Jesus Disse: “Amas-me Mais do que Estes?”

O QUE SIGNIFICA, ESTES, JOÃO 21:15, PEDRO, ESTUDO BIBLICOS, TEOLOGICOS
O tema dessa postagem que tem como base textual João 21:15 aponta para uma dúvida comum em alguns leitores. A pergunta é: A que se referia Jesus por “estes” ao perguntar ao apóstolo Pedro: “Amas-me mais do que estes”?

O ressuscitado Jesus estava no Mar da Galiléia. Lemos: “Então, depois de terem almoçado, Jesus disse a Simão Pedro: ‘Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?’ Ele lhe disse: ‘Sim, Senhor, tu sabes que tenho afeição por ti.’ Disse-lhe ele: ‘Apascenta meus cordeiros.’” — João 21:15.

Ao passo que o gênero de um pronome grego às vezes indica o sujeito, o plural toúton (“estes”) pode ter um sujeito masculino, feminino ou neutro. Assim, os peritos têm sugerido três possíveis significados para a pergunta de Jesus.

1. Amas-me mais do que amas a estes outros discípulos?
2. Amas-me mais do que estes discípulos me amam?
3. Amas-me mais do que a estas coisas, tais como os peixes?

Analisemos as três, para ver qual é a mais provável.

Número 1. Francamente, poucos cristãos imaginariam Cristo perguntar: ‘Amas-me mais do que amas os discípulos?’ Certamente deveríamos amar assim! Pareceria especialmente estranho fazer a Pedro tal pergunta. Ele acabara de estar num barco com outros seis discípulos, mas, ao reconhecer a Jesus na praia, Pedro os abandonou e nadou até lá. Mostrando apego similar, quando Cristo perguntara aos apóstolos se eles também queriam se afastar junto com os que haviam tropeçado, Pedro disse que estava determinado a ficar com Jesus. — João 6:66-69; 21:7, 8.

Número 2. Que dizer da hipótese de que Jesus quisesse dizer: ‘Pedro, tens maior amor por mim do que os outros discípulos têm?’ Muitos comentaristas defendem esse ponto de vista, pois Pedro dissera antes que a sua lealdade a Jesus era maior do que a dos outros. (Mateus 26:33-35) Mas, entender João 21:15 assim exige um verbo subentendido não declarado, como: “Amas-me mais do que estes [me amam]?” Mas, não existe um verbo adicional na pergunta de Jesus, e isso apresentaria dificuldades gramaticais. Ademais, pareceria inoportuno Jesus pedir a Pedro que comparasse o seu grau de amor ao grau de amor de outros. Não corrigiu Jesus os apóstolos quando certa ocasião demonstraram rivalidade? — Marcos 9:33-37; 10:35-44; Lucas 22:24-27.

Poderia ser, então, que o que Jesus perguntava era o Número 3, ‘amas-me mais do que a estas coisas, tais como os peixes’? Esta possibilidade se enquadra no fraseado da pergunta no grego, pois pedia-se a Pedro que escolhesse entre duas coisas (Jesus e “estes”). Tal pergunta também seria apropriada em vista dos antecedentes de Pedro. Ele fora um dos primeiros discípulos a seguir a Jesus. (João 1:35-42) Mas, aparentemente, ele não seguiu a Jesus imediatamente por tempo integral. Em vez disso, voltou à pesca. Assim, alguns meses depois, Jesus convocou Pedro a abandonar essa lucrativa ocupação para tornar-se ‘pescador de homens’. (Mateus 4:18-20; Lucas 5:1-11) Não obstante, após a morte de Jesus, Pedro esboçou um retorno à sua ocupação, dizendo a alguns dos discípulos. “Vou pescar.” — João 21:2, 3.

Portanto, é bem possível que Jesus trazia à atenção de Pedro a necessidade de fazer uma escolha decisiva. O que viria em primeiro lugar na sua vida — ser seguidor de Jesus ou dedicar-se a uma profissão, conforme sugerido pelos peixes empilhados à sua frente? Quão significativo era o espaço que os peixes, as redes, os barcos e a amizade com os outros pescadores ocupavam no coração de Pedro’? Abandonaria ele realmente a tais coisas agradáveis para dar prioridade ao seu amor a Cristo e o conseqüente apascentar das “ovelhinhas” de Jesus? — João 21:17.

Podemos fazer a nós mesmos uma pergunta similar envolvendo ‘estas coisas’ que talvez nos atraiam, tais como o nosso interessante emprego ou ocupação, o usufruto de um alto nível de instrução, de nosso lar ou de nosso lazer preferido. Podemos ponderar, francamente: ‘Amo a Jesus mais do que a qualquer uma ou a todas essas coisas?’ Jesus mostrou que se a nossa resposta for positiva, mostraremos isso por apascentar as “ovelhinhas”.


Outros estudos bíblicos relacionados ao Evangelho de João:

Cf. O Amor Éros e o Novo Testamento
Cf. Apóstolo Pedro
Cf. Bom Pastor e o Aprisco de Israel
Cf. Destaques do Evangelho de João
Cf. Visão Geral do Evangelho de João