terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Posted by Eduardo G. Junior In , | 8 comments
QUAL O SIGNIFICADO DE ALFA E OMEGA, ESTUDO BIBLICO
Expressão Grega: Alpha kai Omega

Você já ouviu a expressão: “Ele sabe tudo de A a Z?” “A a Z”, neste contexto, denota abrangência. No alfabeto grego, alfa é a primeira letra e Omega é a última. A expressão “de A a Z”, em grego, seria “Alfa a Omega.” O Novo Testamento dá a Deus e Jesus o título Alfa e Ômega, bem como “o Princípio e o Fim” e “o Primeiro e o Último” (Ap. 1:8,17, 2:8, 21:6; 22:13). Segundo essas passagens, Deus em Cristo não é apenas o Primeiro e o Último, mas também é composto de todo o resto. Assim, Deus exprime e afirma a Sua plenitude, abrangência, inclusividade em tudo; Ele é a fonte de toda a vida e trará todas as coisas a seu fim designado. Tais afirmações se encontram também no Antigo Testamento (veja Isa. 41: 4; 44:6; 48:12), que ressalta a soberania exclusiva e fiel de Deus e seu Filho, Jesus. Os leitores cristãos são lembrados de que a criação e o fim de toda a história humana estão sob o controle do Deus vivo.

Versículos chaves
Apocalipse 1:8; 21:6; 22:13

Os versos da peça Apocalipse 1:8; 21:6; 22:13

No livro do Apocalipse, Deus é chamado de Alfa e Ômega, porque toda a revelação começa e termina com ele. Ele é o Criador e o Concluidor de toda a vida. Cristo também tem este título porque Ele é a fonte da vida. Se temos a ansiedade sobre como o mundo vai acabar e como vai ser depois desta vida terminar, podemos estar certos de que o mesmo Deus que começou este mundo (como o Alfa) vai estar lá no final (como o Ômega). O Senhor apresenta-se muitas vezes como o Alfa e Ômega no último livro da Bíblia. O conhecimento de que Ele está no controle completo de cada aspecto de nossas vidas é uma fonte de segurança e de conforto nos momentos de provação.


Fonte: Holman Treasury of Key Bible Words de Eugene E. Carpenter e Philip W. Comfort.

8 comentários:

  1. eu gostei de ler isto e acredito que tudo é verdade por isto estou neste mundo hoje eu e meus irmaos por vontade do senhor deus groria a deus groria a nosso senhor jesus cristo.

    ResponderExcluir
  2. obrigada pla explicaçao,simples e muito produtiva

    ResponderExcluir
  3. sempre em minhas adorações eu disia que deus é alfa e omega mas eu não sabia o siguinificado, agora eu sei e vou sempre proclamar que ele é o primeiro e último de todas as coisas.

    ResponderExcluir
  4. Deus é tudo isso e muito mais(Alfa e Omega).
    Anilton.

    ResponderExcluir
  5. Não se enganem com isto, essas ministrações vem do GREGO, mais as ESCRITURAS jamais foram ESCRITAS no GREGO originariamente, mais... em HEBRAICO. ATENÇÃO! Essa ministração está erronea. Ele não é ALFA E OMEGA, mais ALEPH e TAV. A "ALEPH" que é a primeira letra do alfabeto hebraico e "TAV", que é a ultima letra do alfabeto HEBRAICO. SHALOM!

    ResponderExcluir
  6. fui pesquisa sobre isso, por causa, de uma banda chamada alfa omega, mais a explicaçao é muiti mais perfeita... adorei saber disso
    o senhir meu Deus sempre sera o principio e o fim

    ResponderExcluir

Compartilhe Este Artigo

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter

Pesquise outros Estudos