Salmos 23: Comentário Simples

Salmo 23: SALMO DE CONFIANÇA

Este salmo é tanto louvor e uma mensagem de fé. É um salmo favorito na liturgia, hino e vida devocional privada. Pode muito bem ter sido escrito por Davi, como o pastor que tinha vivido muitos momentos de perigo.
O Salmo é simples, mas profundo. É simples, porque a vida do pastor era bem conhecida; ele vai adiante de suas ovelhas; eles têm que confiar nele e segui-lo. O motivo de Deus como pastor de seu povo é encontrado em muitas passagens (Salmo 74: 1; 77:20; 78:52, 79:13, 80: 1, 95: 7, 100: 3, Isa 40:11. ). No NT Jesus disse: Eu sou o bom pastor (João 10:11; cf. 1 Pedro 2:25.).
Em Êxodo encontramos palavras similares bem como em Números. Então, esse Salmo nos lembra dos atos de Deus no passado e nos aponta para Jesus Cristo que é o nosso Bom Pastor.
O poema também contém a metáfora do hospedeiro. As duas partes do salmo contém detalhes linguísticos que se unem. É um poema bonito que combina imagens contrastantes que cobrem os principais aspectos da vida ao ar livre, em ambientes fechados, a paz, o perigo, e a perspectiva de bons momentos de reforço para a alma.
1.   Jeová como pastor, vv. 1-4
A metáfora pastor indica o cuidado que Deus dá ao seu povo, o rebanho precisa de vigilância e proteção dos animais selvagens, o mau tempo e todos os perigos constantes; Pastor também ajuda o perdido e doente. As ovelhas sem pastor geralmente perecem.
A frase meu pastor dá uma aplicação muito pessoal do Salmo. Deus se importa e corre em auxilio com amor para cada um de suas “ovelhas”. Para que todos possam confiar nele.
Pastor Qualidades
23: 1-6
1 O bom pastor. Proteção Vida e nada me faltará , v 1.
O bom pastor dá a sua vida , João 10:11.
2 O pastor bondoso. Descanso sabático e me faz relaxar , v. 2.
      E as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz , João 10: 4.
3 O pastor sábio e instruções que nos guia.
      E Ele me conduz pelas veredas da justiça, v3.
      E eu conheço as minhas ovelhas , João 10:14.
4 Pastor poderoso e cheio de vitória.
      Porque você está comigo , v. 4.
      E as arrebatará da minha mão , João 10:28.
5 O pastor cuidadoso e fornecedor de alimentos.
      Você prepara uma mesa perante mim , v. 5.
      Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância , João 10:10.
6. O cajado do Pastor: amizade e conforto.
      Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.
      Chama as suas ovelhas pelo nome , João 10: 3.
7 O pastor sênior: casa e família.
      E na casa do Senhor habitarei por dias a fio , v. Six.
      Eu lhes dou a vida eterna, e nunca hão de perecer , João 10:28.

Nada me faltará resultados da primeira linha. Porque Deus é o meu pastor eu não tenho medo, pois ele sempre irá fornecer o que é necessário. Nós confiamos nele completamente e descansamos. O NT ensina que ele nos quer perguntar o que precisamos a cada dia.
O v. 2 apresenta um quadro de paz, segurança e tranquilidade. Descanso em verdes pastos, é o melhor presente para as ovelhas. Deus sabe e quer oferecer essas delícias a eles.
Paz e prosperidade, às vezes, nos faz esquecer de Deus. Mas o salmista, em vez disso, confia em Deus e louva-o. águas calmas dão a ideia de frio; e verso fala sobre comida e bebida, as necessidades diárias das ovelhas.
Me dirigindo. O salmista continua com detalhes metáfora. Deus sabe levar a experiências de alegria e bênção. Além disso, o crente cheio do Espírito Santo é uma fonte de água viva, de acordo com o NT.
A palavra traduzida conforto que você tem a ideia de restaurar ou reparar. Ele é usado para “trazer de volta” em Jeremias 50:19 e Ezequiel 39: 2. Assim, o pastor não se desviou de volta para isso. Muitas vezes a nossa vida precisa de restauração e conforto. Deus, nosso pastor faz e nos dá novas forças.
Vou guiá- se a ideia de gestão individual e pessoal de Deus. E nesse sentido é os caminhos da justiça ; é a direção correta e saudável; nenhuma orientação de forma que acabam mal.
Por causa do seu nome está aceso ”Por causa do seu nome.” Eu sou guiado não por quem eu sou, mas por causa de quem ele é. Deus me prometeu e é fiel; Ele prometeu que não nos deixe.
Quatro imagens em Salmo 23
I.     O pastor, o grego poimen.A imagem de “pastor” é na literatura mundial tradicional, política ou religiosa, de um líder de uma comunidade. Excelência de Pastor, carinho e cheio de misericórdia se aplica a Jeová. A intervenção salvadora de Deus para libertar o seu povo, “seu rebanho”, para não “cair de novo” também está atualizando a libertação da opressão.
     
O Bom Pastor:
Fornece uma pastagem que cobre a imagem de riqueza, bens e riqueza.
2 Proteção. Cuida, mantem, defende. 
3 Congrega. ”Meu Povo”, “Meu rebanho.”
4 Coleta, aceita, recebe, dá entrada. Expulsar ou de outra forma aliena:
(1) Retira: Josué 23: 5.
(2) Despeja a posição: Isaías 22:19.
(3) Rejeita: Provérbios 10: 3.
O pastoreio cobre, guia, protege, observa, alimenta, cuida, defende, protege e alimenta.
      Texto: “Eu sou o bom pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas “(João 10:11).
II. Ovelha, grego porbaton.
Designa frequentemente “gado miúdo”. Ovelha, oferecida em sacrifício, evoca os principais recursos da Palestina: lã, leite, carne e pele. O Senhor Jesus, muitas vezes, evoca com imagens de pastor e as ovelhas, o pedido de Deus para os homens, ao contrário dos pastores maus obreiros.
1 Elas têm que comer.
Elas tem que beber 2.
3 Elas têm proteção.
4 Evite ser vítima mordida.
(1) A falta de comida.
(2) A escassez de água.
(3) A falta de proteção.
(4) Concluir a queda da presa mordida.
Jeová, como o Bom Pastor, dá comida e água, proteção completa e impede que ele seja presa dos animais. A dispersão é contrária à unidade do rebanho. A unidade é um sinal de conforto, paz e prosperidade, força de coesão (João 10).
III. Os pastos verdes.
     Vem do Lat. pastus significa pastar, apoio, alimentação. Fertilidade expressa a possibilidade de riqueza, abundância, provisão de alimentos. Boa e abundante, Pastagens são espaçosas, confortáveis e uma tranquila área. A importância de gramíneas em uma aldeia de pastores é de suma importância. A falta dela traz migração, sofrimento, fome.
“Em verdes pastagens me faz repousar.”
IV. Águas
      Ela vem do grego hydor.
1. Grandes águas: o oceano, o mar, os rios, a chuva, as fontes. As águas do Jordão.
2 De purificação da água: adoração, baptismo, purificação.
3 A água que dá a vida: água, juntamente com pão, sustenta a vida, e sacia a sede. A água viva (João 4:10). A água viva é um símbolo da Palavra, o Espírito Santo e do próprio Cristo.
      Fluxos de água, a água da terra:
1 Sua força pacífica. Muita gente. Como um rio para Jerusalém: Isaías 2: 2; Jeremias 31:12;Miqueias 4: 1.
2 Abundância de paz. Vai ser como um rio, a justiça como as ondas do mar, se as pessoas que servem a Palavra do Senhor: Isaías 48:18; 66:12.
3 Abundância de lágrimas. Caem pelas bochechas do salmista como riachos, chorando por quem não encontra o Senhor: Salmo 119. 136.
Os efeitos benéficos da água são: fertilidade, vida, doçura e suavidade: Isaías 8: 6-8;Jeremias 17: 7 8
Correnteza e ponto de durabilidade para uma abundância que significa perseverança. Não é a água que cai vertiginosamente e violentamente. A correnteza, fugaz, na verdade, é um sinal de frustração e traição enganosa.
“Águas tranquilas”. 
O que são essas águas calmas, exceto as influências do bendito Espírito? Seu Espírito nos ajuda em várias atividades, tais como limpar, refrescar, adubação, “.
CH Spurgeon

Vale da sombra da morte significa escuridão. Para o crente será experiências difíceis e escuras; mas mesmo lá não deve temer, deve confiar completamente. Por quê? Porque você está comigo. Poderia existir maior segurança ou mais razão para não temer? A Bíblia muitas vezes se repete: “Não tenha medo.”

2.   Jeová como anfitrião, vv. 5, 6
Aqui, a metáfora muda; Deus é o hospedeiro que fornece comida e abundância de vida. O anfitrião foi o responsável por seu convidado, mesmo para proteção contra os inimigos. Na presença dos meus inimigos e oposição indica que não há inimigos; mas ainda assim Deus nos dá riqueza e bênção. Ele faz na presença deles sugere a sua fraqueza; eles não podem pará-lo.
Fanny Crosby
“O Pastor que alimenta seu rebanho;
O mais fraco pode reafirmar sua bondade.
Ele nunca deixará nem abandonará
Aqueles que confiam em seu nome “.


Ungir com óleo... (v 5) pinta um quadro de alívio para o tempo seco. Alguns ostraca (escrito em pedaços de cerâmica) de Samaria falam de “óleo de lavagem”. Era uma delícia ser ungido com o óleo quando a pele estava muito seca. No NT, Jesus nos dá vida abundante e nos concede o Espírito Santo (o óleo é usado como um símbolo do Espírito em alguns textos).
O meu cálice transborda é uma imagem de alegria; a vida abundante em Cristo, no relacionamento íntimo com Deus. A palavra traduzida transbordamento dá a ideia de “saturada”. Copa também carrega a ideia de destino em escritos antigos. Isso nos leva ao último verso.
Observe que, quando Deus é o nosso pastor e nosso anfitrião, temos de olhar para a bondade e misericórdia, que em vez deles há “perseguição”. A esperança do salmista não termina com esta vida; seu relacionamento com Deus vai continuar por dias a fio. Comunhão com Deus não termina, é para sempre.