Romanos 7 — Interpretação Bíblica

Romanos 7


7.1 as leis As leis de Moisés ou as leis romanas.
7.4 vocês... morreram Ver Intr. 2.4. corpo de Cristo Uma referência ao corpo crucificado de Cristo (Rm 6.6).
7.5 a nossa natureza humana Ao pé da letra, o texto original traz “a carne”; ver Intr. 2.2.


A lei e o pecado 7.7-13
Aqui, Paulo examina a relação entre a lei e o pecado (Rm 3.20; 4.15; 5.13; 7.5).
7.7 O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? Paulo mesmo levanta questões que seus leitores levantariam (Rm 6.1,15; ver Rm 3.1, n.). Geralmente, se trata de conclusões errôneas, que Paulo rejeita e rebate. Aqui, ele dá a resposta nos vs. 7b-13. eu não saberia Paulo usa a primeira pessoa do singular (“eu”), mas, ao que parece, não está falando apenas sobre si mesmo, mas sobre todos que sabem quão impossível é alguém, por si mesmo, livrar-se do pecado e viver uma vida de obediência a Deus. E a lei, ainda que tenha sido dada por Deus, é instrumento usado pelo pecado para levar a pessoa à morte (v. 10). Não cobice Êx 20.17; Dt 5.21.
7.11 o pecado... me enganou Paulo compara a sua própria experiência com a de Adão e Eva (Gn 3.13; 2Co 11.3).
7.13 será que o que é bom me levou à morte? Outra pergunta, que Paulo faz para responder com um “não” e deixar bem claro que não é a lei que mata, mas o pecado, que se aproveita da lei para levar a pessoa à morte espiritual. ficasse bem claro É a desobediência à lei que mostra o que o pecado realmente é.

A luta interior 7.14-25
Paulo, agora, fala sobre a luta que se trava no coração da pessoa. Paulo quer fazer o bem, mas o pecado que vive nele o leva a fazer o mal. É uma condição angustiante, que só pode ser resolvida por Jesus Cristo.
7.14 eu sou humano e fraco Ao pé da letra, o texto original traz “eu sou carnal”; ver v. 5, n.
7.15 faço... aquilo que odeio Gl 5.17.
7.18 na minha natureza humana Ver Rm 7.5, n.
7.25 Nas palavras finais deste versículo, Paulo resume a situação angustiante da pessoa que quer fazer o bem, mas vive afastada de Deus. É uma vida de dúvida, luta e derrota.


Índice: Romanos 1 Romanos 2 Romanos 3 Romanos 4 Romanos 5 Romanos 6 Romanos 7 Romanos 8 Romanos 9 Romanos 10 Romanos 11 Romanos 12 Romanos 13 Romanos 14 Romanos 15 Romanos 16