O que a Bíblia Ensina sobre Adoção?

O que a Bíblia Ensina sobre Adoção?

O que a Bíblia Ensina sobre Adoção?

Adoção é a transferência legal de uma pessoa de uma família, ou escravidão, para outra família, melhorando assim a situação do adotante e adotado. O NT usa imagens de adoção para descrever a relação entre os crentes e Deus. Paulo assumiu que a imagem foi aplicada pela primeira vez ao relacionamento de Deus com Israel (Rm 9:4).

Fórmulas de adoção. Adoção no antigo Oriente Próximo foi realizada perante testemunhas do adotante declarando: “Você é meu filho/filha [doravante ‘criança’]”, “Ele/ela/PN é meu filho”, ou “liguei para ele/ela/PN meu filho. A criança pode responder com “Você é meu pai/mãe”. As mesmas fórmulas foram usadas para legitimar “os filhos de pais secundários, como concubinas ou escravos.” Uma contrapartida negativa dessas fórmulas deserdava uma criança ou, do lado da criança, repudiava os pais. O ato de adoção foi descrito como “fazer/receber/designar/estabelecer como um filho”. Os pais eram obrigados a criar os filhos fornecendo um ofício e herança; as crianças eram obrigadas a obedecer aos pais. Crianças desobedientes eram punidas, deserdadas e às vezes vendidas de volta à escravidão. Ocasionalmente, os adotantes reverteriam essa decisão e readotariam a criança rejeitada.

Imagens de adoção e adoção. A maioria das “adoções” do Antigo Testamento são realmente legitimizações (por exemplo, Gênesis 30:3-5) ou transferências intergeracionais de herança (por exemplo, 48:5-6). Os exemplos mais próximos da adoção incluem: a filha do faraó que, motivada apenas pela compaixão, “tomou” Moisés “como seu filho” (Êxodo 2:10); Mordecai que “tomou” (adotou) seu primo órfão Ester “como sua própria filha” (Est. 2: 7; cf. v. 15).

O relacionamento de Yahweh com seu povo às vezes é expresso em imagens de adoção. A eleição de Abraão reflete os costumes adotivos: “Yahweh, o Deus do céu, me tirou da casa de meu pai e da terra de meu nascimento, e falou comigo e jurou a mim: ‘À tua descendência darei esta terra’” (Gn 24:7) “Israel é meu filho, meu primogênito” (Êxodo 4:22) é uma fórmula de adoção, incluindo a declaração do status de herança. A redenção de Israel do Egito é enquadrada em fórmulas de adoção em Êx. 6:6b-7: “Eu te libertarei das cargas dos egípcios e te livrarei da escravidão deles… Eu tomarei (REB ‘adote’) você como meu povo, e eu serei o seu Deus.” Os. 11:1–7 é como um contrato de repúdio à adoção: “Quando Israel era criança, eu o amava, já que o Egito o chamava de ‘meu filho’” (v. 1). Yahweh adotou Israel da escravidão egípcia, mas porque Israel desprezou os cuidados paternais de Yahweh (Os 11:2–4) Yahweh castigará seu filho desobediente e o mandará de volta à escravidão (isto é, Egito e Assíria, vv. 5-7; cf. 1:9b: “Você não é meu povo e eu não sou seu”, NRSV mg). Mas a compaixão de Javé o leva a restaurar o relacionamento e a tomar de volta seu filho renegado (Os 11: 8-9; cf. 1:10 [MT 2: 1]; 2:23 [25]). Em Jer. 3:19 O plano de Yahweh de adotar Israel e conceder-lhe uma herança foi frustrado por causa da desobediência do filho.

O rei davídico foi declarado filho de Yahweh por adoção (2Sm 7:14) em uma cerimônia de instalação pública durante a qual o decreto de Yahweh é anunciado: “Você é meu filho; hoje eu te gerei “(Sl. 2:7). O rei responde “tu és meu Pai, meu Deus, e a Rocha da minha salvação!” (Sl 89:26 [27]). Como filho de Deus, ele é responsável pelo bem-estar do povo de Deus e de sua terra (Sl 72:2-7). Deus também o designa como primogênito dos reis (Sl 89:27 [28]), em quem a comissão dada aos antepassados é cumprida, que “todas as nações sejam abençoadas nele” (Sl 72:17; cf. 12:2–3). Quando este divino decreto foi aplicado a Jesus (Marcos 1:11; 9:7), seu papel como o Messias davídico foi enfatizado, não sua adoção.

Paulo declara que os crentes são libertos da escravidão e se tornam filhos (“filhos”) de Deus sendo incorporados em Cristo, o filho de Deus, através da obra do Espírito Santo (Gálatas 3:26; Romanos 8: 14-16). Os filhos de Deus são libertos da escravidão do pecado e da morte (Romanos 6), da condenação da lei e da carne (7:4–8:14) e dos espíritos elementais (Gálatas 4:8–9). O Espírito lhes permite reconhecer sua adoção através do grito: “Abba! Pai! “(Rm. 8:14–15; Gl. 4:5–6). Mas a adoção não está completa até a revelação completa da nova criação de Deus. No sofrimento presente, aguardam a sua gloriosa e definitiva adoção corporal como co-herdeiros com Cristo, “o primogênito dentro de uma grande família”, a cuja imagem estão sendo transformados (Rm 8:18-29; Gl 6:15; cf. 2 Co 5:17). Apocalipse 21:7 usa a fórmula de adoção para fazer um ponto relacionado: “Aqueles que conquistam herdarão estas coisas, e eu serei o seu Deus e eles serão meus filhos.”

A incorporação dos gentios na herança de Israel, agora manifestada na redenção de Cristo, é a obra de adoção de Deus (Ef 1:5 e seguintes; cf. 2:11-22). Da mesma forma, as fórmulas de adoção de Oseias são usadas para conotar a inclusão de Deus dos gentios em sua obra final de misericórdia revelada em Cristo (Romanos 9:25; 1 Pedro 2:10).

Bibliografia L. J. Braaten, Parent-Child Imagery in Hosea (diss., Boston University, 1987); S. M. Paul, “Adoption Formulae: A Study of Cuneiform and Biblical Legal Clauses,” Maarav 2 (1979–80): 173–85; J. H. Tigay, “Adoption: Alleged Cases of Adoption in the Bible,” EncJud 2:298–301.
LAURIE J. BRAATEN

Aprofunde-se mais!

Fonte: Freedman, D. N., Myers, A. C., & Beck, A. B. (2000). Eerdmans Dictionary of the Bible (p. 21). Grand Rapids, Mich.: W.B. Eerdmans.