Comentário de João 14:3-5

14:3 - E se eu for e preparer um lugar para vós:... Vendo que eu estou indo pcomentario biblico, evangelho de joão, novo testamentoara preparar e irei preparar um lugar para vocês, da verdade que podeis estar plenamente assegurados:

E virei novamente;… Ou pela morte ou em pessoa uma segunda vez aqui na terra:

E vos receberei para mim mesmo;… Eu vos levarei comigo para os céus; eu vos receberei na glória.

Para que onde eu estiver, vós também podeis estar: E observareis a minha glória, e estareis para sempre comigo, e nunca mais vos apartareis de mim.

14:4 - E para onde eu vou, vós sabeis,… Eles podiam saber, pelo menos, para onde ele estava indo, visto que ele tinha falado da casa de seu Pai, e de que estava indo para lá a fim de lhes preparar um lugar e sem dúvida tinham algum conhecimento disso, embora um pouco confuso e imperfeito:

E o caminho vós conheceis: Isso eles também poderiam saber de algumas expressões suas, que o caminho para a casa do Pai seria através de muitos sofrimentos e morte, em cujo caminho eles também deviam segui-lo para seu reino e glória. Embora essas palavras possam ter uma interrogação: “e para onde eu vou, vós sabeis? E o caminho conheceis?” que melhor concorda com a resposta de Tomé, e remove qualquer aparente contradição entre as palavras de Cristo e as suas.

14:5 - Tomé lhe disse: Senhor,… Ele que era um dos seus apóstolos, e aqui entrega a sua ignorância assim como mais tarde a sua descrença; e não apenas fala por si mesmo, mas pelo restante dos apóstolos, da qual ele julgou por si mesmo; e que, pode ser, pudessem entender as coisas melhor que ele mesmo, embora o conhecimento deles, no presente, fosse muito pequeno:

Nós não sabemos para onde vais;… Embora ele tivesse acabado de lhe falar da casa do Pai, e de que ele estava indo para preparar um lugar para eles:

E como podemos saber o caminho? Pois se nós não sabemos o lugar, não é razoável achar que devemos saber o caminho para lá. Tomé parecia não ter nenhuma outra noção de que Cristo estava falando de algum lugar em particular na Judéia, para onde ele estava indo, e da estrada para lá.