Jesus Tornou Leves as “Cargas Pesadas”

Mateus 11

Jesus disse a respeito dos escribas e fariseus: “Amarram cargas pesadas e as põem nos ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos nem a movê-las com o dedo.” (Mateus 23:4) Em evidência de quão verazes eram essas palavras, lemos o seguinte em A Dictionary of the Bible (Dicionário da Bíblia), editado por James Hastings:

“Os escribas não eram filósofos; eram intérpretes da Lei sagrada.... Cada aspecto da vida era regulado por ela.... Cada mandamento bíblico era cercado por um emaranhado de regulamentos menores. Não se tomava em consideração mudanças de situação; exigia-se inexoravelmente de cada judeu obediência plena à Lei em todos os seus pormenores. Aos preceitos da Lei Escrita foram acrescentados os da ‘Halaca’, ou Lei Tradicional, que foram transmitidos de geração em geração como tesouro sagrado, e, por fim, incorporados ao Talmude.... Fez-se assim uma tentativa de englobar na Lei cada caso concebível, e regular com uma lógica desapiedada toda a conduta humana por meio de estritas normas empíricas. Pormenores legais se multiplicaram até que a religião se tornou negócio, e a vida, um fardo insuportável. Os homens foram reduzidos a autômatos morais. A voz da consciência foi sufocada; o poder vivo da palavra Divina foi neutralizado e suprimido sob um conjunto infindável de normas.

Daí a acusação de nosso Senhor contra os fariseus, de que, por meio de suas tradições, haviam invalidado a Lei.” Quão animador deve ter sido para as pessoas humildes e sinceras saber que o Filho de Deus não encarava desse modo a adoração! Quão deleitosas devem ter sido para elas as palavras: “Vinde a mim, todos os que estais labutando e que estais sobrecarregados, e eu vos reanimarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, pois sou de temperamento brando e humilde de coração, e achareis revigoramento para as vossas almas. Pois o meu jugo é benévolo e minha carga é leve”! — Mateus 11:28-30.