Comentário de João 5:36

Mas eu tenho um testemunho maior do que o de João,... As versões da Vulgata Latina e Etíope leem, “maior do que João”, mas é errado porque os testemunhos das obras de Cristo e de seu Pai, não são comparados com o próprio João, mas com seu testemunho; e o sentido é que Cristo tinha maior testemunho do que o testemunho de João; e assim é expresso na versão Persa: e seu significado é que ele não tinha necessidade de insistir no testemunho de João; e tinha outro e maior testemunha para usar:

As obras que o Pai tem me dado para terminar;... Como o de pregar o Evangelho, o cumprir da lei, e a redenção do seu povo; tudo que fora designado pelo seu Pai, e dado a ele para fazer, e o qual ele completamente tem terminado. O Evangelho inteiro veio, e foi publicado por Jesus Cristo, e a lei foi completamente cumprida por ele; e o trabalho da salvação do homem foi acabado por ele, e estes dão testemunho da verdade de sua deidade, e filiação divina; pois ninguém, a não ser o Filho de Deus poderiam ter feito estas coisas. A versão Etíope lê no singular, “este trabalho que meu Pai me tem dado”, etc, e se fosse um único trabalho aqui mencionado, o trabalho da redenção se encaixa bem aqui. Mas, estes trabalhos não só incluem o que o Cristo fez na terra, no estado de sua humilhação, mas o que ele fez desde então, e fará; o qual o seu Pai o deu para terminar, e ele terminou, ou os terminará; como a ressurreição dele dos mortos, a efusão dos dons e graças do Espírito, a propagação e sucesso do seu Evangelho no mundo, a conversão do seu povo resgatado, o ajuntamento na plenitude dos Gentios, e a conversão dos judeus, a destruição do anticristo, a ressurreição de todos os mortos, e o julgamento do mundo inteiro. Embora mais especialmente os seus milagres estejam aqui planejados, e não a sua obra mediatorial, eram demonstrações e provas para os homens da sua filiação divina; veja Mat. 14:33.

As mesmas obras que eu faço, dão testemunho de mim, de que o Pai me enviou;... E que ele estava no Pai, e que o pai estava nele; ou que eles eram de uma única natureza, e igual em poder e glória, João 10:30.

Fonte: John Gill's Exposition of the Entire Bible