Comentário de João 8:25-26

8:25 - Então disseram a ele: quem és?... Para falar de ameaças de morte, no caso de descrença; isso eles disseram com um ar arrogante, e em uma maneira escarnecedora:comentario do evangelho de João, comentario biblico

E Jesus disse-lhes: [o mesmo] que vos tenho dito desde o princípio;... Querendo dizer, ou de seu discurso, que ele era a luz do mundo, e que ele continuou a afirmar; ou de sua presença no Sinédrio, quando ele afirmou que Deus era seu Pai, e por muitos argumentos provou a sua filiação divida; ou seu ministério, quando por milagres, bem como doutrinas, ele tornou manifesto que ele era aquele que devia vir, o verdadeiro Messias; ou que falou desde o início a Moisés, dizendo: Eu sou o que Sou, vos tem enviado a igreja, e aos pais Judaicos no deserto; e que eram aquelas palavras desde o início com Deus; e que é chamado o princípio, a primeira causa de todas as coisas, e o princípio da criação de Deus; e alguns acham que essa é a referência aqui.

8:26 - Eu tenho muitas coisas para dizer, e julgar de vós,… Sendo o Deus onisciente, e sabia suas pessoas e ações, suas vidas e condutas, e todos os seus pecados e transgressões.

Mas aquele que me enviou é verdadeiro;… Quanto as suas promessas concernente a missão de seu Filho, para ser o Salvador dos pecadores; assim as suas ameaças para trazer vingança sobre aqueles que não creem no filho, e o rejeitam:

E eu falo ao mundo,… ou “no mundo”.

Essas coisas que eu tenho ouvido dele;… Concernente ao seu amor, graça, misericórdia para aqueles que acreditam nele, assim como da destruição dos desprezadores e rejeitadores dele; coisas que ele não falou em secreto, nas escondidas, mas pública e abertamente, diante de todo o mundo, aos Judeus e Gentios, e a tantos quantos estavam na tesouraria, no templo, nesse tempo; veja João 18:20.