Os Cristãos e o Materialismo

Chama atenção, para muitos, quando se fala de ganhar muito dinheiro; é como se cifrões pulassem de seus olhos, junto com aquele antigo som de caixa registradora. Aproveitando a situação de países ainda em desenvolvimento, a teologia da prosperidade se aproveitou da ganância do homem para tornar alguns indivíduos mais ricos ainda. “Faça-me rico, que, por conseguinte, enriquecerei a igreja também. Assim todo mundo sai ganhando.” Será que sai mesmo?

É muito comum nos canais à cabo programas evangélicos, onde os pastores exibem carros importados e fazem um movimento com a mão, como dizendo: “Vem ser rico você também!” Acredito que se a música Merdeces Benz feita por Janis Joplin fosse feita hoje, provavelmente ela teria virado um hino em algumas igrejas. Acompanhe a letra da música original e a tradução logo abaixo.

Oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz ?
My friends all drive Porsches, I must make amends.
Worked hard all my lifetime, no help from my friends,
So Lord, won't you buy me a Mercedes Benz ?

Oh Lord, won't you buy me a color TV ?
Dialing For Dollars is trying to find me.
I wait for delivery each day until three,
So oh Lord, won't you buy me a color TV ?

Oh Lord, won't you buy me a night on the town ?
I'm counting on you, Lord, please don't let me down.
Prove that you love me and buy the next round,
Oh Lord, won't you buy me a night on the town ?

Everybody!
Oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz ?
My friends all drive Porsches, I must make amends,
Worked hard all my lifetime, no help from my friends,
So oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz ?

That's it!


Oh Senhor, você não me comprará um Mercedes Benz?
Todos meus amigos dirigem Porsches, eu tenho que fazer prestações.
Trabalhei duro toda minha vida, sem ajuda dos meus amigos,
Assim Senhor, você não me comprará um Mercedes Benz?

Oh Senhor, você não me comprará uma TV em cores?
Discando pros Dólares tentando me achar.
Eu espero pela entrega a cada dia até as três,
Assim oh Senhor, você não me comprará uma TV em cores?

Oh Senhor, você não me comprará uma noite na cidade?
Eu estou contando com você, Senhor, por favor, não me decepcione.
Prove que você me ama e pague a próxima rodada,
Oh Senhor, você não me comprará uma noite na cidade?

Todo mundo!
Oh Senhor, você não me comprará um Mercedes Benz?
Todos meus amigos dirigem Porsches, eu tenho que fazer prestações,
Trabalhei duro toda minha vida, sem ajuda dos meus amigos,
Assim oh Senhor, você não me comprará um Mercedes Benz?

É isso!


Talvez, caro leitor, você tenha até rido ao ouvir essa música, mas é isso o que realmente está acontecendo entre os incrédulos quando eles ligam a TV e veem um pastor balançando a chave de uma BMW, ou qualquer carro que seja, oferecendo para seus membros a chance de obter uma também, desde que exerça fé! Eles, os incrédulos, só podem dar gargalhadas ao observarem o que, para eles, é o cristianismo.

Sem contar com o que a riqueza pode fazer com o cristão, levando-o à arrogância, auto-confiança, egoísmo, para mencionar apenas algumas coisas.

A riqueza não é má por si mesma. Na verdade, não há nada de errado nela em si. O problema é o nosso conceito SOBRE as riquezas, o problema é o que “ganhar muito dinheiro” pode fazer com as nossas cabeças.

Por fim, medite nas palavras inspirados de um homem que foi muito rico no passado, mas por não amar o dinheiro, pôde passar por uma tão severa prova e pobreza e mesmo assim manter-se integro à Deus.

disse:

“Jamais confiei no ouro; ele nunca foi a base da minha segurança. Nunca me orgulhei de ter muitas riquezas, nem de ganhar muito dinheiro.” (Jó 31:24-25 NTLH)