Salmos 28 – Estudo para Escola Dominical

Salmos 28

Este é um lamento, um grito de socorro em meio à ameaça representada pelos malfeitores. Não está claro se a ameaça é para o indivíduo ou para toda a comunidade; se o orador for uma figura representativa como o rei Davi, ele pode estar falando tanto por si mesmo quanto pela comunidade. Provavelmente é melhor ver a hostilidade como uma ameaça a toda a comunidade (vv. 8-9), na qual cada um dos fiéis está pessoalmente envolvido (as referências a “eu”, “me” e “meu” em todo o texto).

28:1–2 Ouça-me quando eu chamo! Esta oração modelo traz seus pedidos diante de Deus com urgência. A situação é desesperadora; ser como aqueles que descem à cova é provavelmente mais do que simplesmente morrer, mas ser como aqueles que sofrem o julgamento divino (cf. 30:3, 9; 88:4; 143:7; Isa. 14:19; Ez 26:20); os piedosos não querem ser tratados da mesma forma que os ímpios (cf. Sl 28:3). minha rocha. — heb., tsûr, de uma raiz que implica “ligar” (Dt 14:25), não necessariamente, portanto, com senso de altura, mas com o de força e solidez. Assim Tiro (ou Tsûr) é construído em uma ampla plataforma de rocha. Vemos de Dt. 32:30-31; 1Sm. 2:2, aquela “rocha” era uma metáfora comum para uma divindade tutelar, e é frequentemente adotada para Jeová nos Salmos e livros poéticos. Às vezes, na Versão Autorizada, ela é traduzida como “forte” (Sl. 60:9; 71:3; veja margem). A LXX. (seguido por Vulg.) aqui, como geralmente, aparentemente por timidez, suprime a metáfora e traduz “meu Deus”. Na canção de Moisés em Deuteronômio, a metáfora ocorre nove vezes, e Stanley pensa que foi derivada dos picos de granito do Sinai (Igreja Judaica, p. 195). não fique calado comigo. — Vulg. e margem, com razão, “de mim”. A palavra traduzida como “silenciosa” parece, como κωφὸς em grego, ter o duplo significado de surdo e mudo, e aparentemente é de uma derivação análoga. (Veja Gesenius, Lex.) Portanto, podemos traduzir “não faça ouvidos surdos para mim” ou “não se afaste de mim em silêncio”. aqueles que descem à cova – ou seja, os mortos, ou aqueles que estão prestes a morrer (Sl 30:3). Em Sl 88:4, a expressão é paralela a “Minha vida se aproxima da sepultura”; cova (bôr) é o sepulcro (como Isa 14:19), ou o mundo dos mortos (Sl. 88:4). As duas significações passam uma para a outra. Esta expressão sugere que o salmista estava em um leito de doença.

28:2 santíssimo santuário. Este é o “santuário mais íntimo”, o lugar mencionado em 1 Reis 6:16.

28:3–5 Não me arraste com os ímpios. Os salmos geralmente reconhecem que Deus de fato considerará os ímpios (isto é, aqueles que desafiam o Senhor) responsáveis por suas ações. Os piedosos desejam ver a justiça de Deus vindicada, quando aqueles que desafiam seu governo recebem o que é devido, e eles não querem sofrer quando o julgamento cair (cf. 2 Tessalonicenses 1:9-10). Os ímpios aqui não são simplesmente pessoas que cometem pecados (até mesmo os fiéis fazem isso, cf. Sl 32:6), mas aqueles que se opõem a Deus e seu povo com engano e traição (o mal está em seus corações). Observe o contraste entre a obra deles (ou seja, dos ímpios) e a obra de suas mãos (28:4), e as obras de Deus e a obra de suas mãos (v. 5).

28:6–9 O Senhor Me Ouviu. O salmo termina com a confiança de que Deus protegerá seu povo e seu ungido (ou seja, o rei davídico, que representa e encarna todo o povo, cf. 2:8). Isso leva à oração para que Deus os salve e abençoe sua herança (cf. Dt 4:20; 9:26, 29; 32:9). Sobre Deus como pastor, veja nota no Sl. 23:1.