Estudo sobre Efésios 6:18-20

Estudo sobre Efésios 6:18-20

Estudo sobre Efésios 6:18-20

Todos os tipos de noções incorretas são abundantes sobre o que é a oração e o que se pode esperar dela. O apóstolo dá aos Efésios instruções importantes sobre ambos os pontos.

Ele abre dizendo-lhes para “orar no Espírito”. O que ele está defendendo não é uma oração carismática dramática ou vistosa. Em vez disso, ele está indicando que somente através de Cristo alguém pode se aproximar do Deus trino. Uma característica essencial da oração é que ela vem de um coração cheio de fé (Tiago 1:6, 7; Hebreus 11:6). E a fé, é claro, é algo que somente o Espírito Santo pode operar. A fé operada pelo Espírito aceita a palavra de Deus, confia em suas promessas e confiantemente se aproxima dele como um querido Pai celestial. Tudo isso combina perfeitamente com o que Paulo escreveu anteriormente: “Por meio dele [Cristo] nós dois [judeus e gentios] temos acesso ao Pai por um só Espírito” (2:18).

Por que um cristão pode orar? As pessoas geralmente sentem que é apropriado vir a Deus com coisas “importantes” e em tempos de emergência. Mas além disso, eles não querem incomodá-lo. Eles raciocinam: Certamente, ele não pode se interessar pelos pequenos problemas que tenho. Além disso, eu deveria ser capaz de cuidar deles sozinho. Note, no entanto, o que Paulo diz: “Ore no Espírito em todas as ocasiões com todos os tipos de orações e pedidos”.

Poucas diretivas são dadas com mais frequência ou mais precisão nas Escrituras do que o convite e encorajamento para orar. O Senhor promete: “Invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu me honrarás” (Salmos 50:15). Nosso Salvador assegurou solenemente a seus discípulos e a nós: “Pedi e vos será dado; Procura e acharás; bata e a porta se abrirá para você” (Lucas 11:9). Pedro encoraja seus leitores: “Lance toda a sua ansiedade para ele porque ele cuida de você (1 Pedro 5:7). Em outra parte, Paulo diz: “Ore continuamente; agradeça em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:17, 18).

Na área de assuntos espirituais, como o perdão dos pecados, o dom da boa consciência, a conversão dos incrédulos ou a unidade na igreja, sabemos que é a vontade de Deus dar-nos essas coisas. Em assuntos temporais, no entanto, sempre adicionaremos a condição “se for sua vontade”. Tais orações são respondidas - no bom momento de Deus e em seu caminho.

Como os efésios têm o precioso privilégio da oração, como fazem todos os cristãos, Paulo os exorta: “Com isto em mente, estejam alertas e sempre continuem orando por todos os santos”. Os “santos” são irmãos com os efésios, que, como eles, foram santificados pela fé nos méritos de Cristo. Paulo pede aos efésios que rezem por todos eles e pede uma oração especial para um santo em particular - ele mesmo: “Ore também por mim, para que sempre que eu abrir minha boca, me sejam dadas palavras para que eu destemidamente torne conhecido o mistério de o evangelho, pelo qual eu sou um embaixador em cadeias. Ore para que eu possa declará-lo destemidamente, como eu deveria.

Lembre-se de que o apóstolo Paulo está escrevendo esta carta de Roma, onde está em prisão domiciliar e aguarda julgamento por pregar o evangelho. Muito se baseia no resultado de seu caso - não apenas para si mesmo pessoalmente (ver Filipenses 1:21–24), mas especialmente para a igreja cristã. Paulo é, em um sentido real, “um embaixador acorrentado”. Ele está representando a Cristo e seu evangelho. Com isso em mente, ele conclama os efésios: “Ore para que eu possa declará-lo destemidamente, como eu deveria.”

Fonte: Panning, A. J. (1997). Galatians, Ephesians. The People's Bible (p. 218). Milwaukee, Wis.: Northwestern Pub. House.

Índice
Efésios 6:18-20