Ezequiel 35 Comentado e Interpretado

Ezequiel 35

35:1 O SENHOR falou comigo. v2 ‘Filho do homem, olhe para Monte Seir e profetize contra ele. v3 Diga a ele: “Assim diz o SENHOR, seu Rei. Estou contra você, Monte Seir. Estenderei minha mão contra você. E eu farei de você um deserto vazio. v4 Destruirei suas cidades e você ficará vazio. Então você saberá que eu sou o SENHOR.

35:5 Você sempre foi inimigo de Israel. Você deu os Israelitas para aqueles que os atacaram. Quando o castigo final chegou, você os entregou para morrer pela espada. v6 Eu sou o Deus que vive. Então eu, o SENHOR, seu Rei, digo isso a você. Eu te darei a quem te matar. Eles vão perseguir você. Já que você não odiou o sangue, a morte o perseguirá. v7 Farei Monte Seir em um deserto vazio. Eu vou matar todos os que entrarem nele. E eu vou matar todos os que sairem dela. v8 Vou encher seus montes com os corpos das pessoas que morrem na batalha. As pessoas que morrerem na guerra cairão em suas colinas. Eles cairão em seus vales. E eles cairão em todos os seus fluxos. v9 Eu farei de você um deserto. Ninguém jamais viverá em suas cidades. Então você saberá que eu sou o SENHOR.

35:10 Você disse: ‘Estas duas nações e esses dois países serão nossos. Vamos tomá-los como nossos próprios países.' Mas o SENHOR estava lá. v11 Então, isso é o que o SENHOR, seu Rei, diz. Eu sou o Deus que vive. Vou lidar com você como você fez com os israelitas. Você estava zangado. E você estava com ciúmes porque os odiava. Então, eu vou puni-lo. Vou mostrar a eles quem eu sou. v12 Então você saberá que eu sou o SENHOR. E ouvi todos os seus insultos contra as montanhas de Israel. Você disse: ‘Eles estão vazios. Eles estão prontos para tomá-los como nosso próprio país.' v13 Porque você é orgulhoso, você falou muito contra mim. Eu ouvi você. v14 Assim diz o SENHOR, seu Rei. Quando eu destruir seu país, toda a terra ficará feliz. v15 Você ficou feliz por causa do que aconteceu com os Israelitas. Mas eu vou fazer a mesma coisa com você. Monte Seir e toda Edom, eu vou arruinar você e você ficará vazio. Então você saberá que eu sou o SENHOR”. 

35:1-4 Aqui Monte Seir significa o país que foi chamado Edom. Esse país ficava a leste do Mar Morto. Desceu para o Golfo chamado Aqaba. As principais cidades chamavam-se Petra e Teman.

Talvez Edom odiasse Israel mais do que todas as outras nações. Edom veio da família de Esaú. E Israel veio da família do irmão de Esaú, Jacó. Houve problemas entre eles desde o início. Eles se odiavam. Esaú se afastou de Deus. Edom havia causado tanto dano a Israel quanto podia. Deus punirá Edom. Ele destruirá suas cidades. Então eles saberão que o Deus de Israel é o Senhor.

35:5-9 Ao longo de sua história, Edom ajudou aqueles que atacaram Israel. Os Edomitas juntaram-se a Babilônia na luta contra Judá. Eles ficaram felizes por causa da derrota de Jerusalém. Eles mataram muitos dos judeus. Então, Deus faria com que os inimigos dos Edomitas os matassem. Essas coisas vão acontecer. Então as pessoas saberão que o Deus de Israel é o Senhor.

35:10-15 Os Edomitas queriam possuir a terra que pertencia a Judá e Israel. Eles falaram contra o Senhor. Eles não reconheceram que o Deus de Israel é o Senhor de tudo. Eles não perceberam que o Senhor estava com seu povo. Assim, os Edomitas nunca poderiam possuir o país chamado Israel.

Assim como os edomitas haviam feito com os judeus, o Senhor faria com os edomitas.

Índice: Ezequiel 1 Ezequiel 2 Ezequiel 3 Ezequiel 4 Ezequiel 5 Ezequiel 6 Ezequiel 7 Ezequiel 8 Ezequiel 9 Ezequiel 10 Ezequiel 11 Ezequiel 12 Ezequiel 13 Ezequiel 14 Ezequiel 15 Ezequiel 16 Ezequiel 17 Ezequiel 18 Ezequiel 19 Ezequiel 20 Ezequiel 21 Ezequiel 22 Ezequiel 23 Ezequiel 24 Ezequiel 25 Ezequiel 26 Ezequiel 27 Ezequiel 28 Ezequiel 29 Ezequiel 30 Ezequiel 31 Ezequiel 32 Ezequiel 33 Ezequiel 34 Ezequiel 35 Ezequiel 36 Ezequiel 37 Ezequiel 38 Ezequiel 39 Ezequiel 40 Ezequiel 41 Ezequiel 42 Ezequiel 43 Ezequiel 44 Ezequiel 45 Ezequiel 46 Ezequiel 47 Ezequiel 48