Efésios 1:4-7 — Comentário Reformado

Efésios 1:4-7 — Comentário Reformado

Efésios 1:4-7 — Comentário Reformado


ABENÇOADO COM O ESTADO DE CRISTO (1: 4-5)

Devemos louvar a Deus não apenas porque ele nos deu as bênçãos de Cristo; devemos louvar a Deus porque ele nos dá o status de Cristo. As bênçãos espirituais são nossas porque, por meio de nossa união com Cristo, temos sua santidade e sua filiação.

Santidade de Cristo (1:4)
O apóstolo diz que Deus “nos escolheu nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos” (Ef. 1: 4). As palavras de Paulo revelam o propósito de Deus. Deus nos escolheu para sermos “santos e irrepreensíveis aos seus olhos”. [15] Essa dupla descrição refere-se a nós os benefícios da nossa união com Cristo em termos de nossa santificação diante de Deus. Temos algo removido de nós e algo fornecido.

Em virtude de nossa união com Cristo, temos nossa culpa removida. O que nos envergonha e justamente nos condena não se mantém mais contra nós. Como Cristo está sem mancha, também somos “imaculados” [16] (a origem da palavra “irrepreensível”) em virtude de sua obra em nosso favor. [17] Paulo explicará esse processo mais adiante neste capítulo, mas, por enquanto, ele identifica os resultados da obra do Salvador: nossa culpa e vergonha são tiradas; nós somos feitos sem culpa.

Os efeitos da vergonha e da culpa podem ser surpreendentemente reais e duradouros. Recentemente, um pastor confidenciou que descobriu que era ótimo em funerais - mas acrescentou uma estranha confissão. Ele disse: “Tenho um talento especial para poder destilar o caráter de uma pessoa e vinculá-lo ao evangelho, mas odeio visitar a família depois. A visita não pode ser roteirizada e sei que corro o risco de parecer mal. Essa descoberta me fez perceber que estou mais preocupado em impressionar as pessoas do que em ajudá-las.” (grifo meu)

A descoberta de sua necessidade de impressionar levou o pastor a procurar conselhos sábios. E durante a conversa com aquele confidente, o pastor disse: “A necessidade de impressionar as pessoas se tornou aguda na minha vida após a quarta série. Eu sempre fui o melhor aluno da turma, mas na quarta série fiquei doente e perdi o material necessário para um teste de matemática. Fui mal no teste de matemática, e o professor escreveu meu nome no quadro-negro como alguém que precisava de reparos. Quando ela escreveu meu nome no quadro, fiquei fisicamente doente. Meu professor teve que me levar para casa, pensando que estava doente, mas o problema realmente era que eu me culpei por estar despreparado e trabalhei para nunca mais ficar com vergonha.”

A vida não permitirá que nenhum de nós fique livre da vergonha. Nossas fraquezas, as incertezas do mundo e nosso pecado, todos têm o potencial de nos envergonhar diante dos que estão na terra e no céu. Mas a glória do evangelho é que nosso Pai celestial apagou nossos nomes do quadro-negro - a caligrafia que estava contra nós, ele tirou e pregou na cruz (Colossenses 2:14). Ele não nos culpa mais pelo que nos envergonha.

Nossa união com Cristo não apenas remove nossas manchas; também fornece sua justiça. Nós somos “santos” e irrepreensíveis diante do Pai. A justiça que foi de Cristo através de sua perfeita obediência é imputada a nós. A santidade que Deus exige, ele também fornece não por nossas obras, mas por nossa união com seu santo Filho, que compartilha conosco seu próprio status de santidade. Isso é motivo de espanto: Deus me vê como sendo tão santo quanto seu próprio Filho. Não apenas minha dívida é liquidada; Eu tenho as riquezas da justiça de Cristo aplicadas à minha conta (ver também 2 Cor. 5:21). Deus não paga nossa dívida e depois nos deixa com um saldo zero. Em vez de nos deixar indigentes, ele abre os cofres do céu para nos dar os benefícios do armazém de sua graça, preenchido pela obediência de Cristo. A Bíblia diz: “Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós - como também não nos dará, juntamente com ele, graciosamente todas as coisas?” (Rom. 8:32). Tendo removido nosso pecado, Deus também fornece tudo o que é necessário em toda a sua criação - presente ou futura - para nos abençoar da melhor maneira possível com as riquezas da justiça de seu Filho. Mas nós questionamos, como isso poderia ser porque somos tão indignos de tais riquezas? A resposta é que Deus não apenas nos dá os benefícios da santidade de Cristo, mas também nos dá o status de filiação de Cristo.

Filiação de Cristo (1:5)
O Pai “nos predestinou a ser adotados como filhos por Jesus Cristo, de acordo com o seu prazer e vontade” (Ef 1:5). Esta frase explica o objetivo da predestinação de Deus sobre nós. Era vontade e prazer de Deus adotar-nos como membros de sua própria família através da obra de Jesus. Não devemos perder as notáveis declarações dos versículos 2 e 3. Primeiro, somos informados de que a graça e a paz vêm de Deus, nosso Pai (Ef. 1:2), e depois somos instruídos a louvar a Deus e Pai de nosso Senhor Jesus. Cristo. Se Deus é o Pai de Jesus e de mim, então eu sou irmão de Cristo e também filho do Pai celestial. Por nenhuma obra minha, tenho o status de meu Senhor Jesus, como filho do Pai. O que isso significa está maravilhosamente articulado em um relato no livro do teólogo Robert Peterson sobre adoção. Uma mulher chamada Lisa escreve:

Adoção é atraente para mim porque é o antídoto perfeito para o legalismo. . . . [Legalismo] foi a força motriz na minha vida. Continuei tentando ser bom o suficiente para Deus, mas fiquei desesperada com a impossibilidade da tarefa. No fundo, eu tinha medo de uma coisa. Em algum momento eu faria algo terrível e consequentemente perderia minha salvação. Embora a igreja em que eu fui criada tenha certeza pregada da salvação, muitas vezes me perguntei se acreditava nisso principalmente porque queria que isso fosse verdade. A confusão veio do fato de que, embora as igrejas das quais participei disseram acreditar na garantia da salvação, eles pregaram uma lista de coisas que era preciso fazer para ser um “bom cristão”. Tive a sensação de que, se você falhasse em alguma das aquelas áreas é porque você provavelmente não foi salvo, para começar.

O estudo da adoção esclareceu a confusão que senti. A adoção é um procedimento legal que protege a identidade de uma criança em uma nova família.... Deus não escolheu ser nosso pai adotivo. Nós não somos expulsos da família por causa do nosso comportamento. Não precisamos nos preocupar dia após dia se somos bons o suficiente para fazer parte da família. Em sua infinita bondade, Deus nos fez uma parte permanente de sua família.... Nada pode desfazer o procedimento legal que me liga a Cristo. Ele morreu para me redimir. Ele assinou os papéis de adoção, por assim dizer, com seu sangue. Nada pode cancelar o trabalho que ele fez por mim. Estou livre do medo de cair. Aleluia! [18]

Deus nos ama porque estamos em união com o Filho que ele ama. Unidos a Cristo, também somos adotados pelo Pai e, como tal, temos todos os direitos, privilégios e afeições que o próprio Filho de Deus recebe de Deus. A adoção no mundo romano enfatizava os direitos e privilégios da filiação, e a analogia à nossa vida espiritual era um dos favoritos de Paulo (Rom. 8:15, 23; Gal. 4:5). Nos dias de Paulo, o chefe de família adotava um filho (geralmente um homem adulto) para transmitir o nome e a herança da família. Observe como a herança dos santos também é importante mais adiante no capítulo inicial de Efésios (1:11, 14; cf. 1:18). [19]

Essas bênçãos são realmente surpreendentes para nossos ouvidos: a santidade de Cristo e a filiação são nossas. O status que ele tem diante de Deus, temos em virtude de nossa união com ele. Como Deus faz provisão para recebermos as bênçãos e o status de Cristo, temos muitos motivos para louvá-lo.

ABENÇOADO POR CRISTO SOZINHO (1: 5–6)
Como obtemos as bênçãos e o status de Cristo do Pai? Paulo responde quando repete seu objetivo de nos fazer louvar ao Pai. “Ele nos predestinou... por meio de Jesus Cristo, de acordo com seu prazer e vontade - para louvor de sua graça gloriosa, que ele nos deu livremente naquele que ama” (Ef 1:5–6).
A salvação vem sem causa humana (1:5)

Quanto custam essas bênçãos da graça? Paulo diz que as bênçãos da salvação são “dadas livremente” e o que isso realmente significa é a principal mensagem desta passagem. Somente Deus deve ser louvado por nossa salvação, porque ela chega até nós sem nenhuma causa humana.

Uma e outra vez nesta passagem Paulo aborda esse ponto da causa divina sozinho: Deus nos escolheu em Cristo (Efésios 1:4), não por causa de qualquer coisa em nós. Foi sua escolha nos colocar em união com seu Filho. De fato, a iniciativa humana parece ser propositalmente minada quando também nos dizem que Deus nos escolheu antes da criação (Ef 1:4). Antes que pudéssemos fazer qualquer coisa de mérito, Deus escolheu nos amar (2 Tim. 1:9; Rom. 8:26–39, esp. 29-30, 33). E minando os preconceitos daquele dia (e o nosso), voltando antes da criação para identificar a fonte desse amor, revela que Deus escolheu antes que qualquer conquista nacional, familiar ou pessoal justificar seu amor (veja também Rom. 16:13; Col. 3:12; 2 Tim. 2:10; Tito 1:1; 1 Tes. 1:4).

Alguns comentaristas debatem se a eleição em Efésios 1:4–6 é corporativa (um grupo é eleito) ou individual (cada pessoa é escolhida). Embora uma dimensão corporativa não deva ser descartada, insistir que a eleição é meramente corporativa seria ignorar o modo como as bênçãos pessoais de ser “escolhido” e “predestinado” (Efésios 1:4-5) fazem parte do quadro geral das bênçãos espirituais que Paulo descreve em Efésios 1:3–14; e essas outras bênçãos espirituais, sem dúvida, têm dimensões individuais (por exemplo, redenção, perdão, selamento do Espírito Santo). [20]

Os eventos modernos podem nos ajudar a entender por que Deus revelaria seu amor eterno aos crentes em um lugar como Éfeso. Como todas as cidades, Éfeso estava cheio de maldade, e o mal generalizado era tão desencorajador quanto tentador. A mensagem do amor proveniente de Deus deve ter sido vital para esta igreja incipiente que incluía gentios supostamente “indignos”. Entendi mais sobre a natureza vital desse amor quando ouvi recentemente um plantador de igrejas descrever sua experiência de plantar uma igreja no centro de Nova Orleans. A igreja do centro tinha apenas duas famílias intactas. A congregação em dificuldades de quarenta pessoas enfrentava a probabilidade de quinze deles se mudarem porque queriam sair da cidade em dificuldades. O alcoolismo é galopante na comunidade (ele disse que as festas da creche para seus filhos foram organizadas com barris de cerveja disponíveis para adultos). O domínio da pobreza domina gerações. A corrupção continua sendo muito comum para ser notícia. A última empresa da Fortune 500 deixou a cidade anos atrás - muito antes do furacão Katrina devastar o que restava. Os cristãos da cidade lutam para manter qualquer visão de Deus entre eles e qualquer esperança de mudança. A situação deles deve nos lembrar da situação aparentemente sem esperança dos crentes em Éfeso. Sentir que o desamparo ajuda a explicar por que Paulo procuraria suprir a esperança escrevendo o amor eterno e imutável de Deus. Se ele estivesse escrevendo hoje, seria como se as letras do cantor Dan Fogelberg estivessem sendo endereçadas à igreja:

Mais tempo do que houve peixes no oceano,

Mais alto do que qualquer pássaro já voou,
Mais tempo do que estrelas no céu,
Eu estive apaixonado por você....

Não faria diferença para o seu coração, para o seu zelo, saber que Deus o amou para sempre, mesmo quando você, como igreja, estava lutando para sobreviver? A mensagem do amor eterno e inabalável de Deus por sua igreja é um incentivo tão poderoso para as igrejas em conflito hoje em dia quanto para as igrejas bebês nos dias de Paulo.

Paulo usa a certeza da predestinação para fortalecer a igreja por suas lutas contra o mal e o desânimo. Essa perspectiva não resolve todas as nossas questões lógicas sobre predestinação; no entanto, entender o propósito de Paulo nos ajuda a contextualizar adequadamente nossa apresentação dessa preciosa doutrina quando conversamos com outras pessoas. A predestinação nunca foi concebida para ser um clube doutrinário usado para agredir as pessoas em reconhecimento da soberania de Deus. Em vez disso, a mensagem do amor de Deus que precede nossas realizações e supera nossas falhas foi destinada a nos dar um profundo sentimento de confiança e segurança no amor de Deus, para que não nos desesperemos em situações de grande dificuldade, dor e vergonha.

A Salvação Vem Sozinho pelo Amor Divino (1:6)
Esse foco relacional é mais claro onde a palavra “predestinação” é realmente usada. Paulo quer que entendamos que a salvação vem somente através do amor divino. Por isso, ele diz que Deus nos predestinou a ser adotados como seus filhos, de acordo com seu prazer e vontade, não com base em nosso prazer e vontade (Efésios 1:5).

Já ouvimos essa linguagem de Deus escolhendo alguém por vontade divina nos versículos anteriores que introduzem esta carta. [21] Lá, Paulo disse que era apóstolo de Jesus Cristo, de acordo com a vontade de Deus (Ef 1:1). O que poderia ser mais óbvio para esse apóstolo anteriormente chamado Saul? Ele estava indo em uma direção para prender e matar cristãos com o coração e a mente inclinados à hostilidade a Cristo, quando, de repente, no caminho de Damasco, Cristo virou Paulo. Paulo sabe que não era seu próprio prazer e vontade de se tornar uma luz para os gentios. Deus fez algo em e para Paulo que o apóstolo reconheceu estava além de seu próprio desejo ou escolha. Agora Paulo vira essa linguagem do que o tornou apóstolo de Cristo para o que torna os crentes filhos de Deus.

A reviravolta de Paul me lembra um inverno quando tivemos uma neve de dezesseis polegadas que nos manteve em casa por dias. Finalmente, com febre na cabine, minha esposa e eu nos aventuramos na neve em nosso Ford Pinto vintage. Tentamos dirigir pela rua principal de duas faixas da nossa pequena cidade. A rua fora arada, mas ainda havia uma cobertura saudável de gelo. Descobri um dos trechos de gelo quando estávamos indo para o norte na estrada. O carro estremeceu e, de repente, sem nenhum planejamento ou esforço da minha parte, estávamos viajando para o sul na outra pista. Minha esposa disse: “O que você fez?” Eu disse, é claro, “eu não fiz nada”. Fomos direto para casa. Havia uma força além de minhas ações e intenções que nos enviaram um caminho diferente do que tínhamos planejado. Pense com que frequência ouvimos o mesmo tipo de coisa daqueles a quem Deus salvou do pecado profundo. Penso no meu bom amigo que Deus salvou de uma vida difícil e raiva na igreja. Quando ele se tornou cristão, ele queria ficar na igreja e contar como Deus o salvara. Mas ele era um cristão tão novo que não sabia o que deveria dizer. Então, em um discurso repleto de palavrões, ele disse que era uma coisa boa (mas não disse maldita) que Deus o havia alcançado porque ele estava no caminho certo para o inferno. Houve alguns suspiros na congregação na língua usada, mas os cristãos realmente maduros ficaram emocionados. Eles disseram um ao outro: “Veja o que Deus fez. Ele arrancou uma marca do fogo e salvou um homem que obviamente não poderia se salvar porque era a vontade e o prazer de Deus fazer isso. O amor de Deus não é ótimo?”

Essa explicação da necessidade de Deus nos escolher, porque não podemos nos salvar, obviamente não responde a perguntas sobre por que alguns são arrancados do perigo espiritual e outros não. Essas são perguntas difíceis, mas Paulo ainda não chegou ao ponto de abordá-las nesta carta. Ele está simplesmente dizendo que Deus nos faz dele e nos ama, embora saibamos que não somos bons o suficiente e não merecemos sua afeição. De fato, saber que não somos bons o suficiente ou capazes de salvar a nós mesmos é uma das marcas de Deus colocando seu Espírito em nós. Salvação não é ganhar; é sobre graça. Precisamos saber disso para que, quando deixamos de lado o amor de Deus aos nossos próprios olhos, possamos lembrar que nunca fomos de Deus por causa do que fizemos. Deus “nos agraciou” [22] (v. 6, literalmente) [23]; não o ganhamos pelo mérito de fazer, fazer experiências ou escolher. “No amor, ele nos predestinou a ser adotados como seus filhos por Jesus Cristo... para o louvor de sua graça gloriosa, que ele nos deu livremente [lit., ‘agraciou’]” (Efésios 1:4b-6). [24]

Paulo está usando a doutrina da predestinação para não separar os crentes, não para incutir orgulho em sermos escolhidos, nem para vangloriar qualquer conhecimento especial de como Deus trabalha, mas simplesmente para garantir aos crentes que Deus os amou e os ama separadamente de qualquer mérito próprio. Em outras palavras, a predestinação é destinada a abençoar o coração dos crentes. Não se destina a argumentos sem fim; não é desculpa para não evangelizar; é nossa base de conforto quando enfrentamos as limitações de nossas ações, vontade e escolhas. Às vezes cometemos erros ao fazer da predestinação a fonte de nosso orgulho (ou seja, temos status que outros não, sabemos algo que outros não, ou somos teólogos superiores que não se esquivam de verdades duras), e não a base para garantir os sitiados que estão lutando com seus pecados e com as provações do mundo. Para tal Deus diz: “Eu te amei antes que o mundo começasse, então não duvide de mim agora.” A predestinação é o grito de amor eterno do Pai celestial que ecoa em nossos cânticos de louvor agradecido, à medida que nossa força é renovada pela segurança de Sua mãe. Cuidado. Quando a predestinação é ensinada adequadamente, ela realiza o que Paulo diz que é seu objetivo: louvar a Deus por sua graça gloriosa e paz ao seu povo (vs. 3, 6).

Um ex-aluno do Seminário do Pacto que tem um coração especial para evangelizar relatou-me o relato de um homem que veio ao seu escritório depois de assistir a um culto. O homem estava na igreja há cerca de seis anos, mas ele veio depois da adoração confessando que, embora “soubesse” tudo sobre o evangelho, ele não era crente. No escritório do pastor, o homem confessou que seu maior medo, e o que o havia impedido de ter fé, era o medo de que ele não estivesse predestinado. Meu amigo pastor respondeu com grande sabedoria: “É como o Maligno colocar algo assim em seu coração. Ele nos confunde colocando em primeiro lugar qual deve ser sua última preocupação. Você está preocupado com a predestinação, mesmo que não seja crente. A predestinação é para aqueles que já amam a Jesus, para assegurar-lhes que seus fracassos não destroem o amor dele.” Esse é claramente o ponto de Paulo enquanto ele escreve aos santos em Éfeso. O pastor continuou: “O objetivo da predestinação não é fazer perguntas aos incrédulos; é trazer paz aos crentes. O que você precisa neste momento é simplesmente responder com fé, confessar que precisa de Jesus e amá-lo. Mais tarde, Deus confirmará em seu coração a maravilha de que ele te amou primeiro. Agora apenas ame-o porque ele deu seu filho por você.”

Se você concorda ou não que a predestinação é um assunto mais para os santos do que para os incrédulos, discernir o motivo dos escritos de Paulo revela a sabedoria dos comentários deste pastor. Antes de respondermos a todas as perguntas sobre por que alguns são predestinados e não outros, precisamos discernir por que Paulo falou com esses santos lutando em circunstâncias tão difíceis. Deus grita para eles: “Eu te amei com um amor eterno; antes que o mundo fosse criado, eu te chamei de meu. Você é meu.” Sem dúvida, você continuará lutando com a lógica da predestinação, como todo mundo de vez em quando; mas da próxima vez que estiver lutando contra o pecado, a dificuldade ou o seu próprio fracasso, ouça este grito do céu: “Você sempre esteve em meu coração, não importa o que aconteça. Eu escolhi te amar desde antes do mundo começar. Você é meu.” Embora esse grito possa ofender alguns, aqueles que são filhos do Pai o ouvem como o maior incentivo possível que traz graça e paz.

Nosso filho não conseguiu passar das primeiras rodadas no torneio estadual, então fomos para a faculdade e lá ele ganhou a bolsa. Foi um fim de semana giratório. No entanto, depois, meu filho foi capaz de dizer: “É incrível, pai. Deus planejou tudo desde o começo.” Como é bom para meu filho saber que seu Pai celestial planejou tudo. Nós não conhecíamos todas as razões pelas quais os eventos se desenrolaram como aconteceram, mas saber que o Pai celestial planejou tudo do começo ao fim nos dá uma sensação de paz não apenas sobre esses eventos, mas também sobre os desconhecidos eventos futuros. Enquanto meu filho se prepara para lutar com outros assuntos que certamente virão em sua vida, o conhecimento de que seu Pai celestial está sempre lá para ele, está sempre no controle e sempre ama é uma maravilhosa fonte de graça e paz. Devemos louvar a Deus que, em todas as lutas que ele (e nós) faremos, o Pai ainda está gritando:

Mais tempo do que houve peixes no oceano,

Mais alto do que qualquer pássaro já voou,
Mais tempo do que estrelas no céu,
Eu estive apaixonado por você.

Índice: Efésios 1:1 Efésios 1:2 Efésios 1:3 Efésios 1:4-7 Efésios 1:7-10 Efésios 1:11 Efésios 1:12-13 Efésios 1:15-16 Efésios 1:17-19 Efésios 1:19-23

NOTAS
[15] Veja também Ef. 5:27; 1:22; cf. Fil. 2:15.

[16] Grego: amōmous.


[17] “Irrepreensível” era uma categoria de pureza empregada para descrever também os cordeiros imaculados sacrificados no Antigo Testamento (por exemplo, Lev. 4:32), e assim “irrepreensível” foi aplicado pela igreja apostólica à morte sacrificial de Cristo (1 Pedro 1:19)


[18] Robert A. Peterson, Adotado por Deus: de pecadores desobedientes a crianças queridas (Phillipsburg, NJ: PR, 2001), pp. 76–78.


[19] Paulo também fala de Israel como adotado por Deus (Rom. 9:4). Tanto a filiação do povo de Deus do Antigo Testamento (por exemplo, Ex. 4:22; Isa. 1:2; Os 1:10) quanto Jesus chamando seus seguidores de filhos de Deus (por exemplo, Mateus 5:9, 45; Lucas 6:35) provavelmente deu um impulso significativo ao ensino de Paulo sobre a filiação do povo da nova aliança de Deus que está em Cristo (por exemplo, Rm. 8:14–23; 9:26; Gál. 3:26; 4: 4-7; 2 Cor. 6:16-18).


[20] Quanto aos pronomes plurais em Efésios 1:3–14, Peter T. O'Brien (A Carta aos Efésios [Grand Rapids: Eerdmans, 1999]), observa corretamente: “Os plurais (“nós”, “nós”) são comum, não corporativo”.


[21] A conexão é ainda mais forte no grego, já que “predestinado” é na verdade um particípio adverbialmente conectado ao verbo “escolheu”. Esse particípio pode transmitir propósito ou causalidade, mas mais provavelmente indica meios. Como Deus nos escolheu? Predestinando-nos à adoção como filhos através de Jesus Cristo.


[22] Grego: echaritōsen hēmas.


[23] O verbo grego charitoō (“dado livremente”) está claramente relacionado ao substantivo graça (charis).


[24] A frase preposicional “apaixonado” pode ser lida como a conclusão da cláusula no versículo 4 (KJV, ASV) ou como o início da cláusula no versículo 5 (NIV, NASB, RSV, ESV).