Salmo 16 — Estudo Teológico das Escrituras

Estudo Teológico das Escrituras



Salmo 16

RESUMO: Essa canção de confiança começa com uma oração por segurança, como nos lamentos. No entanto, prevalece um clima de calma estabelecida, pois a alegre alegria em Deus se torna a fonte das maiores alegrias da vida. O salmo afirma a aceitação de ser escolhido. Conclui com uma enumeração das bênçãos da fé em Deus, como orientação, estabilidade e enfrentar a vida e a morte na esperança. Em numerosos pontos, um texto hebraico incerto não obscurece o impulso principal do salmo: “O SENHOR é a minha vida!” O salmista pode estar enfrentando a morte, embora o tom calmo não dê indicação de crise imediata. A maioria dos comentaristas atribui o salmo ao período pós-exílico inicial (500-450 aC) com base na linguagem, no estilo de sabedoria e no ponto de vista, mas não podemos descartar um tempo pré-exílico (Kraus, 1988: 235). O que está em questão, em parte, é se a atribuição a Davi pode ter sido adicionada posteriormente. Mitkam no título aparece também nos títulos dos Salmos 56–60, que são caracterizados por ditos concisos. Também poderia se referir a uma inscrição em uma laje de pedra; o significado não é claro.


Comentário de Salmos 16

16.1-11 A única oração do Salmo 16 aparece no primeiro verso. No restante do salmo, Davi discorre sobro sou testemunho de confiança no Senhor. Diante disso, a oração inicial de Davi é sustentada por dois ciclos de testemunhos.

I. Oração introdutória de Davi (16.1)
II. Testemunho de Davi (16.2-11).
A. Seu testemunho de comunhão (16.2-4)
1. A dimensão divina da comunhão (16.2)
2. A dimensão humana da comunhão (163-4)
B. Seu testemunho de confiança (16.5-11)
1. As dimensões de seu passado e presente (16.5-8)
2. As dimensões de seu presente e futuro (16.9-11)

Hino de Davi. No original, “Mictão de Davi”. Cf. Sl 56—60. Apesar das muitas conjecturas, essa designação permanece obscura.

16.1 Guarda-me. Pedido frequente feito pelo salmista para que Deus o proteja (cf. Sl 17.8; 140.4; 141.9).

16.2 Digo ao SENHOR. Algumas versões trazem “A minha alma disse ao SENHOR”, outro bem não possuo, senão a ti somente. Isto é, “meu bem-estar depende totalmente do Senhor”.

16.4 Ele não se envolverá com falsos deuses ou com povos que os adorem.

16.2-6 Esses versos usam metáforas do AT para descrever a bênção de Deus.

16,9 meu espírito. Voltando ao v. 7, o salmista referiu-se ao seu âmago, literalmente, como “meus rins”, depois “meu coração”, “meu espírito”, “meu corpo” e “minha alma”. Os termos antropológicos representam a pessoa como um todo; portanto, é melhor considerar “meu espírito” como se referindo à maneira distinta na qual o homem foi criado à imagem de Deus, isto é, com sua inteligência e capacidade para falar.

16.10 Essas palavras expressaram a confiança do Davi menor, mas foram aplicadas messianicamente à ressurreição do Grande Davi (o Senhor Jesus Cristo), por Pedro (At 2.25-28) e por Paulo (At 13.35).

Índice: Salmo 10 Salmo 11 Salmo 12 Salmo 13 Salmo 14 Salmo 15 Salmo 16 Salmo 17 Salmo 18 Salmo 19 Salmo 20