A Importância da Trindade na Vida Cristã

A Importância da Trindade na Vida Cristã

1

COMPASSADO POR PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO

(Ou, como os evangélicos são profundamente trinitários quer eles saibam ou não)

 

A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.

2 CORÍNTIOS 13:14

 

Você me conhece melhor do que pensa que sabe, e ainda me conhecerá melhor.

ASLAN PARA FRANK, O CABBIE

SOBRINHO DO MÁGICO

 


Estudo anterior: Introdução à Trindade


A realidade vem primeiro e a compreensão a segue. Se você deseja cultivar a habilidade de pensar bem sobre a Trindade, o primeiro passo é perceber que o trinitarismo é mais do que apenas pensar bem. Especificamente, o ponto de partida para uma teologia trinitária durável não é principalmente uma questão de realizar um projeto de pensamento bem-sucedido. Os cristãos nunca estão na posição miserável de reunir alguns conceitos sobre Deus e, em seguida, construir uma grande síntese trinitária a partir deles. Os cristãos também não estão na posição de reunir algumas passagens das Escrituras, aqui um versículo e ali um versículo, e remendá-los em uma doutrina brilhante que melhora a bagunça das Escrituras. Em vez disso, os cristãos devem reconhecer que, quando começamos a pensar sobre a Trindade, o fazemos porque já nos encontramos profundamente envolvidos na realidade da vida trina de Deus, pois ele a abriu para nós para nossa salvação e a revelou na Bíblia. Para começar a fazer uma boa teologia trinitária, precisamos apenas refletir sobre essa realidade presente e desempacotá-la. Quanto mais percebermos que já estamos cercados pela realidade da Trindade do evangelho, mais nosso trinitarismo será importante para nós. Os evangélicos em particular devem reconhecer que temos tudo de que precisamos para pensar sobre a Trindade de uma forma que mude tudo.

 

A TEOLOGIA TRINITÁRIA DE NICKY CRUZ

Nicky Cruz não é famoso por sua teologia trinitária. Ele é famoso por ter sido o “senhor da guerra” de uma violenta gangue de rua chamada Mau-Maus na cidade de Nova York na década de 1950 e pela dramática história de sua conversão ao cristianismo em 1958. No centro de sua história de conversão estava um confronto entre este líder de gangue adolescente de coração duro e um jovem pregador que trouxe a mensagem simples de que Jesus o amava. Foi um confronto, isto é, entre a cruz e o canivete, como diria o jovem pregador David Wilkerson em um livro sobre seu ministério na Times Square.1 Nicky Cruz recontaria a história de seu próprio ponto de vista em sua biografia de 1968, Run Baby Run.2 Contra o pano de fundo escuro de sua jovem vida como vítima e vitimizador, Cruz fala sobre o perdão, o poder de Jesus Cristo e como ele foi libertado da solidão esmagadora. Essa reviravolta dramática é a história pela qual Nicky Cruz é famoso. Não há uma palavra sobre a Trindade nele. Olhando para trás, Cruz diria: “Vim a Jesus porque sabia que Ele me amava e ainda não sabia nada sobre Deus”.

 

Mas em 1976 Cruz escreveu outro livro para descrever o que ele chamou de “o fato mais importante do meu crescimento cristão”. O livro era The Magnificent Three [Os Três Magníficos], e o fato que havia se tornado central para a vida cristã de Cruz naquela época era o fato da Trindade:

 

Algo surgiu em minha caminhada com Deus que se tornou o elemento mais importante do meu discipulado. Tornou-se aquilo que me sustenta, que me alimenta, que me mantém firme quando estou trêmulo. Eu vim para ver Deus, para conhecê-Lo, para me relacionar com Ele como Três-em-Um, Deus como Trindade, Deus como Pai, Salvador e Espírito Santo. Deus me deu ao longo dos anos uma visão de Si mesmo como Três em Um, e a capacidade de me relacionar com Deus dessa forma é o fato mais importante do meu crescimento cristão.3

 

The Magnificent Three é o testemunho pessoal de Nicky Cruz do poder da Trindade em sua vida. Nunca vendeu como Run Baby Run, mas é o antigo Nicky Cruz, desde o capítulo sobre a salvação de um viciado em drogas chamado Chico, até a cura de uma prostituta sem nome, até o capítulo sobre Cruz sendo emboscado por membros de gangues rivais há algumas semanas após sua conversão. Como teólogo cuja especialidade é a teologia trinitária, tenho várias centenas de livros sobre a Trindade em minhas estantes, mas apenas um deles inclui uma luta de faca: o de Nicky Cruz. “Dinamite! Um verdadeiro tesão!” dizem os editores em uma nota introdutória. - Nicky desafia você com sua conversa direta e contundente. Você está lá com ele - no cortiço, na prisão.”4

 

O testemunho de Cruz sobre sua experiência com a Trindade é realmente poderoso. Ele elogia as três pessoas por sua vez, começando com vários capítulos sobre Jesus como seu “magnífico salvador”. Ele enfatiza especialmente a presença de Cristo, realidade e poder para salvar. Cruz já nos disse: “Quando me tornei cristão, não sabia nada sobre nada. No que diz respeito às coisas de Deus, eu era um homem totalmente ignorante. Eu não sabia de nada. Mas Jesus me alcançou apesar da minha ignorância a respeito dele.”5 Nesses capítulos, ele tenta olhar para trás e descrever aquele estranho conhecimento que adquiriu em seu primeiro encontro com Jesus, antes de aprender qualquer detalhe. Em prosa que se transforma em oração, Cruz diz:

 

Lembro-me de quando vi o verdadeiro Jesus pela primeira vez. De repente, vi você como realmente era. Eu vi que Você era humano, assim como eu... .Eu vi que Você tinha coragem, Você tinha coragem. Você tinha algo que eu não poderia descrever, algo que eu nunca tinha visto antes, algo incrivelmente forte e terno, tudo ao mesmo tempo. Eu vi que Você tinha o poder de me esmagar como um inseto e, em vez disso, derramou Seu sangue para me salvar, para me amar, para curar meu coração dolorido.

 

Este é o cerne da mensagem de Cruz, e ele se move sem esforço da linguagem da oração para a linguagem do convite, direcionando seus leitores à presença de Cristo: “Ele quer perdoá-los de seus pecados. Ele quer te curar de sua doença. Ele quer mantê-lo longe da ansiedade, do medo e da culpa. Ele quer libertar você de todo tipo de escravidão. E Ele está lá com você agora para fazer isso. Ele é um Salvador maravilhoso e magnífico!”7

 

Mas esse foco intenso em Jesus não impede Cruz de celebrar “o Pai Magnífico”, cuja paternidade “não é simplesmente uma figura de linguagem”. Deus não é nosso pai meramente em um sentido “universal e impessoal” de ter nos criado, mas “também em um tipo novo, pessoal e especial de paternidade que é reservado apenas para cristãos nascidos de novo. Ele é meu Pai não apenas porque me criou, mas agora também porque me adotou como Seu filho! Sou sua criatura, mas mais do que isso sou Seu filho adotivo!”8 Cruz não é menos eloquente e apaixonado por Deus Pai - sua intimidade paternal, proteção, generosidade e disciplina - do que por Jesus.

 

Nicky Cruz não fala muito sobre como sua experiência de Jesus e sua experiência do Pai se relacionam. Mas quando ele se volta para a terceira pessoa, “o Magnífico Espírito Santo”, ele começa a amarrar os três juntos em uma visão unificada da salvação. Ele consegue isso apontando a necessidade absoluta da obra do Espírito em nos colocar em contato com o Pai e o Filho:

 

Deus é um pai magnífico. Deus é um Salvador magnífico, Jesus Cristo. Mas se não fosse pelo magnífico Espírito Santo, eu ainda seria um pecador miserável e odioso! Não é suficiente ter um Deus-Pai que me ama e provê. Não é suficiente nem mesmo ter um Salvador que morreu por meus pecados. Para que qualquer uma dessas bênçãos faça diferença em nossas vidas, também deve estar presente neste mundo a Terceira Pessoa de Deus, o Espírito Santo.

 

Em que sentido é o ministério da terceira pessoa necessário? A obra do Espírito é necessária porque ele é quem realmente nos coloca em contato com o Filho e o Pai. Não é demais para o Pai e o Filho dizer que sua obra depende da obra do Espírito. Como Cruz argumenta, embora Jesus tenha morrido por nós e o Pai nos perdoe, precisamos nos perguntar: “Mas por que você veio a Jesus em primeiro lugar?” e responda: “Porque você foi atraído por Deus, o Espírito Santo.”

 

Jesus me salvou; o Pai me perdoou. Mas o Espírito Santo me convenceu, me colocou de joelhos e me mostrou Deus. . . . Ele me mostrou Jesus Cristo, e fui conquistado por Seu forte e doce amor. E então Ele me empurrou em direção a Deus, e eu alegremente caí nos braços de meu amoroso Pai.10

 

Na obra do Espírito, os propósitos de Deus são cumpridos e toda a salvação, perdão e comunhão são realizados.

 

Nicky Cruz é famoso por pregar uma mensagem simples do evangelho de uma forma que é relevante para os jovens endurecidos pelas ruas. Ele não é famoso por sua teologia trinitária, e pode até parecer incongruente destacá-lo no início de um livro sobre a doutrina da Trindade. Ele faz de tudo para garantir que ninguém o confunda com um professor de teologia: “Não sei tudo que há para saber sobre teologia. Eu não sou um estudioso de grego. Sou apenas um garoto de rua porto-riquenho que Deus escolheu nas favelas de Nova York e transformou em discípulo e ministro. Mas há uma coisa que sei... Eu sei que Deus é meu Pai.”11 Ele também se certifica de que ninguém confunda seu livro com teologia sistemática: “Este não é um tratado doutrinário sobre a Trindade. Não é uma declaração teológica. Eu não sou capaz disso. É uma declaração pessoal, um testemunho, um simples compartilhar de como Deus, o Três Magníficos vivem em minha vida todos os dias.”12 E embora Cruz traga sua própria voz e experiência de vida para seu testemunho trinitário, ele não está tentando ensine qualquer coisa nova. Sua teologia trinitária não é “sua” no sentido de se originar com ele; é a descoberta pessoal de algo que tem sido a fé e a experiência comum dos cristãos desde o tempo dos apóstolos.

 

Não há nada no livro de Nicky Cruz sobre a Trindade que já não estivesse implícito em seus livros anteriores. Sua compreensão da salvação e da vida cristã não mudou entre Run Baby Run e The Magnificent Three. Desde o momento de sua dramática conversão, ele sabia que Jesus salva e o Pai perdoa. Em seus primeiros dias de estudo da Bíblia, ele compreendeu como havia sido o “empurrão” soberano do Espírito Santo que operava nos bastidores. Nada disso era uma informação nova quando ele começou a descrever a Trindade como “o elemento mais importante” de seu discipulado. Na verdade, Cruz havia mesmo afirmado a doutrina da Trindade desde o início. Parece que nada mudou, mas ele começou a escrever sobre seu relacionamento com o Pai, o Filho e o Espírito com a emoção de ter feito uma descoberta transformadora. Ele chamou de “a coisa que me sustenta, que me alimenta, que me mantém estável quando estou trêmulo”. Embora Cruz não tivesse obtido nenhuma informação nova, ele escreveu como se sua nova compreensão da Trindade tivesse mudado tudo em sua vida cristã.

 

A diferença é que ele entendeu por dentro da doutrina. Ele deixou de aceitá-la com base na autoridade das Escrituras e de seus presbíteros de confiança para entendê-la internamente. “Eu não entendia. Eu acreditava que era verdade, embora a princípio apenas porque tinha uma grande confiança naqueles que me ensinaram. Mais tarde, eu acreditei que era verdade porque vi que era verdade na Bíblia.” Essa foi uma transição importante em si mesma, amadurecendo de uma confiança necessariamente imatura na autoridade humana, para uma confiança direta na autoridade divina. Mas ainda era apenas autoridade e só funcionava com Cruz de fora. “Então eu acreditei, mas ainda não entendi.” O que Cruz experimentou em seu despertar trinitário foi uma espécie de mudança em como ele percebeu a mesma ideia: primeiro, ele viu a Trindade como uma doutrina difícil que tinha que ser aceita, mas dificilmente poderia ser explicada, então ele passou a vê-la como uma doutrina esclarecedora que explicava o que ele leu na Bíblia e o que ele experimentou em sua vida cristã real. Considerando que ele primeiro encontrou a doutrina como um problema, ele veio a entendê-la como uma solução.

 

Cruz lembra sua exasperação inicial com a doutrina de uma forma que provavelmente soa verdadeira para muitos cristãos que não a expressariam de forma tão direta: “Por que três pessoas, pensei, quando isso me confunde tanto? Pareceu-me uma complicação totalmente desnecessária. Por que Deus não poderia ser apenas Deus? Então eu pude entendê-lo. Aceitei esse negócio da ‘Trindade’ pela fé, mas não conseguia me relacionar com isso.”13 A transformação em sua vida ocorreu quando ele percebeu que as coisas descritas na doutrina eram coisas com as quais ele já estava em contato. Ele conheceu Jesus, o Pai e o Espírito por meio do trabalho deles em sua vida. A doutrina da Trindade foi a chave para entender que essas três experiências pertenciam porque o Deus por trás delas era o único Deus, tornando-se conhecido como Pai, Filho e Espírito Santo precisamente porque Ele existe eternamente como Pai, Filho e Espírito Santo. “Entendo que Deus é muito mais para mim como Três em Um do que jamais poderia ser de qualquer outra forma”, escreveu Cruz. “Sei agora como é muito mais fácil para mim me relacionar com Ele naquele dia-a-dia, porque Ele tem três anos.”14 Ele continua:

 

Não estou falando sobre teologia. O que estou descrevendo é algo diferente de meramente acreditar na doutrina da Trindade. Sempre acreditei na doutrina da Trindade, mas nunca tinha experimentado Deus pessoalmente como o Três em Um. No começo era apenas uma doutrina na qual eu acreditava, mas agora se tornou uma verdade da vida cotidiana. Deus desenvolveu em mim um senso de relacionamentos separados que posso ter com o Pai, o Salvador e o Espírito Santo. Ele me mostrou a força que vem desses relacionamentos separados, o poder de viver que vem das três faces de Deus. Ele me ensinou a me alimentar da Trindade para meu sustento diário, em vez de apenas ter uma vaga sensação de que a Trindade é de alguma forma verdadeira.

 

As pessoas podem se tornar cristãs depois de aprender uma pequena quantidade de doutrina e informações. À medida que crescem no discipulado, eles leem mais da Bíblia e passam a entender mais do que antes. Mas o que o testemunho trinitário de Nicky Cruz destaca é que o fator decisivo não é uma transferência de informação. Não havia dados totalmente novos colocados em seu processo de pensamento, e ele não precisava mudar de ideia sobre nenhuma de suas crenças. Ele já acreditava na Trindade há algum tempo quando despertou para a diferença que a Trindade faz em todos os aspectos de sua vida cristã. Seu trinitarismo radical não veio de uma aula de teologia avançada; veio do evangelho e então o levou a uma aula de teologia avançada. Ele era como um homem que encontrou um tesouro escondido em um campo que ele não precisava comprar, porque ele já o possuía. Ele ouviu Deus o chamando para cavar fundo, e o que ele encontrou lá mudou tudo para ele.

 

ALGO MAIS DO QUE PALAVRAS

O tipo de trinitarismo de que precisamos não é simplesmente a aceitação de uma doutrina. A doutrina da Trindade não é, em primeira instância, algo a ser construído por argumentos de textos. Na melhor das hipóteses, esse método levará ao reconhecimento mental de que “a teoria trinitária” é a melhor responsável pelas evidências reunidas. O primeiro passo no caminho para o coração do mistério trinitário é reconhecer que, como cristãos, já nos encontramos profundamente envolvidos na vida trina e precisamos apenas refletir corretamente sobre a realidade presente. A maioria dos cristãos evangélicos não precisa ser convencida a aceitar a teoria trinitária; precisam mostrar que estão imersos na realidade trinitária. Precisamos ver e sentir que estamos rodeados pela Trindade, rodeados por todos os lados pela presença e a obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A partir desse ponto, o ensino verdadeiramente produtivo pode começar.

 

Certamente há um momento e lugar para introduzir as palavras, conceitos, proposições e reivindicações de verdade da teologia trinitária. Mas com muita frequência no ensino contemporâneo sobre a Trindade, essas palavras não apenas vêm em primeiro lugar; eles vêm primeiro, último e exclusivamente. A Trindade parece para a maioria dos evangélicos como uma fórmula doutrinária a ser recebida e acreditada por um ato mental de compreensão. Em suma, é, na melhor das hipóteses, um fato verdadeiro a respeito de Deus que guardamos em nossas mentes na forma de palavras. Ensinar sobre isso é então uma questão de usar palavras para levar os alunos a mais palavras. “Palavras, palavras, palavras”, foi a resposta do Príncipe Hamlet quando lhe perguntaram o que estava lendo, mas isso dificilmente era um sinal de uma mente equilibrada ou de um espírito generoso. Um cristão que está lendo sobre a Trindade deve ser capaz de dizer que está lendo mais do que “palavras, palavras, palavras”. O compromisso evangélico com a Trindade não deve ficar confinado ao domínio dos exercícios verbais; deve mergulhar mais fundo e subir mais alto do que o poder das palavras. Deve partir da realidade vivida da graça trinitária de Deus e levar-nos a um encontro mais profundo com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Uma abordagem meramente verbal da Trindade está condenada a ser superficial, fraca e quebradiça, porque não será mais forte do que nossa própria capacidade de compreender e articular o que estamos pensando. Esta é de fato a situação em que grande parte do trinitarismo evangélico se encontra no nível popular. Como ensinei em várias igrejas sobre a doutrina da Trindade nos últimos doze anos, tentei responder às três principais perguntas que os evangélicos trazem com eles: É bíblico? Isso faz sentido? E isso importa? Todas essas são boas perguntas e merecem as respostas mais úteis que um teólogo pode trazer a uma congregação.16 Mas aprendi que se as duas primeiras perguntas são respondidas apenas no nível de manobras verbais, a terceira pergunta tem a tendência de se tornar incrivelmente grande.

 

A pergunta é bíblica? pode ser respondida por um amontoado de versículos bíblicos que provam vários elementos da doutrina. Primeiro, fornecemos provas bíblicas da divindade do Filho, depois da divindade do Espírito, da personalidade do Espírito, da distinção entre o Pai e do Filho, da distinção do Filho e do Espírito, e assim por diante, começando ou terminando com a prova bíblica da unidade de Deus. É possível ter um vislumbre da lógica trinitária mais profunda da mensagem total da Bíblia por meio dessa abordagem, mas quando o tempo é curto, a prova bíblica da Trindade é reduzida a um caso versículo por versículo.

 

Isso leva à segunda pergunta: isso faz sentido? Existem algumas distinções lógicas satisfatórias a serem feitas aqui, especialmente ao apontar que Deus não é um algo e também de alguma forma três das mesmas coisas (o que seria uma contradição lógica estrita), mas um sendo em três pessoas (que ainda requer mais explicações, mas não é simplesmente uma contradição). Mas o próximo passo, aparentemente inevitável, na busca pela pergunta, isso faz sentido? É a subquestão: Qual é a melhor analogia para a Trindade? Esta subquestão geralmente é o toque de morte para a relevância do Trinitarianismo. As analogias podem desempenhar um papel útil no pensamento sobre Deus, mas quando o anseio por uma analogia surge bem aqui, na fronteira entre “isso faz sentido” e “isso importa”, geralmente é um sinal de que o pensamento trinitário evoluiu para um projeto verbal por si só. Tornou-se uma questão de encontrar as palavras certas, para que elas possam nos levar a mais palavras certas. A prova de texto em série dá lugar a analogias quebradas, confrontando-nos com uma questão irrespondível do tipo “e daí”. Como caímos tão rapidamente de três questões perfeitamente boas (É bíblico? Faz sentido? E isso importa?) para uma forma de discurso tão vazia quanto uma câmara de eco? Qual é a diferença entre uma crença na Trindade que simplesmente não importa e outra que muda tudo?

 

O que é necessário é uma abordagem da doutrina da Trindade que tomo posição sobre a realidade experimentada da Trindade e só então avance para a tarefa de esclarecimento verbal e conceitual. O princípio é, primeiro a realidade, depois a explicação. O que dá errado em tantas atividades populares sobre a Trindade é que os cristãos abordam a doutrina como se fosse seu trabalho construído a partir de pedaços de versos, argumentos e analogias. A própria doutrina parece estar do outro lado de um projeto mental. Se o projeto for bem-sucedido, eles alcançarão a doutrina da Trindade e serão capazes de responder a perguntas como “por que ter três pessoas?” e “como é a Trindade?”. Mas o método certo começaria com uma imersão na realidade do Deus triúno e só então se voltaria para a tarefa de explicar. As palavras e os conceitos encontrariam então seus devidos lugares no contexto de uma vida que é marcada pela presença reconhecida do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Este tipo de ensino sobre a Trindade não seria um projeto de construção de uma ideia complexa, mas de desdobramento de uma realidade divulgada que já estaríamos no meio como cristãos.

 

O que pode ser feito para que a doutrina da Trindade floresça na teologia evangélica como se este fosse seu próprio solo nativo? O que seria necessário para inculturar o trinitarismo na cultura do evangelicalismo? Estou argumentando que precisamos começar com os recursos disponíveis, exatamente onde estamos. Sabemos mais do que podemos dizer sobre a Trindade e não devemos nos deixar cair na armadilha de pensar que tudo depende de nossa capacidade de articular o mistério do Deus triúno. Mas precisamos ser lembrados de que estamos imersos em uma realidade trinitária. É possível ser radicalmente trinitário sem saber ou ter amnésia sobre o verdadeiro status de alguém. Podemos ser formados e educados por um movimento que veio a existir como a força trinitária mais consistente da história do cristianismo, mas podemos viver de uma maneira que está alienada das riquezas trinitárias.

 

Por mais empobrecida que seja sua articulação, a própria realidade trinitária está presente na vida das igrejas evangélicas. O evangelicalismo como movimento é impensável sem uma certa lógica trinitária de experiência subjacente. A robusta teologia trinitária nunca ocorre no vácuo; sempre floresce no contexto de um rico ambiente experiencial e cultural que oferece o pano de fundo contra o qual as formulações doutrinárias são literárias como relevantes. Robert Louis Wilken celebrou uma maneira como a teologia doutrinária do período formativo do Cristianismo raciocinou “da história, do ritual e do texto”, de modo que “conceitos e abstrações sempre foram criados a serviço de uma imersão mais profunda  no mistério de Cristo e a prática da vida cristã.17 É comum (como veremos a seguir) argumentar que um ambiente eclesial conscientemente elevado, bem abastecido com tradição, liturgia e realismo sacramental, é o solo adequado no qual o trinitarismo pode ser melhor cultivado.

 

Sem denegrir esses recursos ou negar que eles podem financiar uma teologia trinitária vigorosa (também entre alguns evangélicos da alta igreja), quero argumentar que há outro solo em que a doutrina da Trindade pode prosperar. O tipo de evangelicalismo de igreja inferior que está se espalhando tão rapidamente pelo mundo em nossa era contém recursos profundos para uma teologia trinitária eficaz. O evangelicalismo pode ser o gigante adormecido da renovada teologia trinitária na vida da igreja, se vier a se entender corretamente. O “se” é importante e também figura com destaque na recente avaliação de Mark Noll, falando não da teologia trinitária, mas da vida da mente em geral: “Para os evangélicos (como para outros cristãos), a maior esperança de aprender em qualquer idade . . . reside na própria fé cristã, que no final significa em Jesus Cristo. Assim, se os evangélicos são o povo do evangelho que afirmamos ser, nosso resgate intelectual está próximo.”18

 

A doutrina da Trindade floresce, não quando é meramente afirmada com precisão, mas quando é afirmada no contexto de uma consciência de fundo pré-discursiva e não-temática da realidade da Trindade. Esse pano de fundo não cognitivo (ou dimensão tácita) é necessário para financiar a reflexão produtiva, temática e teológica sobre a doutrina. Na verdade, existem recursos do evangelho para um trinitarismo robusto que ainda precisam ser articulados em um idioma reconhecidamente evangélico. Precisamos ter cuidado com o perigo da auto-compreensão evangélica e destacar, em vez disso, os recursos propriamente evangélicos que correm o risco de ser esquecidos. Os santos evangélicos já vivem o trinitarismo primário, esta comunhão com a Santíssima Trindade. Mas os teóricos do evangelicalismo muitas vezes falharam em dar voz às coisas que seu povo está experimentando. Já existe algo profundamente trinitário acontecendo nas igrejas evangélicas, e quando esse algo começa a financiar a reflexão teológica, podemos esperar uma contribuição significativa dessas igrejas. “Se os evangélicos são o povo do evangelho que afirmamos ser”, para estender as implicações da condição de Noll, então tudo o que é necessário é que os teólogos evangélicos compreendam a maneira como o evangelho e a Trindade se pressupõem mutuamente, para que se tornem manifestamente o que eles são tacitamente: pessoas da Trindade.

 

 

Notas

1. David Wilkerson com John e Elizabeth Sherrill, The Cross and the Switchblade (New York: Pyramid, 1963). O livro foi um best-seller na década de 1970 no mercado cristão. Foi também a base de um filme de 1970 estrelado por Pat Boone e Erik Estrada, e de um gibi de 1972.

 

2.Nicky Cruz com Jamie Buckingham, Run Baby Run (New York: Pyramid, 1968).

 

3.Nicky Cruz com Charles Paul Conn, The Magnificent Three (Old Tappan, NJ: Revell, 1976).

 

4.Ibid., 9.

 

5.Ibid., 13.

 

6.Ibid., 24–25.

 

7.Ibid., 51.

 

8.Ibid., 64.

 

9.Ibid., 103.

 

10.Ibid., 105.

 

11.Ibid., 70.

 

12.Ibid., 18.

 

13.Ibid., 15.

 

14.Ibid., 17.

 

15.Ibid.

 

16. Millard J. Erickson aborda precisamente essas questões em seu livro curto e incisivo Making Sense of the Trinity: Three Crucial Questions (Grand Rapids, MI: Baker Academic, 2000). Seu título para a terceira pergunta, que ele chama de E daí?” pergunta é: Isso faz alguma diferença?”

 

17.Robert Louis Wilken, The Spirit of Early Christian Thought: Seeking the Face of God (New Haven: Yale University Press, 2003), xviii.

 

18.Mark Noll, “The Evangelical Mind Today,” First Things 146 (October 2004): 34–39.