Significado de Jó 16

Jó 16

Jó 16 é um capítulo em que Jó responde às duras críticas de seus amigos, expressando sua profunda dor e angústia por sua situação. Jó sente que foi abandonado por Deus e que as acusações de seus amigos só aumentam seu sofrimento.

As palavras de Jó no capítulo 16 são uma expressão poderosa da experiência humana de sofrimento. Ele descreve seu corpo como sendo consumido, e seus amigos como sendo cruéis e insensíveis. Apesar de sua angústia, porém, Jó permanece fiel a Deus, recusando-se a amaldiçoá-lo ou a se afastar dele. Suas palavras são um lembrete da importância da perseverança e da confiança em meio à adversidade.

No geral, Jó 16 é um capítulo que oferece uma poderosa expressão da experiência humana de sofrimento e da dificuldade de entender os caminhos de Deus. É um lembrete de que mesmo as pessoas mais fiéis podem experimentar imensa dor e sofrimento, e que nossa compreensão da justiça de Deus é limitada. Ao mesmo tempo, a perseverança e a fé de Jó diante de tais provações são uma inspiração para todos que leem sua história.

Comentário de Jó 16

16.1, 2 Tenho ouvido muitas coisas como estas. Começando com uma rara alusão direta ao que o orador anterior falou, Jó confronta seus amigos dizendo que são consoladores molestos. Parafraseando as palavras de Jó: “em vez de confortar-me enquanto enfrento os meus, como bons conselheiros fariam, vocês aumentaram minha aflição apesar de alegar o contrário” .

16.3 A expressão palavras de vento é uma réplica ácida às palavras de Elifaz e às de Bildade em Jó 15.2 e 8.2, respectivamente. Ambos distorceram o que Jó falou no capítulo 6, versículo 26 (Jó 8.2; 15.2,3).

16.4-18 Falaria eu também como vós falais, se a vossa alma estivesse em lugar da minha alma? Essa pergunta indica uma postura de desprezo, zombaria da parte de Jó em relação a seus amigos, como no Salmo 22.7. Na verdade, é como se Jó dissesse: “Por favor, acene sua cabeça concordando, em vez de zombar de mim e me ridicularizar”. Nos versículos seguintes, Jó faz sua defesa.

16.19-21 A identidade da testemunha de Jó é contestada. A compreensão a respeito do Redentor em que Jó deposita sua confiança (Jó 19.25) afetará o entendimento sobre quem é essa testemunha. Alguns dizem que ele se referia a Deus. Mas os contextos de Jó 9.32,33 e Jó 16.21, onde o patriarca expressa seu desejo por uma defesa sugerem que ele estaria utilizando uma alegoria jurídica para expor seu anseio por um Advogado que pudesse defendê-lo perante Deus. Isto pode ser interpretado como uma profecia sobre a vinda de Jesus Cristo, nosso Intercessor (Hb 7.25) e Advogado (1 Jo 2.1).

16.20-22 A frase traduzida como os meus amigos são os que zombam de mim também pode ser entendida como meu intérprete é meu amigo.

Índice: Jó 1 Jó 2 Jó 3 Jó 4 Jó 5 Jó 6 Jó 7 Jó 8 Jó 9 Jó 10 Jó 11 Jó 12 Jó 13 Jó 14 Jó 15 Jó 16 Jó 17 Jó 18 Jó 19 Jó 20 Jó 21 Jó 22 Jó 23 Jó 24 Jó 23 Jó 24 Jó 25 Jó 26 Jó 27 Jó 28 Jó 29 Jó 30 Jó 31 Jó 32 Jó 33 Jó 34 Jó 35 Jó 36 Jó 37 Jó 38 Jó 39 Jó 40 Jó 41 Jó 42