Salmos 31 – Estudo Escola Dominical

Salmos 31

Este é um lamento que pede a ajuda de Deus para uma pessoa fiel desgastada com problemas e assediada por inimigos que querem fazer-lhe mal (vv. 4, 8, 11, 13, 15, 18, 20). Não é difícil conectar muitos dos detalhes com a vida de David, o autor; mas a formulação é geral o suficiente para todos os tipos de pessoas se encontrarem nesta oração.

31:1–2 Ouça Minha Oração. As palavras iniciais, refugio-me, exibem dependência e confiança (cf. 5:11; 16:1; 25:20); esse é o tipo de pessoa que pode buscar a ajuda de Deus. Sobre ser envergonhado, veja nota em 25:2–3. A justiça de Deus aqui é sua fidelidade às suas promessas; é motivo de segurança, não de medo. As imagens de rocha e fortaleza, usando várias palavras diferentes, são formas comuns de descrever Deus. O Salmo 71:1-3 é muito semelhante.

31:3–8 Você Sempre Me Manteve Seguro no Passado. O salmo relata experiências anteriores de pedir ajuda em tempos de angústia. Deus se mostrou um libertador confiável; assim o cantor espera sempre se alegrar e se alegrar (v. 7).

31:5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito. Jesus usa essas palavras na cruz (Lucas 23:46); ele morre como o sofredor inocente, confiando em Deus para vindicação (cf. nota no Salmo 22). Em resgatados, veja nota em 25:22.

31:6 Eu odeio. Um termo forte, enfatizando a maneira decisiva como os fiéis rejeitam toda simpatia com os ímpios. É possível para Deus “odiar” aqueles que se opõem a ele (5:5; 11:5), e ao mesmo tempo ser “bom” (ou bondoso) para todos (145:9); portanto, deve ser desejável que os fiéis façam o mesmo.

31:9–13 Estou em Aflição Novamente. Depois de olhar para o passado, a música volta-se para o presente, uma situação de angústia. Há tristeza, tristeza e suspiro (vv. 9-10) por causa dos adversários (v. 11) que planejam tirar minha vida (v. 13).

31:10 por causa da minha iniquidade. Isso interpreta a angústia como castigo de Deus; mas se for assim, então os propósitos de Deus (e não dos malfeitores) prevalecerão.

31:14–18 Meus Tempos Estão em Suas Mãos. Esta seção expressa confiança no Senhor em meio à aflição atual. Essa confiança é construída não apenas nas experiências relatadas nos vv. 3-8, mas também nas promessas da aliança: por exemplo, para fazer resplandecer o teu rosto (v. 16), cf. Número 6:25. No Sheol (Sl 31:17), veja nota em 6:5. Como de costume nos Salmos, as pessoas são designadas por sua postura em relação a Deus: os justos (31:18) são aqueles que confiam em Deus, acreditam em sua palavra e procuram agradá-lo; os ímpios (v. 17), que geralmente são todos os outros além dos “justos”, são aqui aqueles que procuram destruir os fiéis.

31:19–24 Confiança de que o Senhor me manterá seguro novamente. O salmo termina com segurança: o Deus que fez promessas e que as cumpriu no passado continuará a fazê-lo. No v. 24, cf. 27:14.