Salmos 22 – Estudo para Escola Dominical

Salmos 22

Este salmo tem a aparência de um lamento individual especialmente angustiado, onde o sofrimento vem dos ataques de pessoas sem escrúpulos e é intensificado pela zombaria daqueles que deveriam sentir simpatia; essa pessoa, no entanto, anseia por vindicação e adoração alegre com o restante do povo de Deus. No entanto, em vista de seu lugar de destaque na história da crucificação, os leitores cristãos encontraram nele uma descrição dos sofrimentos de Jesus. Muitos cristãos tomaram isso como uma previsão direta dos sofrimentos de Jesus, como se a função primária do salmo fosse predizer a obra do Salvador; outros o leram como um lamento em seu contexto do AT, com um “significado mais completo” revelado pelo uso que Jesus fez dele. É melhor ver o salmo como um lamento para o sofredor inocente, e então ver como todos os Evangelhos usam isso para retratar Jesus como o sofredor inocente por excelência. Considere como Mateus 27 usa o salmo. Mateus 27:35 ecoa Sl. 22:18 (dividindo as roupas por sorteio); Matt. 27:39 ecoa Ps. 22:7 (cabeças abanando); Matt. 27:43 ecoa Ps. 22:8 (o desafio irônico para Deus resgatá-lo); e Matt. 27:46 cita Sl. 22:1 (Jesus clamando). Veja o gráfico. Mateus apresenta Jesus como uma pessoa totalmente boa e fiel que é executada de forma brutal e injusta e escarnecida por aqueles que deveriam tê-lo apoiado. Mas este retrato de Jesus à luz do Salmo 22 permite que os seguidores de Cristo também esperem algum tipo de vindicação, como vv. 22–31 descrevem; e eles não ficam desapontados ao lerem o relato da ressurreição. Hebreus 2:12 cita Sl. 22:22, da seção de vindicação, para mostrar que Jesus compartilha a humanidade de seus seguidores, já que os chama de “irmãos”. Para fazer esse argumento, o autor de Hebreus também deve ver Jesus como o ser humano ideal, o que significa que ele está usando o salmo da mesma forma que os Evangelhos.

22:1–2 Por que Você Me Abandonou? Essa pergunta angustiada expressa exatamente o que uma pessoa nas circunstâncias descritas no salmo sente: angústia por não receber alívio para sua dor ou resposta às suas orações (v. 2).

22:3–5 No entanto, o Senhor tem sido nossa confiança. O cantor sabe ser um membro do próprio povo de Deus, que é, portanto, objeto de atenção especial de Deus. Deus está especialmente presente na adoração de Israel (v. 3), e resgatou nossos pais quando eles pediram ajuda (vv. 4-5).

22:6–8 No entanto, sou ridicularizado. Em contraste com a história dos vv. 3-5, o cantor descreve a zombaria que ele encontra de seus companheiros do povo (v. 6). Eles até zombam de sua fé (v. 8), talvez insinuando que o consideram um hipócrita.

22:9–11 Mas o Senhor cuidou de mim por toda a minha vida. A cantora novamente relembra o passado, como nos vv. 3-5, mas desta vez é mais pessoal. Com efeito, ele diz a Deus: “Você não apenas se mostrou fiel aos nossos ancestrais em Israel, mas também foi fiel a mim desde o início da minha existência”. Nesta luz ele pode orar com confiança, não fique longe de mim (v. 11).

O Uso do Salmo 22 em Mateus 27

Sl. 22:18 “Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre as minhas vestes lançaram sortes.” “E, crucificando-o, repartiram entre si as suas vestes por sorteio”. Mt. 27:35

Sl. 22:7 “Todos os que me veem zombam de mim; eles fazem bocas para mim; eles abanam a cabeça.” “E os que passavam zombavam dele, abanando a cabeça.” Mt. 27:39

Sl. 22:8 “Ele confia no Senhor; que ele o livre; que ele o salve, pois nele se deleita!” “Ele confia em Deus; deixe Deus libertá-lo agora, se ele o deseja. Pois ele disse: “Eu sou o Filho de Deus.”” Mt. 27:43

Sl. 22:1 “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste? Por que você está tão longe de me salvar, das palavras do meu gemido?”. “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?” Mt. 27:46

22:12–18 Estou Cercado de Inimigos. A canção volta a descrever a situação: inimigos que se inclinam para o mal como touros (v. 12), um leão (v. 13) e cães (v. 16) deixam o cantor sem energia (v. 14) ou força ( v. 15). Pedro toma emprestada a imagem de um “leão que ruge” (v. 13) para o diabo (1 Pe 5:8), o inimigo maligno por trás de todos os inimigos malignos dos fiéis.

22:17 Posso contar todos os meus ossos, isto é: “Minha carne está tão definhada que meus ossos perfuram minha pele”. Eles encaram, isto é, os inimigos (ver v. 18).

22:18 Este versículo é citado em João 19:24 (cf. Mat. 27:35; Marcos 15:24; Lucas 23:34); veja nota no Salmo 22.

22:19–21 Salve-me como já fez antes! Retomando o v. 11 (v. 19, não se afaste e ajude), o cantor faz seu pedido. Ao relembrar as respostas passadas de Deus às suas orações, ele pede alívio em sua aflição atual. Observe como o cão, o leão e os bois selvagens (vv. 20-21) invertem a ordem das ameaças nos vv. 12-18.

22:22–31 Louvor resultará: de mim, de Israel, de todas as nações. A música termina com a confiança de que quando Deus responder à oração, o cantor será justificado e poderá novamente se juntar ao povo de Deus em adoração. A canção ajuda os leitores a ver o resultado desta provação pessoal em sua relação com todo o povo de Deus: o cantor vindicado espera contar o louvor de Deus entre a congregação reunida (vv. 22, 25), e assim toda a descendência de Israel receberá encorajamento e se unirá em dar graças (vv. 23–24, 26). De fato, a companhia de louvor se estenderá a todo o mundo (v. 27, todas as famílias das nações, ecoando Gn 12:3; 22:18; etc.); isto é, a história pessoal de problemas e vindicação do cantor é parte da história maior da obra redentora de Deus no mundo.