Estudo sobre Romanos 7:8-10

Romanos 7:8-10

Paulo detém-se nesse mecanismo. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência. O impulso da pessoa para impor-se necessita de algo que se contraponha a ela. Inimizade precisa de inimigo. A oposição à lei desenvolve-se quando alguém se atreve a me fazer uma proibição. Quando essa ocasião é dada ao pecado, ele se reanima e desperta em mim todos os desejos nos casos concretos do cotidiano. Disso, conclui-se: porque, sem lei, está morto o pecado. O pecado ainda não existe como caso legal. Em Rm 2.12, Paulo já distinguiu entre pecado sem e pecado sob a lei. Sem lei o pecado ainda não foi caracterizado juridicamente (Rm 5.13). Unicamente pelo encontro com a lei o pecado se torna passível de ação judicial.

Até o momento, Paulo evidentemente pensou na lei do Sinai. “Não cobiçarás!” recordou Êx 20.17; Dt 5.21. Agora, porém, Paulo transita para Gn 2,3. Já as seis ocorrências de “mandamento” no singular, que ele não utiliza em nenhum outro lugar, com exceção de Rm 13.9, depõem a favor da relação com o “ordenar” de Gn 2.16; 3.11,17, assim como “enganar” (v. 11) com Gn 3.13. (Aliás, também a “cobiça” dos v. 7,8 ocorre em Gn 3.6; cf Gn 4.7.) Por isso, a frase “Outrora, sem a lei, eu vivia” pode trazer à memória a nova situação que resultava para Adão com a decretação da proibição de Gn 2.16,17. Novamente seu nome não é citado diretamente, de maneira que a história da outorga da lei no Sinai não fica totalmente de lado, mas permanece presente. Também para nós às vezes duas histórias bíblicas confluem, porque de fato se tangenciam num ponto. Seja como for: mas, sobrevindo o preceito (a lei) o pecado já existente (Rm 5.14!) experimentou sua “ressurreição” (v. 8): reviveu o pecado.

O reviver do pecado revelou-se como mortal para “mim”. Em alusão a Gn 2.17, consta: e eu morri. A ideia é que ocorreu a mais profunda ruptura da vida, a perda da comunhão com o Deus vivo. Pecado contra Deus e vida com Deus são inconciliáveis. É curioso, porém, que papel foi dado à lei: E o mandamento que (no paraíso) me fora (dado) para vida (Gn 2.17), verifiquei que este mesmo se me tornou para morte.

Índice:
Romanos 7:8-7