animais, eu tos daria, mas não te agradas de holocaustos. É verdade que instituístes sacrifícios e ofertas, mas estes nunca representaram teu ideal supremo. Venho a ti, portanto, com coração compungido, pois esse é o sacrifício que o Senhor requer. Não [...] desprezarás este coração quebrantado e contrito que ofereço a ti.

51:18 Agora, Senhor, desejo orar não apenas por mim mesmo, mas também por teu povo amado. Apraze-te de cobri-lo de bênçãos. Edifica novamente os muros de Jerusalém. Por certo, meus pecados atrasaram o progresso de tua obra. Desonrei teu nome. Que tua causa seja levada adiante agora, sem nenhum impedimento.

51:19 Quando andarmos todos em comunhão com o Senhor, confessarmos e deixarmos nossos pecados, te agradarás de nossos sacrifícios de justiça. Ofertas que representam dedicação total ao Senhor trarão alegria a teu coração. Ofereceremos sobre o teu altar [...] novilhos em louvor ao Deus que perdoa pecados e nos absolve da iniquidade.