Isaías 12 — Explicação das Escrituras

Isaías 12

Isaías 12 é um capítulo de louvor e ação de graças. Segue os temas de restauração e redenção vistos nos capítulos anteriores. O capítulo enfatiza a alegria e a gratidão do povo de Israel pela salvação de Deus. Eles reconhecem Deus como sua força e cantam Sua grandeza. Este capítulo é uma resposta às promessas de libertação de Deus e reflete um coração de adoração e reconhecimento de Sua bondade. É uma expressão breve, mas poderosa, do relacionamento entre Deus e Seu povo, cheio de esperança e gratidão.

Explicação

12:1–6 No alegre dia do milênio, Israel cantará cânticos de ação de graças e de confiança. Com alegria o remanescente salvo saciará a sua sede tirando água das fontes da salvação. Israel também cantará como missionários de Deus para as nações, convidando-as a virem a Cristo para satisfação.

Este cântico tem muita semelhança com o de Moisés, Êx 15, ao qual há muitas alusões, no Antigo e no Novo Testamentos (Ap 15.3).

12.2 Minha salvação. Cf. Sl 46. Meu cântico. Cf. Sl 118.14.

a. Eis que o adorador quer que os outros vejam o que ele diz ser verdade. Ele está animado com o que Deus fez em sua vida e convida todos a contemplar a obra do Senhor.

b. Deus é minha salvação: Esta é a salvação. Dizer que Deus é minha salvação é também dizer: “Eu não sou minha salvação. Minhas boas obras, minhas boas intenções, meus bons pensamentos não me salvam. Deus é minha salvação”.

I. Muitos nunca sentem a necessidade de salvação. Em vez disso, eles acham que suas vidas estão bem e pedem uma pequena ajuda a Deus quando sentem que precisam. Mas eles nunca se veem como homens que se afogam em necessidade de resgate ou se veem como pecadores destinados ao inferno que precisam de salvação.

II. O adorador está tão imerso nessa ideia que a repete no mesmo versículo: Deus é minha salvação... Ele também se tornou minha salvação.

c. Confiarei e não terei medo: essa paz e segurança vêm de saber que Deus é minha salvação. Quando somos a nossa própria salvação, é difícil confiar e não ter medo de nós mesmos. Mas quando Deus é a nossa salvação, podemos confiar e não ter medo.

i. Paulo repetiu a mesma ideia em Romanos 5:1: Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. O lugar de paz e confiança e “sem medo” vem apenas de ver nossa salvação em Deus, e não em nós mesmos.

d. Vou confiar e não ter medo: Esta é uma declaração confiante que reflete a vontade do adorador. Ele está decidindo confiar e não ter medo. Existem sentimentos de confiança, mas isso é diferente da decisão de confiar. Podemos dizer à nossa vontade: “Eu confiarei e não terei medo”.

I. “Ouça, ó incrédulo, você disse: 'Eu não posso acreditar', mas seria mais honesto se você tivesse dito: 'Eu não vou acreditar'. Sua incredulidade é sua culpa, não sua desgraça. É uma doença, mas também é um crime: é uma terrível fonte de miséria para você, mas é justamente assim, pois é uma ofensa atroz contra o Deus da verdade. (Spurgeon)

II. “A conversa sobre tentar acreditar é um mero fingimento. Mas seja fingimento ou não, deixe-me lembrá-lo de que não há nenhum texto na Bíblia que diga: 'Tente e creia', mas diz 'Creia no Senhor Jesus Cristo'. Ele é o Filho de Deus, ele provou isso. por seus milagres, ele morreu para salvar pecadores, portanto, confie nele; ele merece confiança implícita e confiança infantil. Você vai recusar isso a ele? Então você difamou o caráter dele e lhe deu a mentira.” (Spurgeon)

e. Pois YAH, o SENHOR, é minha força e meu cântico: O SENHOR não é apenas a salvação do adorador, ele é também sua força e seu cântico. Alguns acham mais fácil considerar o Senhor como sua salvação em um sentido distante de “tchau-e-tchau” do que tomá-lo hoje como sua força e seu cântico.

I. Quando o SENHOR é nossa força, significa que Ele é nosso recurso, Ele é nosso refúgio. Nós olhamos para Ele para nossas necessidades e nunca estamos insatisfeitos. “Nem ele é chamado aqui de parte ou auxílio de nossa força, mas de nossa força completa; pois somos fortes, na medida em que ele nos dá força”. (Calvino)

II. Quando o SENHOR é nosso cântico, significa que Ele é nossa alegria, Ele é nossa felicidade. Encontramos nosso propósito e vida nEle, e Ele nunca decepciona.

III. “A palavra Yah lida aqui é provavelmente um erro; e surgiu originalmente do costume dos escribas judeus, que, quando encontravam uma linha muito curta para a palavra, escreviam tantas letras quanto a preenchiam, e então começavam a próxima linha com a palavra inteira.” (Clarke)

12.3 Fontes de Salvação. Podemos lembrar aqui o relato de João 4 quando ele oferece à samaritana a água da vida. O versículo inicia por dizer que esta palavra é de “alegria”.

12.4 Por causa da bondade divina manifesta nas fontes de água, e a verdadeira água da vida que vem por meio de Cristo, os leitores são exortados a darem louvor ao Criador por tais dádivas.