As Orações nos Salmos Podem Consolá-lo

As orações nos Salmos podem consolá-lo

As orações nos Salmos podem consolá-lo

Poucos já sentiram a sensação de afogamento, foram engolidos por um enorme peixe e sobreviveram para contar a história. Um homem que passou por tal experiência foi Jonas. A situação em que ele se encontrava foi deveras única entre toda a humanidade. Contudo, enquanto passava por sua mais incomum experiência, ele foi capaz de usar as idéias expressas em certos Salmos inspirados, para fazer sua oração de apelo. Compare as seguintes palavras de Jonas com as encontradas nos Salmos.

“Na minha aflição clamei a Yehowah e ele passou a responder-me.” — Jonas 2:2a.

“Invoquei a Yehowah na minha aflição e ele passou a responder-me.” — Salmo 120:1.

“Do ventre do Seol clamei por ajuda.” — Jonas 2:2b.

“Das funduras te invoquei, ó Yehowah.” — Salmo 130:1.

“Ouviste a minha voz.” — Jonas 2:2c.

“Ó Yehowah, ouve deveras a minha voz.” — Salmo 130:2.

“Quando me lançaste nas profundezas, no coração do alto mar, então me cercou um verdadeiro rio.” — Jonas 2:3a.

“Entrei em águas fundas, e um caudal é que me levou de enxurrada.” — Salmo 69:2.

“Todas as tuas ondas de rebentação e tuas vagas — sobre mim é que passaram.” — Jonas 2:3b.

“Todas as tuas ondas de rebentação e tuas vagas — sobre mim é que passaram.” — Salmo 42:7.

“E quanto a mim, eu disse: ‘Fui expulso de diante dos teus olhos! Como é que olharei novamente para o teu santo templo?’” — Jonas 2:4.

“Quanto a mim, eu disse quando fiquei em pânico: ‘Certamente serei exterminado de diante dos teus olhos.’” — Salmo 31:22.

“As águas me cercaram até à alma; a própria água de profundeza continuou a circundar-me. Algas se enrolaram na minha cabeça.” — Jonas 2:5.

“As águas chegaram até a alma.” — Salmo 69:1.

“Desci aos fundos dos montes. Quanto à terra, suas trancas estavam sobre mim por tempo indefinido. Mas foi da cova que passaste a fazer subir minha vida, ó Yehowah, meu Deus.” — Jonas 2:6.

“Ó Yehowah, fizeste subir a minha alma do próprio Seol; mantiveste-me vivo, para que eu não descesse ao poço.” — Salmo 30:3.

“Quando a minha alma se debilitou no meu íntimo, foi Yehowah Aquele de quem me lembrei.” — Jonas 2:7a.

“Eu continuava a contar diante dele a minha própria aflição, quando meu espírito se debilitou dentro de mim.” — Salmo 142:2, 3.

“Então a minha oração chegou a ti dentro do teu santo templo.” — Jonas 2:7b.

“Desde o seu templo passou a ouvir a minha voz.” — Salmo 18:6.

“Quanto aos que observam os ídolos da inveracidade, deixam a sua própria benevolência.” — Jonas 2:8.

“Odeio deveras os que dão consideração a ídolos vãos, fúteis; eu, porém, confio deveras em Yehowah.” — Salmo 31:6.

“Mas, quanto a mim, vou oferecer sacrifícios a ti com voz de agradecimento. O que votei, vou pagar.” — Jonas 2:9a.

“Oferece agradecimento como teu sacrifício a Deus e paga teus votos ao Altíssimo.” — Salmo 50:14.

“A salvação pertence a Yehowah.” — Jonas 2:9b.

“A salvação pertence a Yehowah.” — Salmo 3:8.

Assim como Jonas podia aplicar a linguagem de tais Salmos à sua própria situação, nós também podemos fazê-lo. Esse é o motivo pelo qual, não importa qual seja sua situação atual, você pode derivar consolo e encorajamento das orações registradas no livro dos Salmos.