Comentário de João 14:24-25

14:24 - Aquele que não me ama, não guarda as minhas declarações,...comentario biblico, evangelho de joão, novo testamento Estas palavras podem dizer respeito tanto aos professores externos da religião, que sendo destituídos do verdadeiro amor para com Cristo, embora eles observem as suas ordenações e mandamentos exteriormente; ainda não o fazem de um princípio de amor por ele, e fazem as ordenações e mandamentos apenas para serem visto pelos homens, ou para obter vida para eles mesmos, e não para manter a sua palavras ou mandamento, porque eles não as mantêm corretamente; e para o mundo profano que, como eles não têm nenhum afeto a Cristo, não dão nenhuma consideração a qualquer ordem ou ordenações dele: e eles podem ser considerados como tendo neles uma razão ou argumento, justificando a conduta de Cristo, em se manifestar aos seus discípulos, e não ao mundo; como as palavras seguintes dão uma razão do por que o Pai dá tanta importância a isso, vem e faz o seu domicílio com aquele que mantém as palavras de Cristo:

E, ou “pois”.

A palavra que ouvis, não é minha, mas do Pai que me enviou: Ou seja, não é apenas minha, mas do meu Pai também: não é minha como homem; não é um esquema de coisas de meu próprio inventar; não é da terra, mas do céu; meu Pai tem uma interesse por isso, e então considera tal que ouve, receba, e a mantenha: e isto é dito em parte por ele se empenhar em uma maior consideração e atenção à sua palavra, as suas verdades, e ordenações, pelos seus discípulos; e é o que expõe e agrava o pecado desses que menosprezaram e a rejeitaram; visto que não estavam desprezando apenas a sua palavra, mas a do seu Pai igualmente.

14:25 - Essas coisas vos tenho dito,… Com respeito ao seu Pai, a casa de seu Pai, e o caminho para lá; com respeito a ele está no Pai, e o Pai está nele; com respeito ao manter da sua palavra, e as vantagens e os benefícios seguintes:

Estando,… Diz ele.

[Ainda] presente convosco;… Que é uma forte afirmação que em pouco tempo ele não mais estaria presente com eles; e que enquanto ele estava presente com eles, ele era desejoso de dizer tais coisas a eles em uma forma breve, ao passo que eles pudessem suportar; e que seria para uso futuro e instruções para eles.