Cooperação nas Tarefas Domésticas

ESTRESSE, ESTUDO BIBLICO, TEOLOGICO
Quando marido e esposa trabalham fora, as tarefas domésticas também podem se tornar uma causa de estresse. Algumas mães driblam o estresse simplificando as tarefas do dia-a-dia. Chegaram à conclusão de que não é possível nem prático servir refeições muito elaboradas. Lembre-se do conselho de Jesus para uma mulher que estava preparando uma refeição elaborada: “Poucas coisas, porém, são necessárias, ou apenas uma.” (Lucas 10:42) Procure simplificar o serviço do dia-a-dia, assim você diminuirá o estresse.

Mesmo assim, há muitas coisas que precisam ser feitas. Uma mãe que trabalha fora admite: “Quando era mais nova, eu dava conta de tudo. Agora, com o passar dos anos, está ficando mais difícil. Aquele ritmo agitado está começando a me prejudicar. A cooperação de cada membro da família me ajuda a evitar um estresse muito maior e mais grave, além de ser uma maneira de eles mostrarem que se preocupam com o meu bem-estar.” Isso mesmo. Se a família toda der uma ajuda, as tarefas serão feitas sem sobrecarregar ninguém. Um livro sobre a criação de filhos diz: “Dividir as tarefas domésticas com os filhos é uma das melhores maneiras de produzir neles . . . um sentimento de realização. Cuidarem de tarefas regularmente fará com que desenvolvam hábitos úteis e boas atitudes em relação ao trabalho.” E fazer o serviço da casa junto com os filhos dará aos pais a oportunidade de ficar mais tempo na companhia deles.

Julieta diz: “Eu noto que minha mãe fica contente e até aliviada quando a ajudo no serviço da casa. O trabalho me dá prazer e me torna mais responsável, além de me ajudar a dar mais valor pela minha casa. O fato de estar aprendendo a cuidar de tarefas domésticas cria um bom alicerce para o futuro.” Mary Carmen confirma isso: “Meus pais nos ensinaram desde pequenos a saber como nos virar. Isso foi muito bom para nós.”

Início do Artigo:

Cf. Você Pode Controlar o Estresse
Cf. Lidar com o Estresse Profissional
Cf. Alívio da Pressão Financeira
Cf. Comunicação entre Casal
Cf. Comunicação com os Filhos - Um Desafio


Sequência do Artigo:

Cf. Encare o Estresse de Forma Positiva