Salmos 17 – Comentário de Charles Spurgeon

Salmos 17

Título e Assunto: Uma Oração de Davi. Davi não teria sido um homem segundo o coração de Deus, se não fosse um homem de oração. Ele era um mestre na sagrada arte da súplica. Ele voa para orar em todos os momentos de necessidade, como um piloto acelera para o porto no meio de uma tempestade. Tão frequentes eram as orações de Davi que nem todas podiam ser datadas e intituladas; e, portanto, isso simplesmente leva o nome do autor e nada mais. O cheiro da fornalha está sobre o Salmo atual, mas há evidências no último versículo de que aquele que o escreveu saiu ileso da chama. Temos na presente canção melancólica, um apelo ao Céu das perseguições da terra. Um olho espiritual pode ver Jesus aqui.

Divisões: Não há linhas de demarcação muito claras entre as partes; mas preferimos as divisões adotadas por aquele precioso e velho comentarista, Davi Dickson. Em Salmos 17:1-4, Davi anseia por justiça na controvérsia entre ele e seus opressores. Em Salmos 17:5 e Salmos 17:6, ele pede ao Senhor graça para agir corretamente durante a provação. De Salmos 17:7-12, ele busca proteção contra seus inimigos, a quem descreve graficamente; e em Salmos 17:13 e Salmos 17:14, alega que eles podem ficar desapontados; fechando o todo com a mais confortável confiança de que tudo certamente ficaria bem consigo mesmo no final.

Salmos 17:1-4

1 Ouça o que é certo, ó Senhor, atenda ao meu clamor, dê ouvidos à minha oração que não sai de lábios reinados. 2 Sai da tua presença a minha sentença; que teus olhos contemplem as coisas que são iguais. 3 Tu provaste o meu coração; tu me visitaste à noite; tu me provaste e nada acharás; Estou decidido a não transgredir minha boca. 4 Quanto às obras dos homens, pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor.

Salmos 17:1

“Ouça o que é certo, ó Senhor”. Aquele que tem a pior causa faz mais barulho; portanto, a alma oprimida está apreensiva de que sua voz possa ser abafada e, portanto, implora neste versículo por uma audiência não menos que três vezes. O coração perturbado anseia pelo ouvido do grande Juiz, persuadido de que, com ele, ouvir é reparar se nosso Deus não pudesse ou não nos ouvisse, nosso estado seria realmente deplorável; e, no entanto, alguns professantes dão tão pouca importância ao propiciatório, que Deus não os ouve pela simples razão de que negligenciam a defesa. Da mesma forma não temos casa se persistimos como ciganos em viver nas ruas e praças; tão bem não ter propiciatório quanto estar sempre defendendo nossa própria causa e nunca indo a Deus. Há mais medo de não ouvirmos o Senhor do que de que o Senhor não nos ouça. “Ouça o certo”. É bom que nosso caso seja bom em si mesmo e possa ser considerado correto, pois o certo nunca será prejudicado por nosso justo Juiz; mas se nosso processo for prejudicado por nossas enfermidades, é um grande privilégio podermos mencionar a justiça de nosso Senhor Jesus, que sempre prevalece nas alturas. O direito tem uma voz que Jeová sempre ouve; e se meus erros clamam contra mim com grande força e fúria, orarei ao Senhor para ouvir aquela voz ainda mais alta e poderosa do certo e dos direitos de seu querido Filho. “Ouve, ó Deus, o Justo”; isto é, “ouvir o Messias”, é uma tradução adotada por Jerônimo e admirada pelo bispo Horsley, seja correta ou não como tradução, é adequada o suficiente como fundamento. Deixe o leitor pleitear no trono do Deus justo, mesmo quando todos os outros argumentos são inúteis.

“Atende ao meu clamor”. Isso mostra a veemência e a seriedade do peticionário; ele não é um mero falador, ele chora e lamenta. Quem resiste a um choro? Um verdadeiro choro sincero, amargo e lamentável quase pode derreter uma rocha, não pode haver medo de sua prevalência com nosso Pai celestial. Um grito é nossa primeira expressão e, de muitas maneiras, o mais natural dos sons humanos; se nossa oração, como o choro do bebê, for mais natural do que inteligente, e mais sincero do que elegante, não será menos eloquente com Deus. Há um grande poder no choro de uma criança para prevalecer com o coração dos pais. “Dá ouvidos à minha oração”. Algumas repetições não são vãs. A reduplicação aqui usada não é superstição nem tautologia, mas é como o golpe repetido de um martelo atingindo o mesmo prego na cabeça para consertá-lo com mais eficácia, ou a batida contínua de um mendigo no portão a quem não se pode negar uma esmola. Isso não sai de lábios fingidos. A sinceridade é uma condição sine qua non na oração. Lábios enganosos são detestáveis para o homem e muito mais para Deus. Em uma relação tão sagrada quanto a da oração, a hipocrisia, mesmo no grau mais remoto, é tão fatal quanto tola. A piedade hipócrita é dupla iniquidade. Aquele que fingiria e bajularia seria melhor tentar seu ofício com um tolo como ele, pois enganar Aquele que tudo vê é tão impossível quanto pegar a lua em uma rede ou levar o sol a uma armadilha. Aquele que deseja enganar a Deus já está mais grosseiramente enganado. Nossa sinceridade na oração não tem mérito algum, assim como a seriedade de um mendigo na rua; mas, ao mesmo tempo, o Senhor considera isso, por meio de Jesus, e não recusará por muito tempo seus ouvidos a um peticionário honesto e fervoroso.

Salmos 17:2

“Deixe minha sentença sai da tua presença”. O salmista agora se tornou ousado pela influência fortalecedora da oração e agora suplica ao Juiz de toda a terra que dê sentença sobre seu caso. Ele havia sido caluniado, caluniado de forma vil e maliciosa; e tendo levado sua ação ao tribunal superior, ele, como um homem inocente, não deseja escapar do inquérito, mas até convida e processa para julgamento. Ele não pede segredo, mas quer que o resultado seja divulgado ao mundo. Ele teria a sentença pronunciada e executada imediatamente. Em alguns assuntos, podemos nos aventurar a ser tão ousados quanto isso; mas, exceto que podemos alegar algo melhor do que nossa suposta inocência, seria uma presunção terrível desafiar o julgamento de um Deus que odeia o pecado. Com Jesus como nossa justiça completa e toda gloriosa, não precisamos temer, embora o dia do julgamento deva começar imediatamente e o inferno abra sua boca aos nossos pés, mas possa provar com alegria a verdade da santa jactância de nosso escritor de hinos -

“Corajoso permanecerei naquele grande dia;
Pois quem deve colocar a minha carga?
Enquanto, por teu sangue, absolvido eu sou
Da tremenda maldição e vergonha do pecado.”

“Que teus olhos contemplem as coisas que são iguais”. Os crentes não desejam nenhum outro juiz além de Deus, ou serem dispensados do julgamento, ou mesmo serem julgados pelos princípios da parcialidade. Não; nossa esperança não reside na perspectiva de favoritismo de Deus e na consequente suspensão de sua lei; esperamos ser julgados pelos mesmos princípios que os outros homens e, por meio do sangue e da justiça de nosso Redentor, passaremos incólumes pela provação. O Senhor nos pesará na balança da justiça de forma justa e correta; ele não usará pesos falsos para nos permitir escapar, mas com a mais severa equidade essas balanças serão usadas sobre nós, assim como sobre os outros; e com nosso bendito Senhor Jesus como nosso tudo em tudo, não trememos, pois não seremos achados em falta. No caso de Davi, ele sentiu que sua causa era tão certa que simplesmente desejou que os olhos divinos pousassem sobre o assunto e estava confiante de que a equidade lhe daria tudo o que precisava.

Salmos 17:3

“Tu provaste o meu coração”. Como Pedro, Davi usa o argumento: “Tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo”. É uma coisa muito segura poder apelar imediatamente ao Senhor e chamar nosso Juiz para ser testemunha de nossa defesa. “Amados, se o nosso coração não nos condenar, então temos confiança em Deus.” “Tu me visitaste à noite”. Como se ele tivesse dito: “Senhor, entraste em minha casa o tempo todo; e tu me viste quando ninguém mais estava por perto; você veio sobre mim desprevenido e notou minhas ações desenfreadas, e você sabe se eu sou ou não culpado dos crimes colocados à minha porta. Homem feliz que pode assim se lembrar do olho onisciente e do visitante onipresente e encontrar conforto na lembrança. Esperamos ter recebido nossas visitas noturnas de nosso Senhor, e realmente elas são doces; tão doce que a lembrança delas nos deixa ansiosos por mais dessas comunhões condescendentes. Senhor, se, de fato, fôssemos hipócritas, deveríamos ter tido tal comunhão ou sentir tanta fome após uma renovação dela? “Provas-me e nada encontrarás”. Certamente o salmista não quer dizer nada hipócrita ou perverso no sentido em que seus caluniadores o acusaram; pois se o Senhor colocasse o melhor de seu povo no cadinho, a escória seria uma visão terrível e faria a penitência abrir suas comportas. Os ensaiadores logo detectam a presença de liga, e quando o chefe de todos os ensaiadores finalmente disser de nós que não encontrou nada, será realmente uma hora gloriosa - “Eles são irrepreensíveis diante do trono de Deus”. Mesmo aqui, conforme visto em nosso Cabeça da aliança, o Senhor não vê pecado em Jacó, nem perversidade em Israel; mesmo o olhar que tudo detecta da Onisciência não pode ver nenhuma falha onde o grande Substituto cobre tudo com beleza e perfeição. “Tenho o propósito de que minha boca não transgredirá”. Oh, esses nossos lábios tristes! Precisávamos de propósito a propósito se quiséssemos impedi-los de exceder seus limites. O número de doenças da língua é tanto quanto as doenças de todo o resto do homem juntas, e elas são mais inveteradas. Mãos e pés podem ser amarrados, mas quem pode acorrentar os lábios? faixas de ferro podem prender um louco, mas que correntes podem conter a língua? É preciso mais do que um propósito para manter esse ofensor ágil dentro de seu alcance adequado. A domesticação de leões e o encantamento de serpentes não devem ser mencionados no mesmo dia que a domesticação da língua, pois a língua não pode ser domada pelo homem. Aqueles que têm que sofrer com as falsidades dos outros devem ser mais ciumentos de si mesmos; talvez isso tenha levado o salmista a registrar essa santa resolução; e, além disso, ele pretendia afirmar que, se havia falado demais em sua própria defesa, não era intencional, pois desejava em todos os aspectos sintonizar seus lábios com a doce e simples música da verdade. Apesar de tudo isso, Davi foi caluniado, como se para nos mostrar que a mais pura inocência será prejudicada pela malícia. Não há sol sem sombra, nem fruta madura não bicada pelos pássaros.

Salmos 17:4

“Sobre as obras dos homens”. Enquanto estivermos no meio dos homens, teremos suas obras sob nosso conhecimento e seremos compelidos a manter um canto em nosso diário intitulado “sobre as obras dos homens”. Ser bastante claro das obras mortas da humanidade carnal é o desejo devoto das almas que são vivificadas pelo Espírito Santo. “Pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor”. Ele havia guardado a estrada da Escritura e não escolhido os atalhos da malícia. Em breve deveríamos imitar o exemplo do pior dos homens se a graça de Deus não usasse a Palavra de Deus como o grande conservante do mal. Os caminhos do destruidor muitas vezes nos tentaram; fomos levados a nos tornar destruidores também, quando fomos duramente provocados e o ressentimento se esquentou; mas nos lembramos do exemplo de nosso Senhor, que não invocava fogo do céu sobre seus inimigos, mas orava humildemente: “Pai, perdoa-lhes”. Todos os caminhos do pecado são os caminhos de Satanás, - o Apollyon ou Abaddon, cujas palavras significam o destruidor. Tolos, de fato, são aqueles que entregam seus corações ao velho assassino, porque durante o tempo ele cede aos seus maus desejos. Aquele Livro celestial que jaz negligenciado em muitas prateleiras é o único guia para aqueles que querem evitar os sedutores e emaranhados labirintos do pecado; e é o melhor meio de preservar o jovem peregrino de trilhar esses caminhos perigosos. Devemos seguir um ou outro; o Livro da Vida, ou o caminho da morte; a palavra do Espírito Santo, ou a sugestão do Espírito Maligno. Davi poderia exigir como prova de sua sinceridade que ele não tinha parte ou sorte com os ímpios em seus caminhos ruinosos. Como podemos nos aventurar a pleitear nossa causa com Deus, a menos que também possamos lavar nossas mãos de toda conexão com os inimigos do Grande Rei?

Salmos 17:5-6

5 Sustenta os meus passos nas tuas veredas, para que os meus passos não vacilem. 6 Eu te invoquei, porque me ouves, ó Deus; inclina para mim os teus ouvidos e ouve as minhas palavras.

Salmos 17:5

Sob julgamento, não é fácil nos comportarmos corretamente; uma vela não é facilmente mantida acesa quando muitas bocas invejosas estão bufando nela. Em tempos difíceis, a oração é particularmente necessária, e os homens sábios recorrem a ela imediatamente. Platão disse a um de seus discípulos: “Quando os homens falarem mal de ti, viva de modo que ninguém acredite neles”; bom conselho, mas ele não nos disse como executá-lo. Temos um preceito aqui incorporado em um exemplo; se quisermos ser preservados, devemos clamar ao Preservador e alistar o apoio divino ao nosso lado. “Segure minhas idas” - como um motorista cuidadoso segura seu cavalo ao descer a colina. Temos todos os tipos de passos, rápidos e lentos, e a estrada nunca é longa de um tipo, mas com Deus para sustentar nossos passos, nada no ritmo ou na estrada pode derrubar. Aquele que uma vez caiu e cortou tristemente os joelhos, até os ossos, precisava redobrar seu zelo ao usar esta oração; e todos nós, uma vez que estamos tão fracos em nossas pernas por causa da queda de Adão, precisamos usá-lo a cada hora do dia. Se um pai perfeito caiu, como um filho imperfeito ousaria se vangloriar? “Em teus caminhos”. Abandonando os caminhos de Satanás, ele orou para ser sustentado nos caminhos de Deus. Não podemos evitar o mal sem manter o bem. Se o alqueire não estiver cheio de trigo, em breve poderá estar novamente cheio de palha. Em todas as ordenanças e deveres designados de nossa santíssima fé, que o Senhor nos capacite a correr por meio de sua graça sustentadora! “Que meus passos não escorreguem”. O que eu escorrego nos caminhos de Deus? Sim, a estrada é boa, mas nossos pés são maus e, portanto, escorregam, mesmo na estrada do Rei. Quem se pergunta se os homens carnais deslizam e caem de acordo com sua própria escolha, os quais, como o vale de Siddirn, estão cheios de poços de lodo mortais? Alguém pode tropeçar tanto em uma ordenança quanto em uma tentação. O próprio Jesus Cristo é uma pedra de tropeço para alguns, e as doutrinas da graça têm sido motivo de ofensa para muitos. Somente a graça pode sustentar nossos passos nos caminhos da verdade.

Salmos 17:6

“Eu te invoquei, pois tu me ouvirás, ó Deus”. Tu sempre me ouviste, ó meu Senhor, e por isso tenho a maior confiança em me aproximar novamente do teu altar. A experiência é um professor abençoado. Aquele que provou a fidelidade de Deus em horas de necessidade, tem grande ousadia em apresentar seu caso diante do trono. O poço de Belém, do qual extraímos tais correntes de ar nos anos passados, nossas almas ainda anseiam; nem o deixaremos pelas cisternas rotas da terra. “Inclina para mim o teu ouvido, e ouve o meu discurso”. Abaixe-se do céu e coloque seu ouvido na minha boca; dê-me seus ouvidos só para mim, como os homens fazem quando se inclinam para ouvir cada palavra de seu amigo. O salmista aqui volta à sua primeira oração e, assim, nos dá um exemplo de pressionar nosso processo repetidas vezes, até que tenhamos plena certeza de que fomos bem-sucedidos.

Salmos 17:7-12

7 Mostra a tua maravilhosa benignidade, ó tu que salvas pela tua destra os que confiam em ti daqueles que se levantam contra eles. 8 Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas. 9 Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais, que me cercam. 10 Encerram-se na sua própria gordura; com a sua boca falam soberbamente. 11 Eles já nos cercaram em nossos passos: eles baixaram os olhos para a terra; 12 Como um leão que se apodera da sua presa, e como um leãozinho que espreita em esconderijos.

Salmos 17:7

“Mostre tua maravilhosa benignidade”. Maravilhoso em sua antiguidade, seu caráter distintivo, sua fidelidade, sua imutabilidade e, acima de tudo, maravilhoso nas maravilhas que opera. Aquela graça maravilhosa que nos redimiu com o precioso sangue do unigênito de Deus é aqui invocada para vir em nosso socorro. Essa graça às vezes é oculta; o texto diz: “Mostre-o”. Os prazeres presentes do amor divino são cordiais incomparáveis para apoiar corações desfalecidos. Crente, que oração é essa! Considere bem. Ó Senhor, mostra a tua maravilhosa benignidade; mostre-o ao meu intelecto e remova minha ignorância; mostre-o ao meu coração e reavive minha gratidão; mostre-o à minha fé e renove minha confiança; mostra-o à minha experiência e livra-me de todos os meus medos. A palavra original aqui usada é a mesma que em Sl 4: 3 é separada, e tem a força de: Distinga as tuas misericórdias, exponha-as e separe o mais escolhido para ser concedido a mim nesta hora da minha mais severa aflição. “Ó tu, que pela tua mão direita salvas os que em ti confiam daqueles que se levantam contra eles”. O título aqui dado ao nosso gracioso Deus é eminentemente consolador. Ele é o Deus da salvação; é seu hábito presente e perpétuo salvar os crentes; ele aplica sua melhor e mais gloriosa força, usando sua mão direita de sabedoria e poder, para salvar todos aqueles, de qualquer posição ou classe, que confiam nele. Feliz fé, portanto, para garantir a proteção onipotente do céu! Bendito Deus, por ser assim misericordioso com mortais indignos, quando eles têm apenas graça para confiar em ti! A mão direita de Deus está interposta entre os santos e todo mal; Deus nunca perde os meios; sua própria mão é suficiente. Ele trabalha sem ferramentas tanto quanto com elas.

Salmos 17:8

“Mantenha eu como a menina dos olhos”. Nenhuma parte do corpo é mais preciosa, mais delicada e mais cuidadosamente guardada do que o olho; e do olho, nenhuma parte mais peculiar a ser protegida do que a maçã central, a pupila ou, como o hebraico a chama, “a filha do olho”. O onisciente Criador colocou o olho em uma posição bem protegida; ela fica cercada por ossos salientes como Jerusalém cercada por montanhas. Além disso, seu grande Autor o cercou com muitas túnicas de cobertura interior, além da cobertura das sobrancelhas, a cortina das pálpebras e a cerca dos cílios; e, além disso, ele deu a cada homem um valor tão alto por seus olhos e uma apreensão tão rápida do perigo, que nenhum membro do corpo é mais fielmente cuidado do que o órgão da visão. Assim, Senhor, guarde-me, pois confio que sou um com Jesus e, portanto, um membro de seu corpo místico. “Esconde-me à sombra das tuas asas”. Assim como o pássaro pai protege completamente sua ninhada do mal e, enquanto isso, os acalenta com o calor de seu próprio coração, cobrindo-os com suas asas, assim faça comigo, Deus condescendente, pois sou sua descendência e você tem o amor de um pai em perfeição. Esta última cláusula está no hebraico no tempo futuro, como se para mostrar que o que o escritor havia pedido, mas um momento antes, ele tinha certeza de que lhe seria concedido. A expectativa confiante deve acompanhar a súplica sincera.

Salmos 17:9

“Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais, que me cercam”. Os inimigos de quem Davi procurou ser resgatado eram homens maus. É uma esperança para nós quando nossos inimigos são inimigos de Deus. Eles eram inimigos mortais, a quem nada além de sua morte satisfaria. Os inimigos da alma de um crente são inimigos mortais mais enfaticamente, pois aqueles que guerreiam contra nossa fé visam a própria vida de nossa vida. Os pecados capitais são inimigos mortais, e que pecado existe que não tenha a morte em suas entranhas? Esses inimigos oprimiram Davi, devastaram seu espírito, como exércitos invasores devastam um país ou como feras selvagens desolam uma terra. Ele se compara a uma cidade sitiada e reclama que seus inimigos o cercam. Pode muito bem acelerar nossos negócios, quando tudo ao nosso redor, todas as estradas, estão bloqueadas por inimigos mortais. Esta é a nossa posição diária, pois ao nosso redor perigos e pecados estão à espreita. Ó Deus, proteja-nos de todos eles.

Salmos 17:10

“Eles estão enclausurados em sua própria gordura”. O luxo e a gula geram a vaidosa gordura do coração, que fecha seus portões contra todas as emoções compassivas e julgamentos razoáveis. O velho provérbio diz que barrigas cheias fazem crânios vazios, e é ainda mais verdade que elas freqüentemente fazem corações vazios. As ervas daninhas mais férteis crescem no solo mais fértil. Riquezas e auto-indulgência são o combustível com o qual alguns pecados alimentam suas chamas. Orgulho e fartura de pão eram os pecados gêmeos de Sodoma (Ez 16:49). Os falcões do Fed esquecem seus mestres; e a lua cheia está mais longe do sol. Eglon foi um exemplo notável de que uma corporação bem alimentada não é segurança para a vida, quando uma mensagem contundente vem de Deus, dirigida aos órgãos vitais internos do corpo. “Com a boca eles falam com orgulho.” Aquele que adora a si mesmo não terá coração para adorar o Senhor. Cheio de prazer egoísta dentro de seu coração, o homem perverso enche sua boca com expressões jactanciosas e arrogantes. Prosperidade e vaidade muitas vezes se alojam juntas. Ai do boi alimentado quando ele ruge para seu dono, o machado não está longe.

Salmos 17:11

“Eles agora nos cercaram em nossos passos”. A fúria dos ímpios não visa apenas um crente, mas todo o bando; eles nos cercaram. Toda a raça dos judeus foi apenas um pedaço para a vingança faminta de Hamã, e tudo por causa de um Mordecai. O príncipe das trevas odeia todos os santos por causa de seu Mestre. O Senhor Jesus é um de nós, e aqui está nossa esperança. Ele é o Destruidor e abrirá caminho para nós através das hostes que nos cercam. O ódio dos poderes do mal é contínuo e enérgico, pois eles vigiam cada passo, esperando que chegue o momento em que nos pegarão de surpresa. Se nossos adversários espirituais percorriam assim cada passo, quão ansiosamente deveríamos guardar todos os nossos movimentos, para que, por qualquer meio, não fôssemos traídos para o mal! “Eles fixaram os olhos voltados para a terra.” Trapp explica espirituosamente essa metáfora por uma alusão a um touro quando está prestes a correr para sua vítima; ele abaixa a cabeça, olha para baixo e então concentra toda a sua força na corrida que faz. Provavelmente denota o ciúme malicioso com o qual o inimigo observa os passos dos justos; como se eles estudassem o terreno em que pisavam e procurassem alguma pegada errada para acusá-los pelo passado, ou alguma pedra de tropeço para lançar em seu caminho futuro para tropeçar nos dias que viriam.

Salmos 17:12

Os leões não são mais gananciosos, nem seus modos mais astutos do que Satanás e seus ajudantes quando engajados contra os filhos de Deus. O adversário anseia pelo sangue das almas, e toda a sua força e astúcia são exercidas ao máximo para satisfazer seu apetite detestável. Somos fracos e tolos como ovelhas; mas temos um pastor sábio e forte, que conhece as artimanhas do velho leão e é mais do que páreo para sua força: portanto, não temeremos, mas descansaremos em segurança no redil. Tomemos cuidado, no entanto, com nosso inimigo à espreita; e naquelas partes da estrada em que nos sentimos mais seguros, vamos olhar ao nosso redor para que, porventura, nosso inimigo não salte sobre nós.

Salmos 17:13-14

13 Levanta-te, ó Senhor, desilude-o, abate-o: livra a minha alma do ímpio, que é a tua espada: 14 Dos homens que são tua mão, ó Senhor, dos homens do mundo, que têm sua porção nesta vida, e cujo ventre tu enches com teu tesouro escondido: eles estão cheios de filhos, e deixam o resto de seus bens para seus bebês.

Salmos 17:13

“Levanta-te, ó Senhor”. Quanto mais furioso o ataque, mais fervorosa é a oração do salmista. Seus olhos repousam exclusivamente sobre o Todo-Poderoso, e ele sente que Deus só precisa se levantar do assento de sua paciência e o trabalho será realizado imediatamente. Que o leão salte sobre nós, se Jeová se interpuser, não precisamos de melhor defesa. Quando Deus enfrentar nosso inimigo cara a cara na batalha, o conflito logo terminará. “ Decepcione-o. “ Esteja de antemão com ele, supere-o e ultrapasse-o. Designe-o de outra forma do que ele designou e, portanto, o decepcione. “ Lança-o para baixo. “ Prostre-o. Faça-o cair de joelhos. Faça-o se curvar como o conquistado se curva diante do conquistador. Que visão gloriosa será contemplar Satanás prostrado sob os pés de nosso glorioso Senhor! Apresse-se, dia glorioso! “ Livra a minha alma do ímpio, que é a tua espada. “ Ele reconhece o mais profano e opressivo como estando sob o domínio providencial do Rei dos reis e usado como uma espada na mão divina. O que uma espada pode fazer a menos que seja empunhada por uma mão? Os ímpios não poderiam mais nos aborrecer, a menos que o Senhor permitisse que o fizessem. A maioria dos tradutores, no entanto, concorda que esta não é a leitura correta, mas que deveria ser como Calvino coloca: “Livra minha alma do homem ímpio pela tua espada”. Assim, Davi contrasta a espada do Senhor com ajudas e alívios humanos, e tem certeza de que está seguro o suficiente sob o patrocínio do céu.

Salmos 17:14

Quase todas as palavras deste versículo forneceram matéria para discussão aos estudiosos, pois são muito obscuras. Iremos, portanto, nos contentar com a versão comum, em vez de distrair o leitor com diversas traduções. “Dos homens que são tuas mãos”. Tendo estilizado os ímpios como uma espada na mão de seu Pai, ele agora os compara a essa própria mão, para expor sua convicção de que Deus poderia facilmente remover sua violência como um homem move sua própria mão. Ele nunca matará seu filho com suas próprias mãos. “Dos homens do mundo”, meras minhocas; não homens do mundo vindouro, mas meros habitantes desta estreita esfera de mortalidade; não tendo esperanças ou desejos além do solo em que pisam. “Que têm sua porção nesta vida”. Como o filho pródigo, eles têm sua porção e não se contentam em esperar o tempo de seu Pai. Como a Paixão no “Progresso do Peregrino”, eles têm suas melhores coisas primeiro e se deleitam durante sua pequena hora. Lutero sempre teve medo de ter sua parte aqui e, portanto, frequentemente doava somas de dinheiro que lhe haviam sido apresentadas. Não podemos ter a terra e o céu também para nossa escolha e porção; os homens sábios escolhem o que durará mais tempo. “Cuja barriga enches com teu tesouro escondido”. Seu apetite sensual obtém o ganho pelo qual ansiava. Deus dá a esses porcos as cascas pelas quais eles anseiam. Um homem generoso não nega aos cães seus ossos; e nosso generoso Deus dá até a seus inimigos o suficiente para preenchê-los, se eles não fossem tão irracionais a ponto de nunca se contentarem. Ouro e prata que estão guardados nos escuros tesouros da terra são dados aos ímpios liberalmente, e eles, portanto, rolam em todos os tipos de prazeres carnais. Todo cachorro tem seu dia, e eles têm o deles, e parece um dia claro de verão; mas ah! como logo termina a noite! “ Eles estão cheios de crianças. “ Esta era sua esperança mais acalentada, de que uma raça de seus lombos prolongaria seus nomes na página da história, e Deus também lhes concedeu isso; para que tenham tudo o que o coração pode desejar. Que criaturas invejáveis eles parecem, mas é apenas aparente! “Eles estão cheios de filhos e deixam o resto de seus bens para seus bebês”. Elas eram donas de casa gordas e, no entanto, não deixaram vontades magras. Vivendo e morrendo, nada lhes faltava senão a graça, e ai de mim! Essa falta estraga tudo. Eles tinham uma boa porção dentro do pequeno círculo do tempo, mas a eternidade não entrava em seus cálculos. Eles eram sábios, mas tolos; eles se lembraram do presente e esqueceram o futuro; eles lutaram pela casca e perderam o caroço. Quão bela descrição temos aqui de muitos comerciantes bem-sucedidos ou estadistas populares; e é, à primeira vista, muito vistoso e tentador, mas em contraste com as glórias do mundo por vir, o que são essas insignificantes alegrias monótonas. Eu, eu, eu, todas essas alegrias começam e terminam no egoísmo mais básico; mas oh, nosso Deus, quão ricos são aqueles que começam e terminam em ti! De toda contaminação e dano que a associação com homens mundanos certamente nos trará, livra-nos, ó Deus!

Salmos 17:15

15 Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça. Estarei satisfeito, quando acordar, com a tua semelhança.

“Quanto a mim”. “Eu não invejo nem cobiço a felicidade desses homens, mas em parte tenho e em parte espero por uma muito melhor.” Contemplar a face de Deus e ser transformado por essa visão em sua imagem, de modo a participar de sua justiça, essa é minha nobre ambição; e na perspectiva disso eu renuncio alegremente a todos os meus prazeres atuais. Minha satisfação está por vir; Ainda não o procuro. dormirei um pouco, mas acordarei ao som da trombeta; desperte para a alegria eterna, porque me levanto à tua semelhança, ó meu Deus e Rei! Vislumbres da glória que os bons homens têm aqui embaixo para saciar sua fome sagrada, mas o banquete completo os espera nos céus superiores. Comparadas com essa plenitude de deleite profunda, inefável e eterna, as alegrias do mundano são como um pirilampo ao sol ou a gota de um balde no oceano.