Salmos 88 – Estudo para Escola Dominical

Estudo para Escola Dominical 



Salmos 88

Este é um lamento individual, adequado para uma pessoa que está tão sobrecarregada de problemas que até seus amigos o evitam, e que luta com o medo que vem de suspeitar que o Senhor o evitou também. O salmo não especifica os problemas, apenas que eles parecem expressões da ira implacável de Deus; isso permite que o salmo seja usado pelos fiéis para uma ampla variedade de dificuldades. A maioria dos lamentos deixa entrar um raio de sol, geralmente terminando com uma nota confiante; O Salmo 88 é distinto de todo o resto, pois não há uma declaração explícita de confiança. Há uma confiança implícita, no entanto, nos vv. 6 e 14 : a canção confessa que é Deus quem trouxe esses problemas, implicando que o alívio também está nas mãos de Deus. Além disso, há um apelo insistente a Deus (v. 1, “dia e noite”; v. 9 , “todos os dias”; v. 13 , “pela manhã”): o salmo infunde uma fé dura em seus cantores, lembrando que continuem se voltando para Deus (o “Deus da minha salvação”, v. 1), mesmo durante esses momentos em que parece que não há resposta sendo dada. (As experiências de Jó fornecem um bom exemplo desse tipo de sofrimento. Doença, luto e perseguição podem facilmente levar a tal aflição.) Como o Salmo 88 está nos Salmos canônicos, a fé desse salmo não pode ser separada da fé expressa. no resto do livro, e ajuda seus cantores a ver que a fé pode ser real, mesmo quando não pode chegar a uma forte esperança após a oração. Aqueles sem tais problemas podem orar este salmo em favor dos que sofrem.

88:1–2 Clamo a Ti, ó Senhor. A música começa declarando seu propósito: Deixe minha oração chegar até você. O salmo é, portanto, uma petição; pertence a uma circunstância que é séria (dia e noite, isto é, não há nada de fácil aqui!) e urgente (grito, meu grito; isto é, um grande sentimento de angústia está por trás dele).

88:3–9 Minha Alma Está Cheia de Problemas. A próxima seção descreve o problema em termos gerais, concentrando-se mais nos sentimentos (minha alma está cheia de problemas) do que nas circunstâncias externas. minha vida se aproxima do Sheol. Sheol pode ser um nome poético para a sepultura (veja nota em 6:5), mas como o salmo diz que sua ira pesa sobre mim (cf. 88:5, como aqueles de quem você não se lembra mais), é mais provável que se refira a o lugar para onde vão os ímpios. A ideia dos v. 3-7 é: “parece que estou morrendo, e pior do que isso, morrendo sob sua ira, sem esperança nem agora nem nunca”. O salmo permite que o cantor exponha esses sentimentos desesperadores; não afirma que tais sentimentos correspondam à realidade. De fato, qualquer um que cante genuinamente isso ao Senhor, por mais miserável que se sinta, pode ter certeza de que ainda está expressando a verdadeira fé. E, no entanto, esses sentimentos desesperadores produzem dor genuína, quer correspondam ou não à realidade: e o fato de você ter feito meus companheiros (que deveriam ter ficado ao meu lado) me evitar (v. 8) só torna mais difícil de suportar. A dor continua crescendo: ele se sente fechado, seu olho escurece com a tristeza. E, no entanto, a fé dura não vai desistir: todos os dias eu chamo você, OL ORD ; Eu estendo minhas mãos para você. Os membros da congregação de canto estão aprendendo aqui a continuar vindo ao Senhor, mesmo quando se sentem assim.

88:10–12 Os Mortos Elogiam Você? A menção de morrer sob a ira de Deus (vv. 3-7) leva à pergunta: Você faz maravilhas pelos mortos? O propósito desta pergunta não é negar que o AT tenha uma esperança para a vida após a morte (ver Salmos 49; 73 ; cf. nota em Ezeq. 37:12-13), mas sim permitir aos adoradores que sentem a dor do Salmo. 88:3–9 para continuar expressando seus medos. Se alguém morresse sob a ira de Deus, então ele não poderia antecipar qualquer experiência das maravilhas de Deus, ou qualquer chance de louvá-lo, em Abaddon (o lugar da destruição). A pessoa que canta isso na congregação adoradora obviamente não quer perecer desta forma (um componente importante da fé), separada do amor e fidelidade de Deus (v. 11).

88:13–18 Continuo a orar, mas não sinto resposta. E assim a oração continua; esta seção recapitula os temas anteriores. A oração fervorosa e urgente continua (v. 13), o sentimento de abandono por Deus continua (vv. 14 , 16-17), e o medo da morte sob a ira de Deus continua (v. 15). O salmo termina (v. 18) com um eco do v. 8 : meu amado e meu amigo continuarão a evitar a mim e meus companheiros (como no v. 8 , as pessoas de quem o salmista poderia ter esperado ajuda e simpatia) tornaram-se trevas (e não a luz necessária). Esta palavra sombria, “escuridão”, é a última palavra do salmo; e, no entanto, como argumentam as notas anteriores, mesmo isso não significa que o resultado final será totalmente sombrio. Os fiéis sabem que não há alternativa senão continuar buscando o Senhor em oração.